É perigoso comer gemada?

Perguntado por: Miguel Márcio Fonseca Maia  |  Última atualização: 14. April 2025
Pontuação: 4.7/5 (21 avaliações)

Comer ovos com gema mole pode apresentar risco de contrair salmonela, uma bactéria que pode causar uma infecção alimentar.

Faz mal comer gema de ovo crua?

Comer ovo cru ou gema mole pode fazer mal

Apesar de muitas pessoas gostarem de comer ovo com gema mole, esse hábito pode trazer riscos à saúde, assim como comê-lo cru. “O ovo cru possui avidina, um fator antinutricional que impede a absorção da biotina.

Qual a chance de ter salmonela no ovo?

nos ovos entre 20 a 60%, de acordo com Wilson (2017).

Onde fica salmonela do ovo?

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

Quais os riscos de comer ovo com a gema mole?

Ao consumir ovos crus ou com gema mole, as pessoas têm maior chance de contrair salmonelose, que causa entre os sintomas, cólicas abdominais, diarréia, vômitos e febre. Os sintomas da salmonelose aparecem de 12 a 72 horas após o consumo do alimento contaminado.

Perigos da gema do ovo

21 questões relacionadas encontradas

Como saber se um ovo está com Salmonella?

Observe a casca do ovo

Uma casca de ovo limpa e sem rachaduras é um bom sinal de que o ovo está em boas condições. Evite comprar ovos com cascas sujas ou rachadas, pois eles têm maior probabilidade de estarem contaminados.

Qual é a bactéria que tem na gema do ovo?

A Salmonela, encontrada principalmente em alimentos de origem animal, como ovos, leite e carnes, é uma bactéria que oferece sérios riscos à saúde. Esse micro-organismo pode ser de vários tipos e espécies, responsáveis por quadros clínicos bem diferentes.

Como saber se peguei Salmonella?

Os principais sinais e sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) são:
  1. Diarreia;
  2. Vômitos;
  3. Febre moderada;
  4. Dor abdominal;
  5. Mal estar geral;
  6. Cansaço;
  7. Perda de apetite;
  8. Calafrios.

O que mata a salmonela?

O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.

Como eliminar a Salmonella do organismo?

Em geral, a infecção causada pela Salmonella (salmonelose não tifoide) não precisa de internação ou de outras intervenções médicas. Nestes casos, o tratamento é feito em casa, por meio de repouso, ingestão de bastante água para manter hidratação e controlar os sintomas.

Tem como tirar a salmonela do ovo?

A salmonelose é uma grave doença de origem alimentar associada à presença de bactérias em ovos ou alimentos contendo ovos crus. No entanto, a utilização de procedimentos apropriados de cozimento e fritura pode eliminar esta contaminação.

Quanto tempo cozinhar o ovo para matar a Salmonella?

O ovo pochê deve ficar por cinco minutos em água fervente, e o mexido, por pelo menos um minuto na frigideira. A bactéria teria aparecido nos ovos na década de 1980, como uma variante da salmonela do frango.

Como acabar com a Salmonella no ovo?

Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C. O mais importante é que a gema fique dura.

Pode comer ovo cru batido no liquidificador?

Por mais que a mistura do ovo no suco seja positiva nessa perspectiva, há o risco de contaminação pela salmonela. Essa bactéria pode trazer diversos malefícios ao organismo e, para evitá-la, o melhor é não consumir alimentos crus.

Pode comer 10 ovos por dia?

O consumo de 10 ovos por dia não é considerado saudável. Isso porque o ovo é rico em proteínas, um nutriente que, quando consumido em excesso, pode dificultar as funções dos rins e aumentar o risco de formação de pedra nos rins. Confira outros problemas causados pelo excesso de proteína.

É perigoso comer ovo mal passado?

Ao consumir ovo estragado, qualquer pessoa pode correr riscos de infecção alimentar, especialmente pela contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo. Ela pode causar sintomas incômodos e bastante mal-estar, além vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.

Quanto tempo dura a Salmonella?

A maioria das bactérias Salmonella vive em superfícies secas por até quatro horas antes de não serem mais infecciosas. Mas a taxa de sobrevivência de Salmonella também depende da espécie.

Tem salmonela no ovo cozido?

Mas, o ovo mal cozido pode trazer um risco à saúde: a salmonella. Uma gema mole, quase crua, que pode ser saborosa para muita gente, também pode não ter atingido uma temperatura alta o suficiente para matar microrganismos que causam contaminação.

Como comer ovo cru de forma segura?

Apesar de a ação nociva da Salmonela apenas desaparecer com o calor da cozedura, há uma forma de continuar a comer ovos crus, minimizando ligeiramente os riscos. Os ovos pasteurizados são a escolha mais segura quando se trata de comer ovos crus, destacando a importância de não consumir ovos com a casca rachada.

Qual a doença do ovo cru?

Salmonella Enteritidis é um dos tipos mais comuns no mundo e é transmitido principalmente por ovos consumidos crus ou mal cozidos. O frango e outras aves, se consumidos mal cozidos, mal fritos ou mal assados também podem transmitir a bactéria.

Quais são os sintomas de uma infecção intestinal?

Os principais sintomas da infecção intestinal são vômitos, diarreia, cólicas e sensação de estufamento provocada pelo excesso de gases. Algumas pessoas também sentem tontura e mal-estar generalizado. Continue a leitura para saber mais sobre as causas e os tratamentos para infecção intestinal.

Qual é o habitat natural da Salmonella?

O habitat natural da Salmonella enterica é o trato intestinal (humano e animal), por tanto sua transmissão para o meio ambiente se dá através da liberação de fezes contaminadas. O consumo de alimentos como salsichas, ovos e frango que não dispõe de tratamento higiênico adequado, podem causar infecção em humanos.

Tem salmonela no ovo frito?

A salmonela vive nos intestinos das aves e a contaminação ocorre na postura do ovo, por rachaduras na casca. Para eliminar o risco, os ovos devem ser bem fritos de ambos os lados ou cozidos por, no mínimo, sete minutos em água fervente. Quem diria que um simples ôvo frito poderia causar tanto problema? É isso aí.

Quais os sintomas da bactéria do ovo?

Os principais sintomas da infecção por Salmonella são:
  • Diarreia intensa;
  • Náuseas e vômitos;
  • Dor de barriga;
  • Mal-estar geral;
  • Pode haver febre e calafrios;
  • Pode haver sangue nas fezes.

O que a bactéria do ovo pode causar?

A contaminação pode ocorrer tanto pela casca, quanto pela gema. E os sintomas não são nada agradáveis. Entre eles estão, cólicas abdominais, náuseas, vômitos, febre, diarréia, cansaço, perda de apetite, calafrios e dor de cabeça.

Artigo anterior
Pode hidratar o cabelo duas vezes por semana?
Artigo seguinte
Quais os direitos de uma gestante na pandemia?