É obrigatório pagar a multa rescisória?

Perguntado por: Liliana Madalena Mota de Faria  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (62 avaliações)

Na demissão sem justa causa, o trabalhador também tem acesso ao FGTS. Além disso, a empresa é obrigada a pagar o equivalente a 40% de seu saldo no FGTS, a título de multa rescisória.

O que acontece se eu não pagar a multa rescisória?

Se a empresa não quitar as verbas rescisórias dentro do prazo, irá incidir a multa do artigo 477 da CLT, com valor de um mês de remuneração do funcionário. É necessário ter conhecimento sobre a rotatividade dos funcionários da sua empresa, pois é bem comum ver empresas errando nos prazos.

Sou obrigada a pagar a multa rescisória?

Dentro da legislação trabalhista, o artigo 18 da CLT, inciso 1 e 2, é que detalha a obrigatoriedade do pagamento da multa FGTS, tanto em casos em que o colaborador é demitido sem justa causa como em casos de culpa recíproca ou força maior, em que a multa cai para 20%.

Como não pagar a multa rescisória?

Os contratos celebrados, em regra, possuem estabelecido a penalidade de multa, caso haja a quebra em período anterior ao pactuado. Se o seu contrato não possui isso estabelecido está desobrigado a pagar qualquer valor.

Quem paga os 40% da multa rescisória?

Além do dinheiro do fundo, os trabalhadores podem ter direito a receber uma multa de até 40% sobre o valor depositado pelo empregador ao deixarem o emprego.

Entenda como funciona o pagamento da multa rescisória e FGTS | JNT

17 questões relacionadas encontradas

Quem paga os 40 do FGTS a empresa ou o governo?

Para isso, a empresa não pagaria mais a multa de 40% do FGTS ao demitido, mas sim ao governo, que, nos primeiros 30 meses de contrato de trabalho, faria depósitos de até 16% para quem ganha até um salário mínimo. Esse percentual diminui conforme o salário seja maior.

Onde é depositado os 40 da multa rescisória?

No caso de demissão sem justa causa, a multa de 40% que é devida pelo empregador sobre o saldo do FGTS daquele contrato de trabalho é depositada na conta do FGTS do trabalhador. A solicitação para o saque do FGTS é feita pelo próprio empregador, e o trabalhador deve ir a uma agência da Caixa para receber o benefício.

O que acontece se a empresa não pagar a multa do FGTS?

Multa pelo não pagamento no prazo

De acordo com o disposto no parágrafo 8º do artigo 477 da CLT, o descumprimento do prazo de pagamento da multa de 40% do FGTS gera o direito ao pagamento de um multa a favor do empregado, em valor equivalente ao seu salário.

Quanto tempo a empresa tem para pagar a multa rescisória?

Prazo para pagamento da rescisão

Esse prazo de 10 dias se aplica em todas as situações de demissão do empregado. Portanto, é eficaz para notificar o trabalhador em aviso prévio indenizado e trabalhado. Também se aplica aos contratos de trabalho por prazo determinado ou indeterminado.

Quem fez empréstimo saque aniversário pode sacar a multa rescisória?

Ao optar pelo saque aniversário o trabalhador perde a possibilidade de sacar o saldo integral da sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa, podendo somente retirar o valor referente à multa rescisória.

Como saber se a multa rescisória foi depositada?

“O valor da multa vai ser depositado na mesma conta do FGTS normal. O próprio empregador vai entregar uma guia que ele vai direto na Caixa. O empregado pode acessar o site da Caixa e acompanhar os recolhimentos do fundo de garantia para ver se tá sendo recolhido direitinho”, explica Karolen.

Qual o prazo para sacar o FGTS após a demissão?

Nestes casos, o prazo também é de cinco dias úteis, após a assinatura da rescisão, para fazer o saque do FGTS sem a Chave de Identificação. Observação: perdeu o prazo da liberação do saque do FGTS de 30 dias úteis? Será preciso realizar a solicitação mais uma vez para a empresa.

Como fica a multa de 40 do FGTS na reforma trabalhista?

Multa de 40% do FGTS

Atualmente quando é demitido sem justa causa, a empresa tem de pagar também 40% sobre o saldo no FGTS ao trabalhador. Caso a proposta seja aprovada, o trabalhador seja demitido sem justa causa, a empresa não pagará mais o valor ao trabalhador, mas sim ao governo.

Pode sacar o FGTS e depois a multa?

Demissão por culpa do empregador

O colaborador tem o direito de sacar todo o saldo do FGTS acumulado durante o seu período na empresa, além da multa rescisória. Nesse caso, a empresa paga a metade da multa do FGTS, 20%, ao invés de 40% do saldo.

Como faço para sacar a multa do FGTS?

Para sacar o FGTS, o trabalhador deve ir a qualquer agência da Caixa, correspondente Caixa Aqui ou Casa Lotérica portando um documento oficial de identificação e o número de inscrição no PIS/Pasep.

Como sacar os 40% do FGTS pelo aplicativo?

Pelo aplicativo do FGTS, disponível na App Store ou Google Play:
  1. Na tela inicial do app, clique em "Primeiro Acesso"
  2. Leia o contrato e aperte "aceitar"
  3. Informe o número do NIS e aperte "Continuar"
  4. Preencha o formulário e aperte "Próximo"
  5. Crie a senha e clique em cadastrar.

Como saber se a multa do FGTS está liberada?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.

Como sacar fins rescisórios?

Sendo assim, para sacar o FGTS rescisão pelo aplicativo, o trabalhador demitido sem justa causa deve primeiro baixar o app do FGTS e fazer login com CPF e senha. Quem ainda não tem cadastro na Caixa, deve clicar na opção de “Cadastre-se” e preencher dados como: nome completo, data de nascimento, CPF, telefone e e-mail.

Como o empregador paga os 40 do FGTS?

Como é feito o cálculo da multa? A multa de 40% do FGTS deve ser paga ao trabalhador como parte das verbas rescisórias. O saldo deve ser depositado na mesma conta do FGTS do trabalhador em um prazo de até 10 dias após a rescisão do contrato.

Quando é paga a multa de 40 do FGTS?

Os trabalhadores demitidos por justa causa e os que pedem demissão perdem o direito à multa de 40% do FGTS, assim como o direito de sacar o valor total depositado na conta do Fundo de Garantia.

O que o funcionário recebe de FGTS na rescisão?

Multa FGTS

Este valor refere-se aos casos de demissões sem justa causa, em que é pago uma multa de 40% sobre o saldo do FGTS. Contudo, para saber qual seu saldo, é preciso verificar qual é o valor disponível em sua conta, porque ele é pago conforme cada salário mensal.

Como funciona os 40 da rescisão?

Na demissão sem justa causa, o trabalhador também tem acesso ao FGTS. Além disso, a empresa é obrigada a pagar o equivalente a 40% de seu saldo no FGTS, a título de multa rescisória. No caso do seguro-desemprego, o trabalhador recebe do governo até cinco parcelas mensais de até R$ 1.912.

Como ficou os 40%?

Acompanhe. Quando é demitido sem justa causa, o cidadão tem o direito de receber uma multa de 40% equivalente ao saldo de seu FGTS. O benefício, no entanto, deve ser suspenso devido a reforma trabalhista proposta pelo governo federal. A medida se encontra em análise e deve ser validada até o início de 2022.

Como ficou o seguro-desemprego depois da reforma trabalhista?

O que mudaria? A proposta é de que os recursos do seguro desemprego passem a ser depositados pelo governo no fundo individual do trabalhador (FGTS). Isso seria feito ao longo dos primeiros 30 meses de trabalho. Passado esse período não haveria mais depósitos.

Como sacar o FGTS online após demissão?

Disponível para Android e iOS, o aplicativo FGTS permite que o trabalhador solicite a transferência do saque-rescisão para uma conta de sua titularidade. Para isso, basta acessar o aplicativo e consultar os valores já liberados, em seguida, solicite o saque e indique uma conta para depósito do valor.

Artigo anterior
Como se destacar no mercado da estética?
Artigo seguinte
Como saber o resultado da audiometria?