É obrigatório advogado em PAD?

Perguntado por: Gaspar Fernando Torres Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

Diz esta súmula do STJ, de nº 34333 : É obrigatória a presença de advogado em todas as fases de processo administrativo disciplinar.

É obrigatória a presença de advogado no PAD?

Advogado no Processo Administrativo Disciplinar – PAD

Então, você já deve saber que não é obrigatória a presença de um advogado para te defender nesse processo administrativo disciplinar.

É obrigatório ter advogado para entrar com processo administrativo?

"É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar". ... A própria Constituição Federal prevê que o advogado é figura essencial à administração da justiça (art. 133). Porém, há que se atentar para o fato de que a ampla defesa não precisa ser exercida apenas por advogado.

É obrigatoria a defesa técnica no procedimento administrativo?

Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em sua sessão desta quarta-feira (07), sua 5ª Súmula Vinculante para estabelecer que, em processo administrativo-disciplinar (PAD), é dispensável a defesa técnica por advogado.

É imprescindível para a validade do processo administrativo disciplinar a defesa por advogado?

O Superior Tribunal de Justiça tem entendido que, em observância ao princípio da ampla defesa, é indispensável a presença de advogado ou de defensor dativo realizando a defesa de acusado em processo administrativo disciplinar, inclusive na fase instrutória.

É obrigatório advogado em Processo Administrativo Disciplinar - PAD?

19 questões relacionadas encontradas

É dispensável a representação por um advogado em fases de procedimentos administrativos disciplinar?

Defesa dispensável

A participação dos advogados não é mais obrigatória nos processos administrativos disciplinares (PAD). O entendimento foi firmado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (7/5) e deu origem a Súmula Vinculante 5.

Como se defender de um processo administrativo disciplinar?

Nesse caso, fale com um advogado especialista em servidores públicos e que seja da sua confiança, porque ele poderá dizer qual medida judicial será aplicada à sua situação no PAD, além de agir para buscar o seu direito.

Qual o seu entendimento sobre a Súmula Vinculante nº 5 do STF no campo do processo administrativo justifique?

A Súmula Vinculante 5 afirma: “a falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição”.

O que diz a Súmula Vinculante 5?

Súmula Vinculante 5 - Processo administrativo

A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

O que é defesa técnica?

A defesa técnica é direito indeclinável no processo penal condenatório,sendo o estudo de seu conteúdo e seus limites objetivo do presente trabalho. O Estado,ao excercer a persecução penal do indivíduo acusado de delito,o faz por meio do precesso penal,colocando agets seus para efetivar essa tarefa.

Quem pode atuar em processo administrativo?

Para fins de propositura de processo administrativo são capazes, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

Como abrir um processo administrativo disciplinar?

O Processo Administrativo Disciplinar — PAD é dividido em três fases:
  1. instauração: publicação do ato que cria a comissão do processo;
  2. inquérito: fase realizada pela comissão, que inclui instrução, defesa e relatório;
  3. julgamento: pela autoridade competente.

Quem pode ser defensor dativo em processo administrativo?

Para o Defensor Dativo, a Lei 8112/90, em seu art. 164, § 2º, exige apenas que seja servidor, podendo até não ser estável conforme prevê o inciso IV do artigo 7º do Decreto nº 10.253, de 20 de fevereiro de 2020.

É obrigatória a presença de um advogado nos processos administrativos disciplinares conforme entendimento do STF?

Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em sua sessão desta quarta-feira (07), sua 5ª Súmula Vinculante para estabelecer que, em processo administrativo-disciplinar (PAD), é dispensável a defesa técnica por advogado.

É vedada a atuação do advogado em na fase administrativa?

“É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar. “

O que diz a Súmula 7 do STF?

«Sem prejuízo de recurso para o congresso, não é exeqüível contrato administrativo a que o Tribunal de Contas houver negado registro.»

É possível fixar o salário dos militares em patamar inferior ao salário mínimo?

7º, IV, e 39, § 2º (atual § 3º, na redação da EC 19/98) da Carta Magna asseguram remuneração nunca inferior ao salário mínimo, não contam os militares com a mesma garantia constitucional.

Quais são as súmulas vinculantes?

Súmulas Vinculantes - STF
  • SÚMULA VINCULANTE 1 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 2 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 3 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 4 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 5 (Veja o Debate de Aprovação) ...
  • SÚMULA VINCULANTE 6 (Veja o Debate de Aprovação)

É possível uma súmula vinculante inconstitucional?

Diante da análise realizada, pode-se afirmar, seguramente, que a adoção das súmulas de efeito vinculante em nosso ordenamento viola princípios constitucionais e não guarda relação com o sistema jurídico adotado no Brasil. Não há como negar o caráter inconstitucional do referido instituto.

É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo?

21 diz que a exigência de pagamento prévio para a interposição de recurso administrativo viola o direito fundamental dos administrados. É inconstitucional a exigência de depósito ou arrolamento prévios de dinheiro ou bens para admissibilidade de recurso administrativo.

É direito do defensor no interesse do representado?

"É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa." O texto da súmula é muito bonito?

Como fazer a defesa do processo administrativo?

Defesa administrativa perante o Ministério do trabalho e emprego. _____, nº ______, Bairro: ___________________, na cidade de ______/___, Cep:_________________, onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar DEFESA...

É possível uma revisão do processo administrativo disciplinar?

SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – REVISÃO

O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

Como se livrar de um pad?

Para fazer o controle, o Poder Judiciário precisa ser acionado pelo interessado. Ou seja, o servidor prejudicado com a decisão do PAD precisa ajuizar uma ação na Justiça e fazer o pedido de anulação de ato Administrativo.

Quais são as fases de um processo administrativo?

As fases comuns ao processo administrativo, destinadas a propiciar uma decisão vinculante sobre os atos, fatos, situações e direitos controvertidos perante o órgão competente, são cinco e se desenvolvem na seguinte ordem: instauração, instrução, defesa, relatório e julgamento.

Artigo anterior
Qual é a anemia mais perigosa?
Artigo seguinte
Quais os exames Ginecologicos mais importantes?