É normal ter escape tomando anticoncepcional Injetavel?

Perguntado por: Renata Azevedo de Moura  |  Última atualização: 19. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (67 avaliações)

Durante o uso da injeção trimestral você ficará a maior parte do tempo sem menstruar. Os escapes menstruais poderão ocorrer eventualmente. O risco de falha da injeção trimestral é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%) desde que você esteja usando corretamente.

Quanto tempo dura o sangramento de escape tomando anticoncepcional injetável?

A troca ou o recomeço do uso do anticoncepcional pode causar sangramento vaginal parecido com uma menstruação, porém mais leve, pois o corpo está se adaptando aos níveis hormonais do contraceptivo. Neste caso, a mulher usa um absorvente por dia. Cerca de três meses depois, o sangramento tende a parar.

Quem toma injeção pode ter escape?

posso ter sangramento de escape usando anticoncepcional? Sim! A principal causa de um sangramento fora do período menstrual são as alterações hormonais, ou seja, é muito normal que ele ocorra se você acabou de começar o uso de um anticoncepcional —pílula, injeção ou DIU — ou se trocou a formulação dele.

Quanto tempo dura o sangramento de escape tomando anticoncepcional?

Quantos dias dura o escape menstrual? O comum é que o escape menstrual não dure mais do que um ou dois dias, no máximo. Como o próprio nome anuncia, ele é um sangramento que “escapou” e, portanto, não é recorrente e não deve ser “parado” de forma medicamentosa, como acontece com a menstruação, por exemplo.

Qual é a cor do sangue de escape?

Sua cor é marrom claro ou rosa. Os sinais do sangramento de escape podem aparecer a qualquer momento, mas sua menstruação tem um ciclo próprio. Ele pode ocorrer no meio do ciclo, já que está ligado principalmente à ovulação, mas às vezes é um sinal de outras alterações no seu corpo.

Tenho alguns sangramentos, será que a injeção não está fazendo efeito?

40 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o anticoncepcional da escape?

A primeira coisa a fazer é procurar ajuda de um especialista caso o escape menstrual tenha ocorrido com frequência, ou seja, intenso. É ele quem vai solicitar os exames necessários e indicar o melhor tratamento, que dependerá do fator que está levando ao escape.

Como saber se o sangramento de escape é normal?

Em geral, é importante procurar um ginecologista se o sangramento de escape:
  1. For frequente;
  2. Durar mais tempo do que o normal;
  3. Apresentar aspecto vermelho vivo;
  4. Surgir acompanhado de dor.

Quando o escape é preocupante?

É aconselhado ir ao ginecologista quando o sangramento de escape é excessivo, dura mais de 3 dias ou acontece em mais de 3 ciclos, é excessivo após a relação sexual e quando acontece sangramento vaginal durante a menopausa.

Quais os sinais que o anticoncepcional não está fazendo efeito?

Sangramento irregular: Anticoncepcionais podem causar sangramento irregular ou ausência de menstruação em algumas mulheres. Se isso se tornar um problema, converse com seu médico. Dor e sensibilidade nos seios: Alterações na sensibilidade ou dor nos seios podem ocorrer como efeito colateral do anticoncepcional.

Como saber se o escape e gravidez?

Qualquer sangramento vaginal fora do período menstrual pode ser chamado de escape, inclusive o sangramento da nidação, que é específico do começo da gravidez. Este sangramento corresponde à implantação do óvulo fecundado e, na maioria dos casos, é pequeno.

Como parar o escape da injeção?

Existem medicações que são utilizadas para redução dos escapes como anti-inflamatórios, anti-fibrinolíticos, anticoncepcionais e doxiciclina. Converse com o seu médico sobre a melhor opção para você.

Porque tomei injeção anticoncepcional e estou sangrando?

Os anticoncepcionais injetáveis podem acarretar sangramentos irregulares e escapes no período de adaptação e não existe um padrão de sangramento e isso não compromete a eficácia do método se usado corretamente.

É normal ter corrimento marrom tomando anticoncepcional injetável?

Este tipo de corrimento normalmente é pequeno, para espontaneamente e não é considerado um problema grave. Além disso, também não significa que o anticoncepcional parou de fazer efeito.

É normal ter sangramento de escape tomando injeção mensal?

Estes escapes são esperados com o uso destes métodos! Não recomendo a troca sem orientação médica! O uso de contraceptivos hormonais podem causar escape principalmente nos primeiros meses. O ideal antes de realizar a troca procurar um ginecologista para que o mesmo possa avaliar seu caso especificamente.

Como parar o sangramento causado pela injeção anticoncepcional?

Existem medicações que podem ser usadas para reduzir ou parar o sangramento como anti-inflamatórios, anti-fibrinoliticos, anticoncepcionais e doxiciclina.

É normal sentir cólica no sangramento de escape?

"Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis. Se o sangue estiver relacionado a uma alteração hormonal, a paciente pode fazer o uso de medicamentos específicos", diz.

Como saber se o corpo está rejeitando o anticoncepcional injetável?

À Universa, os especialistas citam alguns sinais para ficar de olho e saber se é preciso trocar o anticoncepcional:
  • Sangramento de escape que não para. ...
  • Problemas dermatológicos (como espinhas e queda de cabelo) ...
  • Náuseas, dor de cabeça frequente e vômito. ...
  • Outros sintomas que podem ser causados pelo anticoncepcional.

Como saber se a injeção anticoncepcional falhou?

O diagnóstico de falha da injeção e de gravidez é feito baseado nas suas queixas clínicas e no teste de gravidez. Se você faz o uso da injeção trimestral corretamente, a cada 3 meses, o risco de gravidez é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,3%).

O que pode cortar o efeito do anticoncepcional injetável?

Quais remédios cortam o efeito do anticoncepcional injetável

É o caso de alguns antibióticos, anticonvulsivantes, medicações para o sistema nervoso central, remédios para doenças psiquiátricas e drogas contra o HIV.

Quando o escape pode ser gravidez?

O sangramento de escape é também um sintoma comum do início de gravidez. Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem sangramentos de escape, geralmente entre a 5ª e 8ª semanas de gestação (ou cerca de 1 a 4 semanas após a data prevista para o período menstrual seguinte) (6).

Quanto tempo é normal ter escape?

O mais comum é que seja um sangramento isolado no período da ovulação, ele acontece pontualmente, não dura mais do que dois ou três dias e não é motivo para se preocupar. Nessas horas, auto-observação é tudo! Acompanhe por quanto tempo o escape dura e, se ele se prolongar, é a hora de falar com o ginecologista.

Qual a diferença entre sangramento de escape e nidação?

O sangramento tem cor avermelhada vibrante, tornando-se mais claro com o passar dos dias e evidencia que a mulher não está grávida. A duração do ciclo também pode variar entre as pacientes. Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom.

Que cor é o sangramento de escape de gravidez?

O escape pode ter qualquer tipo de duração, mas, normalmente, acontece por 1 a 2 dias, e logo se transforma em um sangue amarronzado e escuro.

Estou tendo escape O que pode ser?

Apesar de as causas do escape menstrual nem sempre serem conhecidas, esse fenômeno pode estar associado a diversas condições, entre elas: gravidez ectópica, aborto, anomalias uterinas, uso de medicamentos (principalmente os contraceptivos contínuos) e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como a clamídia³.

Estou com escape a mais de uma semana?

Se o sangramento persistir por mais que dois dias ou vier acompanhado de outros sintomas como dor ou febre, procure ajuda médica o quanto antes. Se você não tiver certeza da causa do sangramento de escape, vale agir com cautela e pecar pelo excesso.

Artigo anterior
Por que o umbigo fede tanto?
Artigo seguinte
O que é reserva de margem Consignavel no INSS?