Como tratar luxação de patela?

Perguntado por: Erica Mendes Figueiredo  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (24 avaliações)

Tratamento de uma luxação da patela Os médicos recolocam a patela delicadamente no lugar (chamado redução). Geralmente, nenhum sedativo ou analgésico é necessário. Em seguida, o joelho é examinado quanto a estabilidade, sendo movido por toda a sua amplitude de movimento (flexão e extensão do joelho).

Como cuidar da luxação patelar?

Qual o tratamento para a luxação de patela? O tratamento ideal depende de cada caso, podendo ser conservador por meio de medidas analgésicas e sessões de fisioterapia para controle do quadro álgico, e, posteriormente, exercícios para fortalecimento muscular para aumento da estabilidade patelar.

Quanto tempo demora para se recuperar de uma luxação na patela?

Assim, pode ser considerado que o tempo de recuperação da luxação patelar é de 6 a 12 semanas após o início do tratamento. Se houver lesão da cartilagem, por outro lado, pode ser necessária uma cirurgia e, então, o processo de reabilitação levará de 4 a 6 meses para permitir que a cartilagem cicatrize adequadamente.

O que fazer depois de deslocar à patela?

Um deslocamento da patela, a menos que sofra redução espontânea, costuma ser clinicamente evidente; fazer radiografias para excluir fratura. Reduzir o deslocamento e imobilizar o joelho. Se os pacientes têm lesão osteocondral ou instabilidade recorrente, encaminhá-los a um cirurgião ortopédico.

Como curar lesão na patela?

O tratamento da condromalácia da patela é sempre conservador, ou seja, não se indica cirurgia. A dor aguda e inflamação são tratadas com um período de repouso e modificação de atividades (diminuindo atividade física principalmente de impacto), uso de analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia.

Como tratamos Luxação da Patela?

15 questões relacionadas encontradas

Como desinflamar a patela do joelho?

Nestes casos, "se deve fazer a compressa com gelo por 20 minutos três vezes ao dia, mas é preciso atentar para que o gelo fique em cima da patela e não dos lados do joelho, pois há nervos no local e isso pode gerar dormência", diz Vinícius de Mathias Martins, ortopedista do Hospital São Luiz Morumbi.

O que é bom para luxação no joelho?

  1. Em pessoas com luxação do joelho, os médicos manipulam a articulação imediatamente para recolocá-la no lugar (chamado redução fechada). ...
  2. Se as artérias foram danificadas, os médicos consultam um cirurgião especializado em reparar vasos sanguíneos, e as artérias são cirurgicamente reparadas de imediato.

É normal a patela sair do lugar?

O deslocamento da patela pode ocorrer por uma série de motivos, mas dentre os mais comuns estão traumas na região. Porém, não são todas as pessoas que, ao sofrerem um trauma na região, terão a patela deslocada para fora de sua posição normal.

Quais os sintomas da luxação patelar?

Sintomas da luxação da patela
  • Dor aguda e intensa no joelho;
  • Inchaço e sensibilidade na área afetada;
  • Dificuldade em mover o joelho ou suportar o peso corporal;
  • Instabilidade do joelho, sensação de que a articulação está “saindo do lugar”;
  • Aparecimento de hematomas na região;
  • Joelho parece estar deformado;

Como imobilizar a patela?

A imobilização do joelho não é feita com uma simples joelheira. Utilizamos uma órtese (brace), gesso ou tala gessada. Se utilizar algum dispositivo menos rígido, sua patela pode não cicatrizar.

Qual o melhor antiinflamatório para luxação?

Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) como ibuprofeno ou naproxeno podem ser recomendados pelo seu médico. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de medicamentos mais fortes, como analgésicos opiáceos. É importante seguir as instruções do seu médico quanto ao uso de medicamentos.

Como saber se rompeu o ligamento da patela?

  1. Quando um tendão patelar se rompe, geralmente ocorre uma sensação de estalido súbito;
  2. Dor e inchaço normalmente acontecem;
  3. A pessoa pode não conseguir esticar o joelho.

Quantos dias de atestado para luxação?

O tempo de recuperação varia muito e pode ser de apenas algumas semanas, 1 mês ou até 6 meses ou mais. Em suma, contudo, pode-se dizer que, dependendo da situação e do atendimento recebido, é possível curar a luxação ou fazer seu devido acompanhamento, inclusive aliado à fisioterapia, para tratamento a longo prazo.

Como fortalecer a patela do joelho?

Algumas opções de exercícios para fortalecer o joelho são:
  1. Ponte. Deitar de barriga para cima, com os braços alinhados com o corpo; ...
  2. Extensão da perna no ar. ...
  3. Extensão da perna em 3 apoios. ...
  4. Agachamento livre. ...
  5. Apertar bola entre joelhos. ...
  6. Agachamento isométrico. ...
  7. Afundo. ...
  8. Stiff.

Como imobilizar a patela do joelho?

Descrição passo a passo para um imobilizador de joelho
  1. Preparar o imobilizador de joelho e as tiras.
  2. Colocar o imobilizador atrás da perna e centralizá-lo atrás do joelho vertical e lateralmente.
  3. Se o imobilizador tiver um recorte patelar, alinhar o recorte sobre a patela.

Como recuperar o joelho mais rápido?

Para se recuperar mais rápido de uma entorse do joelho, você precisa seguir um plano de cinco etapas do tratamento, clinicamente conhecido como PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação). No momento agudo da torsão, exponha a área lesionada, proteja com algo rígido, como uma tala ou uma faixa.

O que fazer para melhorar a luxação?

O tratamento envolve a recolocação dos fragmentos ósseos no lugar (redução), geralmente por manipulação e imobilização, mas às vezes é necessário realizar cirurgia. Muitas luxações não causam problemas duradouros, mas algumas enfraquecem ou laceram os ligamentos e tendões que estabilizam a articulação.

Como saber se a patela está inflamada?

O principal sintoma é dor na parte mais baixa do osso da patela no próprio tendão, que pode ser durante ou após atividade intensa inicialmente, mas que pode progredir para dor com pequenas atividades do dia-a-dia.

Quem tem luxação no joelho pode fazer academia?

Pode e deve fazer, para manter bom fortalecimento.

Quando se deve usar joelheira?

Geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada. Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais após um entorse, evitando o agravo da lesão.

O que causa a luxação patelar?

Como e por que ocorre a luxação da patela? A luxação da patela pode ocorrer por um trauma, como uma pancada ou torção do joelho, ou sem trauma, em um movimento comum da articulação. O sulco no fêmur onde a patela se encaixa pode ser mais raso que o normal, totalmente plano, ou até convexo.

Como estabilizar a patela?

Tratamento. O tratamento deve ser prescrito por um médico ortopedista especialista em joelho e, geralmente, consiste em imobilização do local e uso de analgésicos, necessitando de um mês, no mínimo, para a recuperação da função do joelho.

Qual o melhor Anti-inflamatório para luxação no joelho?

Uso de remédios

No entanto, caso a dor permaneça, o ortopedista pode indicar o uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares, como paracetamol, ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo.

Como fica o joelho depois de uma luxação?

Sensação de instabilidade: Após uma luxação do joelho, pode ocorrer uma sensação de frouxidão ou instabilidade na articulação, caso volte a posição de origem. Isso ocorre devido aos danos aos ligamentos e outros tecidos que mantêm o joelho estável.

Como tratar luxação no joelho em casa?

Tratamento da Luxação Patelar

As abordagens iniciais visam a redução da dor e inchaço, para que em seguida, o paciente recupere a mobilidade do joelho e uma boa cicatrização dos ligamentos estabilizadores da patela. O uso de gelo, imobilizadores e medicamentos anti-inflamatórios são essenciais em um primeiro momento.

Artigo anterior
Como o músculo relaxa?
Artigo seguinte
Quando é o aniversário da Shinobu Kocho?