É normal ter ansiedade na adolescência?

Perguntado por: Mara Rocha  |  Última atualização: 23. März 2025
Pontuação: 4.7/5 (56 avaliações)

Há muitos fatores que podem causar ansiedade nessa faixa etária. As preocupações características da adolescência, como a aparência, decepção amorosa, popularidade, futuro profissional, autoestima, namoro e identidade, podem ser a causa da ansiedade constante.

Quais os sintomas de ansiedade na adolescência?

Tristeza, medo, culpa, preocupação e alterações de humor são alguns dos principais sintomas emocionais que podem ser apresentados na criança e no adolescente. Como sintomas comportamentais, temos as crises de choro, falta de concentração, isolamento e desânimo em realizar as atividades que antes eram corriqueiras.

Como lidar com a ansiedade na adolescência?

Uma dica válida para diminuir a tensão provocada pela situação é praticar técnicas de relaxamento, como respiração profunda e meditação. Essa é uma ótima maneira de ajudar as crianças e adolescentes a se acalmarem e lidarem com o medo e ansiedade, trazendo-as para o aqui e agora.

É normal ter ansiedade com 14 anos?

No entanto, a ansiedade não ocorre apenas em adolescentes, ela pode ocorrer em qualquer faixa etária e em diversas situações.

Qual a idade do transtorno de ansiedade?

A idade média para o aparecimento do distúrbio é de 10 anos, mas ele pode começar aos 6 e permanecer (ou aparecer de repente) na vida adulta. Se você tem um medo extremo de alguma coisa (seja aranhas, escuro ou do Papa), é bem provável que traga esse pavor desde criança.

ANSIEDADE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

28 questões relacionadas encontradas

O que leva um jovem a ter ansiedade?

Há muitos fatores que podem causar ansiedade nessa faixa etária. As preocupações características da adolescência, como a aparência, decepção amorosa, popularidade, futuro profissional, autoestima, namoro e identidade, podem ser a causa da ansiedade constante.

Como ajudar seu filho com ansiedade?

A melhor maneira de ajudar o seu filho é reconhecer o que está acontecendo. Falar sobre seus sintomas e sobre situações que os causam pode ser um bom começo. Da mesma forma, explicar a importância e a função da ansiedade também ajuda.

É normal adolescente chorar muito?

Isto corre porque a parte do cérebro conectada à emoção (o sistema límbico) reage mais fortemente em adolescentes do que em adultos; ao mesmo tempo, que a parte frontal do cérebro, responsável pela regulação emocional, não está completamente amadurecida.

Quais são os sintomas mais graves da ansiedade?

Os sintomas de transtorno de ansiedade vão além do campo psicológico e podem refletir também no físico, causando diferentes reações no corpo, como:
  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

O que a ansiedade faz com a gente?

Pode fazer o papel de gatilho ao desencadear outros transtornos, se não for controlada, causando o surgimento de enfermidades psicossomáticas, doenças que afetam a saúde física e mental. Gastrite, úlceras, colites, taquicardia, hipertensão, cefaleia e alergias são alguns exemplos de doenças causadas pela ansiedade.

Como saber se estou tendo uma crise de ansiedade?

Como identificar a chegada de uma crise?
  1. taquicardia;
  2. tremores;
  3. sudorese;
  4. sensação de falta de ar;
  5. tontura e enjoos;
  6. tensão muscular;
  7. calafrios ou sensação de calor;
  8. despersonalização, irrealidade ou medo constante.

O que mais afeta a saúde mental dos jovens?

Fatores contextuais como pobreza e exposição à violência podem aumentar a probabilidade de comportamentos de risco, que podem contribuir negativamente para o bem-estar físico e mental de um adolescente. O uso nocivo de substâncias como álcool ou outras drogas são as principais preocupações na maioria dos países.

Quais são os 100 sintomas da ansiedade?

Por isso, é fundamental prestar atenção e dar a devida importância para esses sintomas:
  • Preocupação excessiva;
  • Compulsão alimentar;
  • Dificuldade de concentração;
  • Perda de memória de curto prazo;
  • Pesadelos;
  • Dificuldade na aprendizagem;
  • Depressão;
  • Dificuldade no trabalho;

Qual o melhor remédio para ansiedade na adolescência?

Alprazolam (Frontal® - 0,25 a 4 mg até 3 tomadas ao dia) e clonazepam (Rivotril® - 0,25 a 3 mg em uma a duas tomadas por dia) são eficazes no controle de sintomas somáticos e sinais autonômicos de ansiedade (palpitações, tremores e sudorese) encontrados em diferentes quadros clínicos desses transtornos.

O que é comum na adolescência?

Respostas atravessadas, voz desafinando, corpo diferente, estirão, menstruação, ereção, pelos, vergonha dos pais… Prepare seu coração: mais do que mudanças físicas típicas da puberdade, a adolescência traz grandes mudanças psicológicas e sociais.

O que é ansiedade grave?

É uma reação normal em determinadas situações, porque nos estimula a entrar em ação, mas que pode ter efeito contrário e paralisar uma pessoa se tiver maior intensidade e duração do que o esperado para aquela ocasião. Nestes casos, ela torna-se patológica e precisa ser tratada.

Quais são os 4 tipos de ansiedade?

Confira a seguir os diferentes tipos de ansiedade:
  • Ansiedade Social ou Fobia Social. O que difere uma ansiedade da outra é como a pessoa se comporta e onde ela acontece. ...
  • Ansiedade de Separação. ...
  • Fobia Específica. ...
  • Transtorno de Pânico. ...
  • Agorafobia. ...
  • Ansiedade Generalizada.

Como é feito o teste de ansiedade?

O teste realiza algumas perguntas e a pessoa que responde precisa se identificar com as questões apontadas para obter um resultado positivo. O teste de escala de ansiedade de Beck possui um indicativo de qual é o grau de ansiedade que você possui no momento, que pode ser dividido em: leve, moderado ou severo.

Quando a ansiedade é preocupante?

O sinal de alerta deve ser quando um pequeno evento do dia a dia causa uma ansiedade desproporcional. Quando esse sentimento passa a atrapalhar seu dia a dia e te impede ou dificulta a realização de atividades comuns, pode já ter se transformado em um transtorno.

É normal ter depressão com 14 anos?

Já a depressão afeta cerca de 1,1% dos adolescentes de 10 a 14 anos e 2,8% daqueles entre 15 e 19 anos. Depressão e ansiedade compartilham alguns dos mesmos sintomas, incluindo mudanças rápidas e inesperadas de humor, que podem ser confundidos com comportamentos comuns dessa fase da vida.

Como saber se meu filho adolescente tem depressão?

Sinais e sintomas da depressão em jovens
  1. Falta de entusiasmo, energia ou motivação;
  2. Afastamento ou isolamento de atividades sociais;
  3. Confusão ou dificuldade em tomar decisões;
  4. Baixo rendimento escolar;
  5. Problemas alimentares;
  6. Insônia e distúrbios de sono;
  7. Baixa autoestima ou sensação de culpa;

O que uma menina de 13 anos faz?

Fazer compras no mercado. Cozinhar refeições. Lavar o banheiro. Passar roupa.

Como uma mãe pode ajudar uma filha com ansiedade?

Verbalize essa sua compreensão e ofereça ajuda. Diga e demonstre que compreende e quer saber de que forma pode ajudá-lo a enfrentar essas dificuldades. Ofereça uma escuta ativa e segura É fundamental que os filhos sintam confiança no diálogo parental, para que esse seja um espaço seguro e acolhedor para eles.

Como saber se meu filho tem um problema de ansiedade?

Quais são os sinais de que você tem uma criança ansiosa em casa?
  1. alterações no apetite;
  2. dificuldades no sono;
  3. queda no rendimento escolar;
  4. falta de motivação;
  5. preocupações excessivas;
  6. dores de cabeça;
  7. tonturas;
  8. isolamento social;

Como pedir a Deus a cura da ansiedade?

Como pedir a Deus a cura da ansiedade? Que vossa vontade seja feita na terra como no céu. Dai-me a graça de cumprir vossa vontade celestial.Eu me ofereço a vós e vos entrego a minha ansiedade atual. Aceitai-me, eu vos rogo, e suportai-me com isso e com todo cuidado mundano.

Artigo anterior
Tem alguma lei que protege o homem?
Artigo seguinte
Qual é a função da ABNT?