É normal sentir inchaço na barriga no início da gravidez?

Perguntado por: Renata Bruna Faria Tavares Leite  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Dr: Mesmo no início da gravidez você pode sentir a barriga inchada e distendida – um incômodo que é efeito colateral da progesterona, hormônio que provoca a retenção de líquidos.

Como é o inchaço abdominal no início da gravidez?

A barriga inchada e dura se torna sintoma de gravidez quando o corpo não elimina o endométrio quando já deveria ter menstruado. A maioria das gestantes em estágio inicial pode apresentar mudança na parte inferior do abdômen, 3 dedos a baixo do umbigo. A pochete como se diz por aí, pode se tornar mais saliente.

É normal se sentir estufada no início da gravidez?

Acredite ou não, é normal ter a impressão de que vai explodir durante a gravidez -- principalmente no final! Sentir-se inchada é uma reação causada por todo líquido extra que se carrega. A maioria das mulheres grávidas percebe isso nos tornozelos e pés, principalmente depois de ficar em pé por um longo tempo.

Quantas semanas de gravidez a barriga incha?

“Esses inchaços costumam acontecer depois do segundo trimestre, mais especificamente após as 28 semanas, e vão ficando mais intensos no fim da gestação, por volta das 36 semanas”, reforça a ginecologista e obstetra Larissa Cassiano.

Qual parte da barriga começa a crescer primeiro na gravidez?

Em Qual Área da Barriga Começa a Crescer Primeiro? A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

Inchaço na gravidez

45 questões relacionadas encontradas

Como saber se é inchaço ou gravidez?

Barriga inchada pode ser gravidez, desde que o inchaço abdominal venha acompanhado de outros sintomas de gravidez, como:
  1. Atraso da menstruação;
  2. Aumento do tamanho e da sensibilidade das mamas;
  3. Náuseas com ou sem vômitos;
  4. Aumento da frequência urinária;
  5. Desconforto pélvico ou dor abdominal ("pé da barriga");
  6. Cansaço.

Como diminuir a sensação de estufamento na gravidez?

O que fazer para eliminar os gases na gravidez
  1. Evitar alimentos que sejam de digestão difícil ou que possam causar gases;
  2. Evitar beber bebidas com gás;
  3. Aumentar o consumo de água para cerca de 2,5 litros por dia;
  4. Aumentar o consumo de vegetais, frutas e outros alimentos ricos em fibras, como pão integral ou cereais;

Estou grávida e estou muito inchada é normal?

Durante a gestação, o inchaço é uma das principais queixas entre as mulheres. Ele decorre da diminuição do fluxo sanguíneo nas veias, o que diminui também a velocidade do sistema linfático, fazendo com que líquido se acumule nos vasos, e também fora deles, causando o inchaço ou "edema".

Onde dói a barriga no início da gravidez?

No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez é comum. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

Como apertar a barriga para saber se está grávida?

Tem como saber se está grávida apertando a barriga? Algumas mulheres podem afirmar que sentem uma “pequena bolinha” na barriga, mas na verdade não é uma forma segura de se confirmar a gravidez. A melhor forma de confirmar é através dos testes de farmácia ou de sangue em laboratório.

Como fica a barriga nas primeiras semanas de gravidez?

Além da cólica abdominal, a mulher também pode notar que a barriga está um pouco mais inchada que o normal. Isso não acontece devido ao feto, que ainda está numa fase embrionária microscópica, mas sim devido à ação dos hormônios sobre os tecidos do útero e todo o aparelho reprodutor feminino.

Como saber se é barriga de grávida?

Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.

Quais os desconfortos no início da gravidez?

Logo no início da gravidez, as dores podem se tornar um pouco assombrosas. Cólicas, dores nas costas e até mesmo uma leve dor ovariana durante o período são situações comuns. O útero é um órgão super elástico, na verdade ele é um músculo. A princípio ele tem o tamanho de um punho fechado.

Quando aperto o pé da barriga dói pode ser gravidez?

Sim, dores no pé da barriga pode ser gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de que uma gestação está em andamento. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Quando se preocupar com inchaço na gravidez?

O inchaço na gravidez é considerado grave quando indica que há outro problema de saúde que pode afetar a gestante e/ou o bebê. Ele é perigoso quando ocorre repentinamente e é generalizado, podendo indicar doenças hepáticas, renais ou cardíacas.

Quando o inchaço na gravidez é perigoso?

Quando o inchaço na gravidez é perigoso? O inchaço na gravidez é perigoso quando é generalizado e aparece repentinamente o que pode ser um sinal de doenças cardíacas, hepáticas e renais. Quando afeta apenas uma perna, o inchaço pode ser motivado por um coágulo sanguíneo (trombo) ou ser um sinal de infeção.

O que provoca inchaço na gravidez?

Com o fluxo sanguíneo mais lento, o organismo da grávida envia mais água para essas regiões do corpo, aumentando o volume de líquidos, o que gera um acúmulo e causa o inchaço. As partes mais afetadas, normalmente, são pernas, tornozelos e pés, mas braços e mãos também podem ser atingidos.

Estou grávida e me sinto muito cheia?

Na gravidez é normal essas alterações do funcionamento do trato gastro-intestinal devido as mudanças hormonais. O intestino pode ficar preso, você pode ter queimação no estomago, você pode ter refluxo, a digestão e o esvaziamento gástrico é mais lento.

O que é bom para eliminar gases na gravidez?

Alguns remédios que podem ajudar a diminuir os gases na gravidez são: Dimeticona ou Simeticona (Luftal, Mylicon, Dulcogas);
...
Remédios caseiros para gases na gravidez
  1. Ameixa seca. ...
  2. Vitamina de iogurte. ...
  3. Chá de hortelã-pimenta.

Quais são as dores mais comuns no início da gravidez?

No início da gestação, as dores podem ser um pouco assustadoras. As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga na gravidez é comum. Até a 10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero.

O que acontece no corpo da gestante na primeira semana?

Este começo da gravidez pode provocar grandes oscilações emocionais e maior sensibilidade nos seios, sono e cansaço, além dos famosos enjoos. A placenta começa a se formar, bem como todo o sistema de apoio, como o cordão umbilical e o líquido amniótico.

Quais são os sintomas mais estranhos de gravidez?

Conheça algumas das manifestações incomuns que podem ocorrer durante a gestação e saiba quando se preocupar com elas.
...
  1. Coceira. ...
  2. Suor abudante. ...
  3. Visão embaçada. ...
  4. Ouvido tampado. ...
  5. Nariz entupido. ...
  6. Tosse.

É possível sentir que engravidou?

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

Como fica a barriga de uma grávida gordinha?

“O índice de gordura no subcutâneo é um fator determinante. Nas mais gordinhas, demora mais para aparecer a barriga de grávida. Nas magrinhas, aparece mais rapidamente”, explica o médico. A musculatura abdominal também influencia.

Como a barriga fica com um mês de gravidez?

No primeiro mês de gravidez a barriga cresce? Não, no 1º mês de gestação a barriga não aumenta. Mas, apesar de não ocorrer o crescimento abdominal, outros sintomas podem ser indícios da gravidez, como enjoos, sensibilidade nos seios e alterações no humor.

Artigo anterior
Quando devo colocar o bebê para dormir sozinho?
Artigo seguinte
Qual a melhor fruta para refluxo?