É normal se sentir mal depois da terapia?

Perguntado por: Jéssica Luciana Castro Castro Anjos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

Não é apenas tristeza, raiva ou ansiedade que podem ser acionadas durante uma sessão de terapia. Existem assuntos que podem provocar um esgotamento como se toda a energia tivesse sido sugada ou até mesmo como se o corpo tivesse levado uma surra.

Quando a terapia faz mal?

Sim. Terapia é um processo de mudança que, se conduzido de maneira inadequada, pode causar sérios danos. Exemplos extremos de consequências desastrosas que a terapia mal conduzida pode produzir são a piora dos transtornos psiquiátricos existentes e o aparecimento ou exacerbação da ideação suicida.

Como saber se a terapia não funciona?

Quando a terapia não está funcionando

Se o seu Psicólogo parece entediado, desinteressado ou não está desafiando você o suficiente, converse com ele sobre isso. Se nada mudar, encerre a terapia e procure outro; Terapia não serve par você: a terapia não serve para todos.

Quando a terapia faz efeito?

O tempo do psicólogo

Mas, os psicólogos preferem não fixar um tempo. Afinal, o paciente pode alcançar bons resultados já em cinco consultas, assim como os benefícios do tratamento podem levar meses ou anos para serem alcançados. Depende de cada caso.

Quando é hora de parar a terapia?

O ideal é o desligamento ser gradual, já que parar a terapia antes da alta pode ser um erro perigoso. O vínculo formado entre paciente e terapeuta não deve ser cortado abruptamente, pois, nesse caso, é possível que o paciente tenha alguma recaída e acabe pior do que estava anteriormente.

Sentir se mal após sessão de terapia é normal?

25 questões relacionadas encontradas

Quando o paciente interrompe a terapia?

A interrupção do tratamento é um fato com conseqüências diversas, tanto para o paciente como para o terapeuta e a instituição de atendimento. O abandono psicoterápico traz para todas as partes envolvidas sentimentos de fracasso, ineficácia e um custo econômico importante.

Quanto tempo deve durar a terapia?

A terapia pode durar uma consulta, uma quinzena, um mês, um semestre, um ano ou até mais tempo, dependendo da patologia e do transtorno que estiver sendo tratado. Depende, também, de como o paciente se sente ao longo do tratamento.

Como se sente depois da terapia?

"Algumas sessões de terapia são particularmente desafiadoras e podem até provocar reações físicas como dores musculares, de cabeça e de estômago, fadiga, sonolência e até dificuldade para pensar e agir", confirma a psicóloga Márcia Maria de Oliveira Zuzarte, membro da SBPSP (Sociedade Brasileira de Psicanálise de São ...

Quantas sessões de terapia são necessárias por semana?

Na maioria das vezes, uma sessão por semana é o suficiente, mas pode acontecer de o psicólogo recomendar mais que isso por semana, ou até mesmo, que as sessões sejam quinzenais.

Quais os resultados da terapia?

Com a terapia, podemos nos conectar com o melhor de nós mesmos. Traumas, neuroses, pensamentos negativos e vários outros aspectos relacionados à mente podem ser processados e ressignificados a partir dos métodos terapêuticos.
...
Bem-estar psicológico
  • Humor;
  • Disposição;
  • Autoestima;
  • Paciência;
  • Segurança;
  • Atenção.

Como saber se o psicólogo é ruim?

1) Sem ética

Atua com pouca ética. É normal que os psicólogos procurem estabelecer uma relação empática porque este é um dos pilares da terapia, mas ir mais além é uma violação imperdoável do código de ética. Qualquer gesto ou palavra que se mova ao terreno do romântico ou sexual deve ser um sinal de alarme.

Como avaliar a terapia?

Como saber se terapia está funcionando? Veja formas de avaliar seu processo
  1. A confiança no profissional escolhido e o tipo de linha a ser seguida são essenciais para a qualidade da terapia.
  2. A primeira sessão pode ser um termômetro importante para entender se houve sinergia.

Como avaliar um terapeuta?

20 dicas para escolher um bom psicólogo
  1. Ele precisa ser minimamente claro sobre seus métodos e objetivos. ...
  2. A abordagem dele é menos importante que a maneira como conduz a situação. ...
  3. Ele criara angústia em você ...
  4. Ele saberá apaziguar quando chegar o momento certo. ...
  5. Não terá a agenda à disposição de seus caprichos.

O que o terapeuta não pode fazer?

O Psicólogo é proibido pelo Código de Ética de usar sua profissão para induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.

É normal sentir raiva do terapeuta?

A raiva na terapia é sempre um bom sinal porque nos ajuda a perceber onde temos que trabalhar. Assim, explorar a raiva deverá sempre ser um motivo de aprendizado para a pessoa assim como para o terapeuta.

É normal sentir raiva do psicólogo?

É comum ocorrer esse sentimento não se envergonhe disso nem se recrimine. Olá! Nunca troque de psicólogo sem ter antes conversado suas dificuldades com ele. Isso pode ser o seu jeito de ser, de não falar as coisas, o que sente, etc.

Quantas sessões de terapia são necessárias para melhorar?

Pesquisas Clinicas se utilizando de TCC e a experiência prática de Psicoterapeutas considera uma média razoável de 16 a 20 sessões para uma melhora significativa da condição inicial a ser tratada. Lembre-se de que a psicoterapia é, em muitos casos, a única terapêutica que pode melhorar determinados quadros.

Porque terapia tem que ser toda semana?

Alguns psicólogos, às vezes, optam por sessões quinzenais, mas a maioria dos psicólogos entende que os encontros semanais ajudam a acompanhar a vida das pessoas, os acontecimentos cotidianos, bem como a continuidade e aprofundamento do que é discutido em cada sessão.

Quantas vezes é necessário ir no psicólogo?

Caso dê continuidade nas sessões, elas devem acontecer uma vez por semana e costumam durar de 50 minutos a 1 hora, dependendo do profissional. Se for considerado necessário, o psicólogo também pode sugerir que aconteçam duas sessões por semana.

Como se sentir à vontade na terapia?

O terapeuta precisa aprender a lidar com a própria ansiedade de mostrar resultados ou fazer pontuações. Garanta sempre o espaço de fala do paciente, dando importância ao que ele diz e demonstrando entrega no encontro. Assim, ele se sente valorizado e se envolve com mais facilidade.

Como evoluir na terapia?

7 dicas para você aproveitar melhor a psicoterapia
  1. Esteja aberta. Se você procurou psicoterapia, é porque tem questões suas que deseja resolver. ...
  2. Envolva-se. ...
  3. Desenvolva uma postura investigativa. ...
  4. Não tente impressionar a terapeuta. ...
  5. Converse sobre a terapia na terapia. ...
  6. Não se assuste com a resistência.

Como a terapia me ajudou?

“A terapia tem me ajudado muito a compreender quem eu sou e os porquês de algumas situações que vivencio ou vivenciei em certas fases da minha vida. Eu utilizo este método há 22 anos e vejo que sempre temos muito o que aprender sobre nós mesmos a cada dia.”

Como dispensar a terapeuta?

Se você deseja encerrar a terapia, é apropriado avisar seu Psicólogo. Trazer o assunto pessoalmente funciona melhor porque os Psicólogos gostam de processar por que você acha que é um bom momento para parar. Mas se você quiser enviar um e-mail para eles em vez de falar pessoalmente, isso também funcionará.

O que se deve dizer numa terapia?

Pode parecer desconfortável, mas o ideal é que você comece falando ao terapeuta o que está sentindo e vocês conversem sobre as razões que podem ter levado a esse sentimento de "nada para falar".

O que perguntar a um terapeuta?

Perguntas poderosas criam respostas poderosas.
  • Quem ou o que em minha vida faz com que eu me sinta mais feliz?
  • Como posso conseguir mais prazer em minha vida?
  • Quem ou o que em minha vida faz com que eu me sinta mais amado?
  • O que em minha vida me dar maior sensação de satisfação?
  • O que traz significado na minha vida?

Artigo anterior
Como ir para Auschwitz de Berlim?
Artigo seguinte
O que é um fichamento exemplo?