E no começo de frase?

Perguntado por: Luana Daniela de Moura  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (44 avaliações)

Sim, podemos começar uma frase com a conjunção e. De entre os vários contextos de utilização desta conjunção coordenativa, Maria Helena de Moura Neves refere, na Gramática de Usos do Português, que as frases ou enunciados podem ser também os elementos coordenados por e: «Nada mais o atingia.

Quando se usa e numa frase?

A letra /e/ numa frase não é simplesmente uma letra - é uma conjunção. Esticando um pouco a definição, podemos entender que ela é uma conjunção coordenada aditiva (adiciona coisas, idéias etc.)

Como se inicia uma frase?

Confira as opções:
  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Como usar a letra e?

[ e ] é uma conjunção (coordenativa aditiva) usada para unir orações ou termos de mesma natureza gramatical; Adoro morangos e maças. Adira ao nosso cartão e comece desde logo a beneficiar de descontos. Pode ter o sentido adversativo, similar a dizer mas ou porém.

Pode usar pronome no início da frase?

Iniciar uma frase com pronome é um mau começo! ... É regra da colocação pronominal, não começar frase com pronome oblíquo átono (me, se, te, a, o, lhe, nos, vos, as, os, lhes), deve-se começar a frase com o verbo e o pronome se colocado na sequência. Ex.: Livre-se de tudo.

Não pode usar crase no começo de uma frase!

15 questões relacionadas encontradas

Que pode começar frase?

Uso do que

Início de frase: introduz pergunta ou indica intensidade. Meio de frase: faz referência a algo/alguém de que/quem já se falou em algum momento anterior. Exemplos: Que estrondo foi esse? (função de pronome interrogativo)

Quem no início da frase?

O uso do pronome relativo “quem”

Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Quando não usar vírgula antes do e?

Vale lembrar que o “e” geralmente nãodeve ser precedido de vírgula quando conecta duas orações com o mesmo sujeito ou quando conclui uma enumeração, dentro de uma mesma oração. ... 1) A vírgula antes do “e” pode aparecer nos casos em que o sujeito das duas orações é o mesmo. Trata-se de um recurso estilístico de ênfase.

Quando se coloca vírgula depois do e?

O uso da vírgula com o "e" é utilizado quando se trabalha com sujeitos diferente e, principalmente, com o efeito estético, ou seja, ela é opcional, mas com a função de dar ênfase a alguma parte da oração.

Qual a função da letra E?

Significado de E

conjunção Conjunção que liga palavras e orações com mesma função. Indica adição: pai e mãe extremosos. Indica oposição: falou muito, e não disse nada. Expressa consequência: ele não quis me ouvir e se deu mal.

Pode usar crase no início de frase?

Não há regras que impeçam o uso de crase no início de frases. Por isso, a atenção ao seu uso é apenas nas regras de aplicação gerais do acento grave.

Pode iniciar frase com não?

Uma perguntinha para você: É correto iniciar uma oração com um pronome oblíquo átono? A resposta é simples: não, pelo menos não nos textos escritos que pretendem adequar-se à norma culta da língua. Na oralidade e nos gêneros literários, o pronome oblíquo átono no início da oração está liberado.

Qual é a conjunção de e?

Conjunções Aditivas

Essas conjunções exprimem soma, adição de pensamentos: e, nem, não só... mas também, não só... como também. Exemplo: Ana não fala nem ouve.

Pode usar a vírgula antes do e?

Veja os casos em que a vírgula antes do e é aceita: Quando o e conecta duas orações com sujeitos diferentes (os destaques mostram os sujeitos das orações): A guerra mata os filhos[,] e as mães choram desesperadamente. A mudança se exprime através de tensões graves[,] e destruições de toda ordem a acompanham.

Pode usar vírgula antes do verbo e?

Além disso, ela também é comumente utilizada para separar termos da oração ou orações de um período. Há, porém, elementos da oração que estabelecem uma ligação direta entre si. É o caso do sujeito e o verbo. Entre esses dois elementos, a vírgula não deve ser empregada.

Pode usar vírgula antes do Com?

Note-se, ainda, que, com função de modificador, os sintagmas preposicionais introduzidos por com levam vírgula se intercalarem o verbo e os seus complementos, tal como ocorre em (4): (4) «Ele cortou, com uma faca de serrilha, o pão fresco.»

Quem ou a quem?

A forma correta de escrita é quem de acordo com a Gramática Portuguesa. Quem é um pronome relativo ( ou interrogativo ) que é usado para fazer referência a uma ou mais pessoas. ... Quêm não existe na Língua Portuguesa.

Quando usar que é quem?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Quem foram Está certo?

Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos. Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: Foram eles que fizeram os trabalhos.

O que pode substituir a palavra que?

Como pronome interrogativo:
  1. qual. ...
  2. o qual, a qual, os quais, as quais. ...
  3. o que, aquilo que, tudo o que. ...
  4. quão, quanto, como, a que ponto. ...
  5. de. ...
  6. exceto, à exceção de, salvo, afora, menos senão, a não ser, tirante.

Pode-se iniciar uma frase com conjunção?

Desde os tempos de antanho aprendemos que não devemos iniciar frase com conjunção. O que aprendemos é que as conjunções servem para unir frases, coordenadas ou subordinadas. O 'mas', no caso, é uma conjunção adversativa, que tem sido usada com sentido distorcido.

E é uma conjunção?

Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática. As conjunções que relacionam orações independentes ou sintaticamente equivalentes são chamadas de conjunções coordenativas. ...

Quais são os tipos de conjunção?

Locução conjuntiva
  • Conjunções aditivas - expressam soma.
  • Conjunções adversativas - expressam oposição.
  • Conjunções alternativas - expressam alternância.
  • Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
  • Conjunções explicativas - expressam explicação.

E é preposição?

A preposição é um conectivo que liga dois termos da oração, subordinando um termo ao outro. Preposição é a palavra invariável que liga dois termos da oração, subordinando um ao outro. ... Preposição essencial: sempre funciona como preposição. Exemplo: a, ante, de, por, com, em, sob, até...

Pode iniciar uma frase com Proclise?

Nota: A ênclise ocorre no início de todas as orações, com exceção de quando o verbo está no futuro do presente do indicativo e no futuro do pretérito do indicativo. Com esses dois tempos verbais ocorre mesóclise: pedir-te-ei; pedir-te-ia. Sente-se agora e coma! Rogério, ajude-o nos deveres da escola.

Artigo anterior
Como fugir do ITCD?
Artigo seguinte
Quanto tempo durou Banheira do Gugu?