É necessário ou se faz necessário?

Perguntado por: Enzo Jorge Soares de Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

Necessário ou Necessária
Em uma frase, quando o sujeito não vier precedido de um artigo ou pronome feminino, usa-se o “necessário” (no masculino). Exemplo: “É necessário paciência” ouÉ necessário dormir cedo”.

Qual o correto Faz-se necessário ou se faz necessário?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

É necessário ou é necessária?

Se o sujeito não vier precedido de um elemento modificador – artigo e pronome, por exemplo -, a expressão não varia (é necessário). Exemplo: “É necessário (ter) paciência…”. A expressão varia (é necessária) quando o sujeito surge precedido de um elemento modificador: “É necessária a…”. Veja a explicação completa!

Será necessário ou serão necessários?

A construção correta é será preciso. Quando o sujeito da expressão ser preciso é uma oração, o verbo mantém-se no singular e o adjetivo preciso permanece invariável.

Como usar será ou serão?

A palavra certa é será, com acento agudo no a final, se quisermos indicar uma forma conjugada do verbo ser no futuro do indicativo: ele será.

Valesca Mayssa e Bruna Karla | Forma de Cuidado [Clipe Oficial] De Janeiro a Dezembro

17 questões relacionadas encontradas

Serão Ou serão qual certo?

Serão: significado. Serão nada mais é do que a forma conjugada do verbo ser, no futuro do presente do indicativo, na terceira pessoa do plural. O verbo ser é irregular. Isso significa que ele não se adéqua aos padrões que usamos para conjugar a maioria dos verbos.

É necessário muita ou é necessária?

– É necessária muita paciência.

Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.

É necessária ou necessário muita atenção?

É necessário muita atenção ou É necessária muita atenção ao atravessar a rua. As duas frases estão corretas.

É necessária concordância nominal?

Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.

Faz ou Faz-se?

O mesmo que dizer que se fez, que se criou. Exemplo de uso da palavra Fez-se: Fez-se adulto com 30 anos.

Que se faz ou que se fazem?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

Faz-se A ou Far-se-á?

Far-se-á está correcto e, neste contexto, pode considerar-se usual, dado que a mesóclise ocorre, essencialmente, em textos e discursos formais.

É necessário é permitido?

É proibido, assim como as expressões “é preciso”, “é necessário”, “é bom” e “é permitido”, é invariável quando o sujeito não é determinado por artigo ou por certos pronomes. ... Na há concordância entre sujeito e complemento. O certo seria: É proibida a entrada de estranhos. “Proibida”, neste caso, concorda com “entrada”.

É permitido ou é permitida?

Porém, se tiver o determinante, o verbo vai concordar, neste caso, com a palavra entrada. Portanto, flexiona para o feminino: "É proibida a entrada de animais" ou "É permitidaa venda de bebidas".

É necessária muita fé?

"É necessário muita fé e muita força para vencer todos os obstáculos diários, a vida tem se tornada cada vez mais sofrida."

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como se escreve necessária?

Significado de Necessárias

Necessárias é o plural de necessária.

É necessário plural?

SÃO NECESSÁRIOS/ SÃO NECESSÁRIAS (PLURAL)

O que é fazer serão?

O substantivo serão se refere a um trabalho noturno feito em horário extraordinário, a um momento de convivência depois do jantar ou a um sarau. Exemplos com o substantivo serão: Não posso ir com vocês no aniversário dela porque vou fazer serão no trabalho. (trabalho noturno em horário extraordinário)

Seriam ou serão?

Seriam vem do verbo ser. O mesmo que: existiriam, aconteceriam, viveriam, fariam, relacionariam, significariam, representariam, estariam.

É bom concordância?

Em construções assim, com verbo “ser” explícito ou implícito, o adjetivo/particípio só irá variar em gênero se o substantivo a que se refere estiver determinado na frase, normalmente por um artigo ou pronome de sentido determinador. Exemplo: – É necessária a manutenção.

Não é permitida a entrada tem crase?

“Permitida” concordando com o núcleo do sujeito “entrada”. Acontece que “permitida” é predicativo anteposto e não necessita de complemento regido por preposição, afinal, o que não é permitido, não é permitido e ponto final. Sendo assim: “Não é permitida a entrada com bebidas no balneário”, sem crase.

Como usar Realizar-se-á?

A forma correta de escrita é realizar-se-á de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com acento agudo na última vogal “a”. Realizar-se-á é uma forma verbal de realizar em que existe mesóclise. Isto é, a inserção de um pronome pessoal no meio dessa mesma forma (se).

O que significa Realizar-se-á?

Cumprir com as obrigações.

Artigo anterior
O que é carteira de identidade civil ou militar?
Artigo seguinte
O que é sensor Barometrico?