É mercantilismo?

Perguntado por: Xavier Vicente  |  Última atualização: 15. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (15 avaliações)

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei. Uma das características do mercantilismo foi o metalismo, ou seja, o acúmulo de metais preciosos, como o ouro.

O que é o conceito de mercantilismo?

O mercantilismo foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que dominou a Europa na transição do feudalismo para o capitalismo. A riqueza das nações em formação estava no acúmulo de metais precisos, na intervenção do Estado na economia e no protecionismo.

Quais são os 3 tipos de mercantilismo?

Tipos de mercantilismo
  • → Mercantilismo metalista.
  • → Mercantilismo comercial.
  • → Mercantilismo industrial.

Qual é a principal característica do mercantilismo?

Mercantilismo foi um conjunto de práticas econômicas que vigorou entre os séculos XV e XVIII, sendo adotado pelos Estados nacionais, no intuito de acumular riquezas para o rei. Uma das características do mercantilismo foi o metalismo, ou seja, o acúmulo de metais preciosos, como o ouro.

Qual é o principal objetivo do mercantilismo?

O mercantilismo surgiu entre os séculos XV e XVIII, no período que conhecemos como Idade Moderna. Ele é considerado um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos estados nacionais, com o objetivo de acumular riqueza e dar poder ao rei.

HISTÓRIA ILUSTRADA (MERCANTILISMO).

32 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 pilares do mercantilismo?

Resposta. Resposta: Dias & Rodrigues (2010) destacam que os principais traços comuns a toda política mercantilista foram: o metalismo, a balança comercial favorável, o protecionismo alfandegário, a intervenção do Estado na ordem econômica, o monopólio e o colonialismo.

Quais eram os princípios do mercantilismo?

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).

Quando terminou o mercantilismo?

O mercantilismo durou aproximadamente 300 anos, entrando em decadência a partir do surgimento das teorias liberais (que contestavam a participação do Estado na economia) e do desenvolvimento das indústrias na Inglaterra no século 18, o que gerou a Revolução Industrial.

Quais são as fases do mercantilismo?

O mercantilismo passou por duas fases distintas: a comercial, focada na acumulação de metais preciosos, e a industrial, voltada para o desenvolvimento interno e autossuficiência econômica.

Como surgiu o metalismo?

O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.

Quem foi o criador do mercantilismo?

Durante sua existência, o mercantilismo não possuía esse nome, era apenas uma forma de organização empregada pelas autoridades. Posteriormente, o filósofo e economista Adam Smith criou esse termo e listou suas características, em 1776.

Quais são as principais consequências do mercantilismo?

surgimento das moedas - cada nação passou a adotar uma moeda, que era usada para trocar por produtos e serviços; expansão das pequenas vilas - as pequenas vilas se tornaram grandes cidades por conta das atividades comerciais, que eram realizadas pelo grande fluxo de pessoas e comerciantes.

O que vem a ser metalismo?

Metalismo: o metalismo consistia na medida utilizada para se saber o quanto uma nação estava rica ou não. O acúmulo de metais era sinal dessa riqueza.

O que não é uma característica do mercantilismo?

A prisão dos trabalhadores na terra não era uma característica do mercantilismo, mas sim do feudalismo.

O que promoveu o mercantilismo?

O crescimento to da agricultura, da mineração, da metalurgia, da navegação, da divisão do trabalho, do comércio colonial promoveu uma grande acumulação de capital preparando a Europa para avanços importantes na produção o corridos a partir do século XVIII.

Qual é a diferença entre o capitalismo e o mercantilismo?

Mercantilismo= Tendência para subordinar tudo ao comércio, ao interesse, ao lucro, ao ganho. Capitalismo= Sistema econômico e social baseado na propriedade privada dos meios de produção, na organização da produção visando o lucro e empregando trabalho assalariado, e no funcionamento do sistema de preços.

Como o mercantilismo afetou a religião?

Fenômeno em muita evidência nos atuais tempos, o “mercantilismo religioso” ou o “comércio da fé” remonta às célebres indulgências católicas. No catolicismo, as indulgências, condicionadas a penitências e boas obras, são concedidas para perdoar as penas temporais causadas pelo pecado.

Quais eram os opositores do mercantilismo?

Jean-Baptiste Colbert (1619-1683): ministro da economia responsável pelo mercantilismo na França do rei Luís XIV. Principais opositores do Mercantilismo: - David Hume - filósofo e historiador escocês. - Adam Smith - filósofo e economista britânico.

O que vem depois do mercantilismo?

Somente no final do século XVIII, o mercantilismo e o absolutismo entraram um uma crise sem retorno e foram substituídos pelo liberalismo político e econômico.

Como foi o mercantilismo no Brasil?

Nesse sistema a nossa colônia fornecia a metrópole metais preciosos e matéria-prima em troca de produtos manufaturados. Ou seja, o Brasil foi sujeito passivo nas relações comerciais mercantilistas, visto que havia imposição de Portugal quanto à exclusividade na comercialização de produtos.

Artigo anterior
Quais são os desafios da convivência familiar?
Artigo seguinte
O que é o S2 do Exército?