É imprescindível para a validade do processo administrativo disciplinar a defesa por advogado?

Perguntado por: Fabiana Nunes Ferreira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

"O Superior Tribunal de Justiça tem entendido que, em observância ao princípio da ampla defesa, é indispensável a presença de advogado ou de defensor dativo realizando a defesa de acusado em processo administrativo disciplinar, inclusive na fase instrutória.".

É necessário advogado em processo administrativo disciplinar?

"É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar", informava a súmula cancelada.

É dispensável a representação por um advogado em fases de procedimentos administrativos disciplinar?

Defesa dispensável

A participação dos advogados não é mais obrigatória nos processos administrativos disciplinares (PAD). O entendimento foi firmado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira (7/5) e deu origem a Súmula Vinculante 5.

Como se defender de um processo administrativo disciplinar?

Nesse caso, fale com um advogado especialista em servidores públicos e que seja da sua confiança, porque ele poderá dizer qual medida judicial será aplicada à sua situação no PAD, além de agir para buscar o seu direito.

É obrigatório advogado em PAD?

Em outro artigo que publiquei aqui no blog, falei para você todos os detalhes e as fases do processo administrativo disciplinar – PAD. Então, você já deve saber que não é obrigatória a presença de um advogado para te defender nesse processo administrativo disciplinar.

[PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR] Desvendamos 10 Curiosidades IMPERDÍVEIS sobre o PAD

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre sindicância e processo administrativo disciplinar?

Qual a diferença entre Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar? Sindicância é um inquérito administrativo, que precede ao processo administrativo disciplinar, é medida cautelar, é procedimento prudente da administração para apurar irregularidades eventualmente existentes.

Quem pode ser defensor dativo em processo administrativo?

Para o Defensor Dativo, a Lei 8112/90, em seu art. 164, § 2º, exige apenas que seja servidor, podendo até não ser estável conforme prevê o inciso IV do artigo 7º do Decreto nº 10.253, de 20 de fevereiro de 2020.

Como fazer a defesa do processo administrativo?

Defesa administrativa perante o Ministério do trabalho e emprego. _____, nº ______, Bairro: ___________________, na cidade de ______/___, Cep:_________________, onde recebe notificações e intimações, vem mui respeitosamente à presença de Vossa Excelência apresentar DEFESA...

Como contestar um processo administrativo?

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Impugnar / Recorrer - Procedimento Administrativo de Reconhecimento de Responsabilidade"
  2. Na tela do serviço, clique em "Impugnar" para apresentar manifestação quanto ao procedimento.

Como recorrer a um processo administrativo?

O recurso administrativo tramitará no máximo por três instâncias administrativas, salvo disposição legal diversa. O recurso interpõe-se por meio de requerimento no qual o recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes.

É obrigatória a presença de um advogado nos processos administrativos disciplinares conforme entendimento do STF?

Por votação unânime, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou, em sua sessão desta quarta-feira (07), sua 5ª Súmula Vinculante para estabelecer que, em processo administrativo-disciplinar (PAD), é dispensável a defesa técnica por advogado.

É vedada a atuação do advogado em na fase administrativa?

“É obrigatória a presença de advogado em todas as fases do processo administrativo disciplinar. “

Quais são as fases do processo administrativo disciplinar?

O Processo Administrativo Disciplinar — PAD é dividido em três fases:
  • instauração: publicação do ato que cria a comissão do processo;
  • inquérito: fase realizada pela comissão, que inclui instrução, defesa e relatório;
  • julgamento: pela autoridade competente.

Quem pode atuar em processo administrativo?

Para fins de propositura de processo administrativo são capazes, os maiores de dezoito anos, ressalvada previsão especial em ato normativo próprio. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

É possível a instauração de PAD com base em denúncia anônima?

De acordo com a Súmula 611, editada pela Primeira Seção em 2018, é permitida a instauração do processo com base em denúncia anônima, desde que devidamente motivada e com amparo em investigação ou sindicância.

O que pode anular um processo administrativo?

Suspensão; Demissão; Destituição de cargo em comissão (para quem não possui cargo efetivo); Cassação de aposentadoria ou disponibilidade.

É possível uma revisão do processo administrativo disciplinar?

SINDICÂNCIA E PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR – REVISÃO

O processo disciplinar poderá ser revisto, a qualquer tempo, a pedido ou de ofício, quando se aduzirem fatos novos ou circunstâncias suscetíveis de justificar a inocência do punido ou a inadequação da penalidade aplicada.

Quanto tempo pode durar um processo administrativo?

O prazo legal para conclusão de um PAD, definido no Estatuto do Servidor Público Federal, é de até 60 dias, prazo que pode ser prorrogável por igual período, caso haja justificativa. Assim, quando as circunstâncias exigirem, a critério da autoridade que instaurou o PAD, o PAD poderá ser prorrogado.

Como fazer a defesa de um processo?

Modelo para apresentação de defesa
  1. A defesa deverá ser redigida, preferencialmente, à máquina ou no computador, com margem;
  2. Em caso de defesa manuscrita, a mesma deverá ser feita com letra legível conforme modelo acima;
  3. Fazer em 02 (duas) vias;
  4. Datar e assinar;

Como fazer um Termo de defesa?

Dicas para elaborar Defesa Prévia
  1. FORMATAÇÃO DA PETIÇÃO. Antes de abordar o conteúdo da petição em si, é preciso falar um pouco sobre a formatação da petição.
  2. SEJA DIRETO. ...
  3. PADRONIZE A FORMATAÇÃO. ...
  4. DIVIDA EM TÓPICOS. ...
  5. EVITE MUITO DESTAQUE. ...
  6. O QUE ESCREVER. ...
  7. DEFESA PRÉVIA GENÉRICA? ...
  8. REVOGAÇÃO DA PRISÃO.

O que escrever na defesa de autuação?

299/2008 do CONTRAN, sua defesa de autuação ou recurso deve conter as seguintes informações: I - nome do órgão ou entidade de trânsito responsável pela autuação ou pela aplicação da penalidade de multa; II - nome, endereço completo com CEP, número de telefone, número do documento de identificação, CPF/CNPJ do ...

Quem pode ser testemunha no PAD?

O sujeito que atuará como testemunha será sempre alguém “estranho” aos agentes do processo, ou seja, não será membro da comissão, autoridade instauradora/julgadora, secretário da comissão, acusado ou envolvido. ... O denunciante - desde que não seja o próprio prejudicado - poderá ser ouvido como testemunha.

O que é um advogado constituído?

Já o defensor constituído ou nomeado é aquele advogado escolhido e contratado pelo próprio réu do processo, sem a necessidade, portanto, de nomeação pelo juiz.

O que é indiciamento no PAD?

A indiciação, como último ato da instrução, é o instrumento de acusação formal do servidor inicialmente notificado para acompanhar o processo administrativo disciplinar, refletindo convicção preliminar da comissão de que ele cometeu irregularidade.

O que é uma sindicância administrativa?

Sindicância Administrativa é o meio de apuração de irregularidades cometidas no âmbito da Administração Pública, a fim de elucidar os fatos e indicar sua autoria, podendo resultar na proposta de aplicação das penalidades de advertência, repreensão e suspensão de até 30 (trinta) dias, sendo garantidos, nesses casos, a ...

Artigo anterior
Quem tem alergia a corante tem cura?
Artigo seguinte
Qual o valor de 1 Satoshi?