É expressamente considerada como abusiva a cláusula de eleição de foro?

Perguntado por: Gonçalo Ferreira Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

Em verdade, a cláusula de eleição de foro, se abusiva ou se tratar de competência absoluta, pode ser reputada ineficaz de ofício pelo juiz. O mesmo não ocorre se se tratar de cláusula válida e não obedecida por uma das partes, dependendo, aqui, de arguição pela parte prejudicada.

É expressamente considerada como abusiva a cláusula de eleição de foro CDC?

A cláusula de eleição de foro em contrato de adesão que prejudica a defesa do consumidor é abusiva e, portanto, nula de pleno direito. 2. Em se tratando de relação de consumo, pode ser proposta a ação no foro do domicílio do autor, nos termos do art.

Quando a cláusula de eleição de foro e abusiva?

O juiz, antes da citação, pode, de ofício, reputar ineficaz cláusula de eleição de foro, se ela for abusiva, e remeter os autos ao juízo do foro de domicílio do réu ( CPC , artigo 63 , § 3º ).

O que é uma cláusula de eleição de foro?

A Cláusula de eleição de foro consiste na escolha do tribunal que será competente para resolver eventuais litígios decorrentes da relação contratual.

Em quais tipos de contratos a cláusula de eleição de foro é permitida?

Portanto, a cláusula de foro de eleição modifica a competência (apenas relativa). É um modo voluntário de modificação de competência, que também poderia ser alterada de forma legal (ex: conexão). Essa regra só é aceita em contratos escritos.

CPC COMENTADO - ART. 25 - cláusula de eleição de foro internacional

36 questões relacionadas encontradas

É válida a cláusula de eleição de foro na Justiça do Trabalho?

Segundo ensinamentos de Carlos Henrique Bezerra Leite, nos domínios do processo do trabalho não é facultado às partes da relação de emprego a instituição de cláusula prevendo o foro de eleição, pois as regras de competência da justiça do trabalho são de ordem pública e, portanto, inderrogáveis pela vontade das partes.

É lícito foro de eleição em contratos de adesão?

Cláusula de eleição de foro em contrato de adesão é nula quando causa prejuízo à defesa de consumidor.

O que é foro de eleição na Justiça do Trabalho?

O foro de eleição é compatível com o Processo do Trabalho, assim, as partes podem eleger o foro competente para apreciar eventual demanda trabalhista, desde que seja o local mais acessível ao trabalhador hipossuficiente, tendo em vista os princípios da simplicidade do Processo do Trabalho e da proteção do Direito do ...

O que é eleição de foro e quando o réu pode alegar sua abusividade?

§ 1º - A eleição de foro só produz efeito quando constar de instrumento escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico. ... § 4º - Citado, incumbe ao réu alegar a abusividade da cláusula de eleição de foro na contestação, sob pena de preclusão.

Quais os requisitos para a validade do foro de eleição?

Para isso, devem os contratantes respeitar alguns requisitos para que a cláusula de foro de eleição seja considerada válida, dentre eles: (i) livre manifestação de vontade das partes; (ii) constar a cláusula em instrumento escrito e se referir expressamente ao objeto do contrato; (iii) as partes estarem em plano de ...

O que diz a Súmula 33 do STJ?

- Não pode o Juiz apreciar de ofício a sua incompetência relativa. - Sendo relativa a competência do foro da mulher para a ação de separação judicial, não pode o Juiz do domicílio do marido, onde por este ajuizada a causa, declinar de sua competência sem argüição da mulher.

Quando é possível fixar foro de eleição?

Do mesmo modo, o artigo 47, § 1º, do Código, autoriza o autor a optar pelo foro de eleição quando a ação não tiver por abjeto os direitos de propriedade, vizinhança, servidão, divisão e demarcação de terras e de nunciação de obra nova (hipóteses de competência absoluta que prevalece o forum rei sitae).

Quando a eleição de foro produz efeito?

§ 1º A eleição de foro só produz efeito quando constar de instrumento escrito e aludir expressamente a determinado negócio jurídico. § 2º O foro contratual obriga os herdeiros e sucessores das partes.

Qual foro competente CDC?

É competente o foro do domicílio do consumidor para dirimir conflitos envolvendo a relação especial, sendo certo que o termo para caracterizar qual seria este domicílio o do ajuizamento da ação, nos termos do art. 43 do CPC .

É válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato Aplica-se a ambas as espécies contratuais?

A súmula 334 do Supremo Tribunal Federal, que dispõe que é válida a cláusula de eleição do foro para os processos oriundos do contrato, aplica-se a ambas as espécies contratuais. ... Os limites da eleição de foro são, neste sentido, as competências jurisdicionais dos países envolvidos.

Pode o juiz de ofício reconhecer a validade ou invalidade de cláusula de eleição de foro?

A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz, que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu.

Quando alegar incompetência absoluta?

1. Incompetência absoluta. A competência absoluta pode se alegada em preliminar de contestação conforme caput do Artigo 64 do NCPC, mas também pode ser declarado a qualquer tempo e grau de jurisdição, assim devendo ser declarada de ofício pelo magistrado, ou por alegação das partes.

Pode mudar o foro do contrato?

A cláusula de eleição de foro é um item do contrato, no qual as partes podem definir o local em que os conflitos advindos daquele instrumento serão julgados. A escolha dessa cláusula é possível, pois o Código de Processo Civil permite a modificação da competência em razão do território, desde que não haja abusividade.

Quando no contrato tiver foro de eleição a ação possessória imobiliária será proposta no local indicado?

O foro competente será o da situação da coisa (forum rei sitae), de forma absoluta, para ação possessória imobiliária (art. 46, § 2º, do CPC: “A ação possessória imobiliária será proposta no foro de situação da coisa, cujo juízo tem competência absoluta”).

Quais os tipos de competências no direito processual do Trabalho?

651 da CLT), foro de eleição, competência absoluta e relativa.

Quais as espécies de competência absoluta na Justiça do Trabalho?

Na Justiça do Trabalho, as competências absolutas são a material e a funcional, enquanto a competência territorial é relativa.

O que é a prorrogação da competência?

A modificação de competência, também conhecida como prorrogação de competência, ocorre quando o âmbito de competência de um juiz ou tribunal é maximizado, possibilitando que aprecie e julgue processos para os quais, em regra, não seria a autoridade judiciária competente.

Onde deve ser o foro de um contrato?

Por isso, o ideal é que o “foro” seja escolhido de comum acordo entre as partes do contrato, pois, caso haja qualquer problema na relação contratual (por exemplo: o seu descumprimento, ou a vontade de rescindi-lo), a discussão deverá ser apresentada naquele local eleito, sem surpresas.

Como afastar cláusula de eleição de foro?

Ao assim decidir, a Corte de origem alinhou-se à jurisprudência deste Sodalício sobre o tema, segundo a qual a cláusula de eleição de foro, ainda que integre contrato administrativo, poderá ser afastada para fins de definição da competência do Juízo, quando a medida não implicar prejuízo para a parte.

Qual foro prevalece?

FORO DE ELEIÇÃO. PREVALECE AQUELE CELEBRADO ENTRE AS PARTES. RECURSO PROVIDO. O negócio jurídico perfeito deve ser cumprido, na exata maneira pela qual se construiu através do consentimento das partes, pois se assim não o fosse, a própria razão de ser da eleição de foro seria frívola.

Artigo anterior
Qual é a função da palavra que nesses casos?
Artigo seguinte
Quantos gramas tem em 1 colher de sopa de Nescau?