É errado falar a boca dela?

Perguntado por: Vicente Vicente de Almeida  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

Exemplos de cacofonia
De acordo com as normas cultas do português teríamos: “eu a vi no supermercado”. Já na oração “Beijou na boca dela”, a cacofonia está em “boca dela”, que pode ser entendido como “cadela”. De acordo com as normas do português teríamos: “beijou-a na boca”.

Quais são os vícios de linguagem mais comuns?

Quais os tipos dos vícios de linguagem?
  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Como identificar uma cacofonia?

Cacofonia se refere a um vício de linguagem em que ocorre a formação de um som desagradável ao ouvido quando uma expressão é construída pelas sílabas finais de uma palavra com as inicias de outra. Muito frequente na linguagem coloquial, na cacofonia expressões são formadas pela junção de sílabas com outras sílabas.

Como evitar a cacofonia?

7 truques para evitar a cacofonia em seus textos
  1. Faça uma leitura em voz alta. ...
  2. Estude a oralidade da língua. ...
  3. Adote algumas precauções. ...
  4. Conheça os cacófatos mais comuns. ...
  5. Peça alguém para revisar o seu texto. ...
  6. Reformule seu discurso. ...
  7. Familiarize-se com sinônimos. ...
  8. 6 ferramentas para ajudar na hora da revisão de textos!

O que é uma cacofonia?

Cacofonia é um vício de linguagem comum na língua portuguesa, quando uma palavra ou sílaba, em união com outras, formam expressões com sons desagradáveis ou ambíguas; com duplo significado, normalmente termos de baixo calão.

Marília Mendonça - Como faz com ela - Vídeo Oficial do DVD

21 questões relacionadas encontradas

O que é onomatopeia 5 exemplos?

O que é onomatopeia:

Esta figura de linguagem é bastante utilizada em histórias de revistas em quadrinho ou cartoons. ... Na língua inglesa, por exemplo, onomatopeias como "ai" (dor), "atchim" (espirro) e "bi-bi" (buzina), são representadas por "ouch", "atchoo" e "beep-beep", respectivamente.

É um caso de Cacofato?

O cacófato é a formação de uma palavra por uma coincidência sonora. Por exemplo: “só negam” é um cacófato, pois sua cadeia de sons forma uma outra palavra, “sonegam”.

Por que deve ser evitada a cacofonia nas produções de textos?

No entanto, a cacofonia deve ser evitada no discurso formal. ... Isso porque ela pode prejudicar a construção de sentidos, por exemplo, na produção de texto, apresentação em público, entrevista de emprego. Observe que o contrário da cacofonia é a “eufonia”, ou seja, a união de sílabas que geram um som agradável.

Porque devemos evitar os jargões?

Usar o jargão sem motivos pode prejudicar sua reputação, autoridade e poder como gerente e líder. Pense no seu público-alvo e no contexto de sua mensagem, nas palavras que você escolhe usar e se há uma maneira mais direta e acessível de transmitir sua mensagem.

Não teve do decapitou a cabeça do condenado?

Na frase “Não teve dó: decapitou a cabeça do condenado” temos uma “redundância” - letra D - que significa a repetição desnecessária de uma informação no texto, ou seja, dizer a mesma coisa duas vezes. ... É desnecessário completar o verbo decapitar, pois ele, por si só, já significa cortar a cabeça.

O que é ambiguidade é um exemplo?

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

O que é paradoxo é um exemplo?

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é ambiguidade de um exemplo?

Ele sentou na cadeira e quebrou o braço

Esse é um exemplo de ambiguidade lexical, já que a palavra braço pode assumir mais de um significado: braço da cadeira ou braço da pessoa. Na construção dessa frase não fica claro qual foi o braço quebrado. ... Ele sentou na cadeira e quebrou o próprio braço.

Quantos vícios de linguagem existem?

Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

Quais são os tipos de vícios?

São vícios da vontade: Erro, dolo, coação, estado de perigo e lesão. Já os vícios sociais consubstanciam-se em atos contrários à boa fé ou à lei, prejudicando terceiros. São vícios sociais: fraude contra credores e simulação. É uma noção equivocada sobre alguma coisa, há uma ideia distorcida de alguma coisa.

Quais os três principais vícios de linguagem jurídica?

Entre os principais vícios, temos: solecismo, barbarismo, estrangeirismo, pleonasmo vicioso, ambiguidade, cacofonia e arcaísmo.

Para que serve o jargão?

Jargão significa uma linguagem pouco compreensível, em muitos casos por ser específica de determinado grupo profissional ou sociocultural. O termo tem sua origem na palavra francesa "jargon". ... O jargão militar, por exemplo, são palavras usadas no contexto das Forças Armadas.

É correto afirmar que o jargão deve ser utilizado quando?

Jargão é uma frase, expressão ou palavra que define algo específico de um grupo profissional, social ou cultural. ... Em geral, algumas áreas, como o Direito e a Tecnologia da Informação (TI), utilizam mais jargões do que outras, dificultando o entendimento dos conceitos por parte da maioria das pessoas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Qual o vício de linguagem que se observa na frase eu não vi ela faz muito tempo?

Questão 1 – (Ufop) Qual o vício de linguagem que se observa na frase: “Eu não vi ele faz muito tempo”. Alternativa A. O solecismo é caracterizado por erros de sintaxe. No enunciado, há desvio no uso do pronome com “eu vi ele” em vez de “eu o vi”.

Qual o vício de linguagem que se observa na frase ao distribuir as maçãs contou que seria uma por cada?

Cacofonia: definição, origem do termo, exercícios - Português.

Quais são as qualidades de um bom texto?

Para que um texto tenha qualidade, é preciso respeitar alguns componentes linguísticos que são: concisão –falar de forma objetiva, desprezando-se o supérfluo; correção –a linguagem sempre deve estar de acordo com as normas gramaticais, em qualquer modalidade textual; clareza –confere ao leitor coerência, tornando o ...

Quando o Cacofato é bem usado?

É a aproximação de palavras que causam mau impacto sonoro, provocando um sentido obsceno ou ridículo. 02 – Segundo Cláudio Moreno, quando o cacófato é bem usado? Quando se objetiva fazer humor, brincadeiras. ... Pesquise em programas humorísticos, em revistas de anedotas, etc., outros exemplos de cacófatos.

O que é solecismo e exemplos?

Solecismo é um vício de linguagem caracterizado por ser um desvio gramatical que ocorre no nível sintático da língua. Trata-se de um erro muito comum que cometemos com frequência numa conversa informal. Exemplo: Vou no banheiro. (o correto seria: Vou ao banheiro.)

O que é gíria Cite exemplos?

São palavras ou frases não-convencionais segundo a norma culta, as quais são utilizadas em algumas regiões e culturas, por determinados grupos e/ou classes sociais. Por exemplo, no grupo da escola, do trabalho, dentre outros.

Artigo anterior
Qual o poder da fruta do Barba Negra?
Artigo seguinte
Quantos medicamentos podem ser prescritos em uma receita C1?