É ele que ou é ele quem?

Perguntado por: Clara Mia Simões Guerreiro  |  Última atualização: 9. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (25 avaliações)

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Qual a diferença de dele e de ele?

Quando falamos, tendemos a juntar a preposição "de" com os pronomes "ela" ou "ele". Entretanto, segundo as regras gramaticais, o termo que funciona como sujeito nunca deve ser preposicionado. Ex: Apesar de ela não ter estudado, foi bem na prova.

Como usar que quem?

O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Foi ele quem fez ou foi ele que fez?

Fui eu quem fez a caixa. Foste tu quem fez a caixa. Fomos nós quem fez a caixa. Assim sendo, podemos concluir que a forma “fui eu quem fiz” é incorreta.

De quem são ou de quem é?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. ... O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Wesley Safadão e Barões da Pisadinha - Ele é Ele, Eu Sou Eu - DVD Safadão Amplificado

37 questões relacionadas encontradas

São eles quem ou quê?

Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!

Para quem ou pra quem?

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. ... Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

Foi fulano quem fez ou que fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Foi você que fez ou foi você quem fez?

– Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez.

Fez ou fez com que?

Em relação à sua questão concreta, ambas as hipóteses são aceitáveis, embora pessoalmente prefira, neste contexto, o uso de fazer com que. Regressando ainda ao verbo fazer, será interessante verificarmos que ele pode igualmente surgir pronominalizado, com vários sentidos: Transformação – «Fez-se noite.»

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Quais são os pronomes pessoais?

Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.

Como se escreve dele ou d'Ele?

Significado de Dele

contração Junção da preposição de com o pronome pessoal ele; utilizado para substituir o pronome que já havia sido, anteriormente, referido ou mencionado: ainda estou falando dele.

O que significa delas?

Junção da preposição de e do pronome pessoal ela; indica ou substitui o pronome anteriormente mencionado: não gosto quando falam dele. Que se refere ou está na posse da pessoa com quem se fala: esta casa é sua ou dela? Etimologia (origem da palavra dela).

É hora dele chegar ou de ele chegar?

Como o sujeito não deve ser preposicionado, não se deve contrair a preposição com o pronome-sujeito ou com artigo que anteceda o sujeito: É hora de ele chegar, Apesar de o amigo tê-lo convidado... (aqui, o amigo é sujeito de ter convidado).

Sou eu que ou sou eu quem?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

É você que faz ou quem faz?

A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.

Qual o correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Qual a diferença entre Foi e fui?

Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.

Foi eu quem fez o bolo?

Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na frase que estamos usando como exemplo (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”. Concluindo, de acordo com a norma culta da língua portuguesa, você pode falar “Fui eu quem fez” ou “Fui eu que fiz”, mas nunca “Fui eu quem fiz”.

Foram eles quem fez aquilo?

A construção correta é quem fez. Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos.

Qual é o certo pra ou para?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. Pode ser utilizada com vários significados indicando, entre outros, direção, oposição, finalidade, propriedade, utilidade, etc.

O que é um Pra?

preposição Forma reduzida da preposição "para" ou de sua junção com os artigos definidos (o, a, os, as) e/ou com seus pronomes homônimos (pra, pro, pras, pros). Muito usada no português brasileiro tanto em sua variedade oral quanto escrita.

Quem é pronome relativo ou indefinido?

Quem é pronome relativo indefinido. Isso acontece quando “quem” substitui “a pessoa que“: – Deus abençoa a pessoa que aprende a compartilhar. Quando “quem” for pronome relativo indefinido, terá duas funções sintáticas: a referente a “pessoa” e a referente a “que“.

Artigo anterior
O que significa bom axé?
Artigo seguinte
Em que ano o Cravity debutou?