Como usar não só mas também?

Perguntado por: Patrícia Sofia Campos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

A vírgula emprega-se não só para separar elementos de uma oração (por exemplo, para isolar o aposto («Ele, o ilustre professor Casinhas…») mas também para separar orações de um período («O professor Casinhas sentou-se, abriu o livro e folheou as páginas»).

Como usar o não só mas também?

Quando tivermos não apenas a locução "mas" mas também uma construção que some ideias, como o "mas também", a vírgula é facultativa. Exemplos: Naquele ano, não só o Palmeiras mas também o Corinthians foram desclassificados.

Como usar e também?

Também é um advérbio na língua portuguesa e pode ter diferentes significados, de acordo com o contexto em que for inserido. Normalmente, este advérbio é utilizado para expressar a ideia de comparação, equivalência ou similitude. Exemplo: “Tu não foste ao cinema comigo e eu também não irei ao teatro contigo”.

Quando usar vírgula com também?

A vírgula colocada antes dos advérbios também e especialmente está, nos casos apresentados, correta. Estes advérbios incidem sobre a oração subordinada com uma função focalizadora ao mesmo tempo que contribuem para a coesão interfrásica, funcionando como conectores.

Como também ou Mas também?

mas também, não só... como (também) são locuções conjuncionais correspondentes a uma expressão descontínua e estabelecem uma coordenação binária (com não mais de dois termos coordenados). O nexo semântico é o de adição entre esses dois termos.

RIPADO PRETO - EM PRODUCAO - SAIBA COMO É FEITO

18 questões relacionadas encontradas

O que substitui Mas também?

6 mas, porém, todavia, contudo. Exemplo: Ontem ele não estudou, também hoje passou o dia estudando.

Qual é o sentido de Mas também?

Indica adição; e até (geralmente antecedido por não só).

Tem vírgula antes do E também?

2. Também não se usa a vírgula antes da conjunção “e” em enumerações ou em orações coordenadas com o mesmo sujeito. Por exemplo: Fui à feira comprar maçã, banana, laranja e caqui. / Maria Luísa saiu cedo de casa e só voltou à tarde.

Onde colocar o também?

conjunção E, nem, não; liga termos e/ou orações de mesma função: assinou a confissão, também, se não assinasse, seria preso. Mas, porém; além de unir termos ou orações de mesma função, acrescenta uma informação oposta: ela não cantou na semana passada, também, nesta semana, cantou durante horas seguidas.

Como também exemplos?

Aditivas: dão a ideia de adição, acréscimo, como: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como. Exemplos: O agricultor colheu o trigo e o vendeu. Não aprovo nem permitirei essa falta de educação.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Pode colocar vírgula depois do e?

Veja este exemplo: “Maurício ficou famoso e, tendo muito dinheiro, fez muitos amigos”. Temos um novo termo intercalado que, se fosse retirado, não perderia sentido na oração como um todo. Dessa forma, a vírgula pode ser utilizada depois do “e”. “Luana entrou e, assustada, logo pediu desculpas”.

Qual o sentido da conjunção não só?

1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só...

Como também em frases?

Exemplos de frases com conjunções aditivas

Gosto muito dele, bem como gosto muito de você. Não só visitei a Torre Eiffel, como também visitei o Museu do Louvre.

Quais são conjunções aditivas?

Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivas
  • e.
  • nem.
  • bem como.
  • não só (...) mas [também]
  • não apenas (...) como [também]
  • não somente (...) como [ainda]

Como é que se escreve também?

Como se escreve também? A forma correta de escrever a palavra é com acento agudo na última vogal. Sem segredo, simples assim.

Quando se usa o MAS?

Atenção: más é a forma plural do adjetivo “má”. Ela é muito má (boa). Elas são más (boas).
...
MÁS: adjetivo
  1. As atitudes deles eram extremamente más.
  2. As atitudes deles eram extremamente boas.
  3. As madrastas foram consideradas más.
  4. As madrastas foram consideradas boas.

É certo escrever mas também?

Mas é usado principalmente como conjunção adversativa, indicando uma ideia de oposição. Pode ser substituído por porém, todavia, contudo. Além de conjunção, mas também pode ser um substantivo comum ou um advérbio.

Quais são os tipos de conjunção?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Quais são as 5 conjunções coordenativas?

Conjunções coordenativas
  • aditivas;
  • adversativas (oposição);
  • alternativas;
  • conclusivas;
  • explicativas.

Quais as conjunções adversativas?

Neste artigo vamos nos ater somente às conjunções coordenadas adversativas, que são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto e não obstante. Sem dúvidas você costuma utilizá-las com frequência no seu dia a dia, especialmente se está se preparando para o Enem e outros processos seletivos.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Como também é conjunção?

As conjunções coordenativas aditivas são responsáveis pela união entre duas ou mais orações com a intenção de exprimir ideia de acréscimo ou adição de uma informação. Exemplos: ainda, mais, e, também, nem (e não), não só, mas também, como também, bem como, quanto (depois de tanto), além de (disso, disto, aquilo), etc.

Artigo anterior
Qual o melhor horário para tomar topiramato para enxaqueca?
Artigo seguinte
Quem tem que pagar foro?