O que precisa para passar um imóvel para meu nome?
Perguntado por: Rita Fabiana Guerreiro | Última atualização: 21. Juni 2025Pontuação: 5/5 (59 avaliações)
- IPTU;
- Matrícula Atualizada do Imóvel;
- Certidão do Cadastro no Município;
- Certidões negativas de ônus e ações, assim como, certidão negativa de débitos municipais do imóvel;
- Declaração assinada pelo síndico da inexistência de débitos pendentes (para o caso de condomínios).
O que eu preciso para transferir um imóvel para o meu nome?
- escritura pública de venda ou contrato de financiamento assinado;
- certidão de estado civil dos compradores e vendedores;
- guias de ITBI e comprovantes de pagamento;
- documentos de identificação pessoal.
Quanto custa a transferência de um imóvel para o meu nome?
O valor de transferência de imóvel total pode chegar a até 2% do valor venal da propriedade, em que: O inventário custa, em média, 12% do valor venal do imóvel; O ITCMD custa, em média, 8% do valor venal do imóvel; Registros em cartório custam, em média, 2% do valor venal do imóvel.
O que é preciso para transferir um imóvel para outra pessoa?
Como fazer a transferência de um imóvel? A transferência de um imóvel é feita por meio de uma escritura pública, em que é atestado o desejo de ambas as partes de vender ou doar o bem. Mas a transferência só tem validade legal quando a escritura é devidamente registrada em um Cartório de Registro de Imóveis.
Como passar a escritura de um imóvel para meu nome?
Depois de realizar a escritura, é necessário registrá-la para que por fim ocorra a transferência do imóvel para seu nome. Ela deve ser registrada no cartório de registro de imóveis onde se encontra o imóvel e altera o histórico do bem informando quem é o novo proprietário.
COMO TRANSFERIR A ESCRITURA DO IMÓVEL PARA MEU NOME. PASSAR A ESCRITURA PARA MEU NOME NO CARTÓRIO
O que pode impedir a transferência de um imóvel?
Situações como: imóvel pertencente a terceiro; erros na identificação do proprietário ou descrição do imóvel, são exemplos de problemas que podem impedir a transferência da propriedade do imóvel.
O que é mais caro escritura ou Registro de Imóveis?
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório. Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.
Quanto custa uma escritura de um imóvel de 100 mil reais?
Registro da compra do imóvel
O custo do registro é a soma de diversas taxas que vão variar de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, varia de R$ 1.131 (imóveis de R$100 mil) a R$ 2.636 (imóveis acima de R$ 1 milhão).
Qual o valor de uma escritura de um imóvel de 400 mil?
Pensando em uma casa que vale R$ 400 mil, por exemplo, o valor da escritura ficaria entre R$ 8 mil e R$ 12 mil. No entanto, os custos não param por aí: é preciso pagar a taxa do registro, que costuma ser bem mais baixa, e o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que custa entre 2% e 3% do valor venal do imóvel.
Quanto tempo demora para fazer a escritura de um imóvel?
Regra geral, o prazo p/ registro é de 30 dias, ou seja, após "dar entrada" em um documento no Cartório de Registro de Imóveis, o mesmo deve estar registrado dentro de 30 dias (art. 188 da Lei 6.015/73).
Quanto fica a escritura de um imóvel de 200 mil?
Em geral, é cobrado um percentual definido entre 2% e 3% do valor venal ou real do imóvel. Para saber ao certo o valor venal de seu imóvel, o ideal é consultar diretamente a Prefeitura. Se um imóvel vale R$ 200 mil, por exemplo, e a taxa é de 3%, o registro irá custar R$ 6 mil.
Quanto custa uma escritura no cartório?
Em média, os custos para elaboração da escritura pública ficam entre 1% e 3% do valor do imóvel. A taxa é definida pelo Poder Judiciário do Estado e deve ser paga no Cartório de Notas. Além disso, é importante considerar outras taxas, como as cobradas pelo cartório, que podem variar de acordo com a região.
Quanto custa a escritura de um imóvel de 600 mil?
Registro: para um imóvel de R$ 600 mil, o registro de imóvel com previsão de 01 ato de registro com valor declarado + emissão de certidão de matrícula ao final teria um custo R$ 3.032,34.
De quem é a responsabilidade de transferir o imóvel?
Ao comprador incumbem as providências para a transferência do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
Quem paga a taxa de transferência do imóvel?
A resposta é direta e só é feita de forma diferente se houver um acordo entre o vendedor e o comprador. “Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura” .
Qual é o valor de um inventário?
No entanto, é possível dizer, em média, no cálculo de quanto custa o inventário de um imóvel, considera-se que de 11% a 13% da herança é um percentual razoável. Imagine que um familiar deixe um patrimônio de R$ 1 milhão, por exemplo. Nesse caso, se a família gastar 12% com o inventário, terá um custo de R$ 120.000.
Quanto custa 1 escritura de imóvel?
Normalmente, a taxa da escritura gira em torno de 2% a 3% do valor do imóvel. Para visualizar a variação, vamos ver um exemplo comparativo: A escritura de um imóvel em São Paulo na faixa de R$ 70.720,01 até R$ 106.080,00 tem o valor de R$ 2.057,60.
Quanto fica a escritura de um imóvel de 250 mil?
Desta forma, caso o comprador compre um imóvel por 250 mil reais mas informa na escritura pública que seu valor é de 50 mil reais, futuramente, mesmo vendendo esse imóvel pelos mesmos 250 mil, sem obter lucro nenhum de fato, terá que pagar 15% sobre os 200 mil que lucrou tecnicamente com a venda.
Qual o custo para ITBI e registro em cartório?
Seu valor varia entre 2% a 3% sobre o valor venal ou de mercado, dependendo de cada prefeitura e também do valor do imóvel, sendo que há algumas exceções para pessoas jurídicas ou imóveis que se enquadrem no Minha Casa, Minha Vida e programas sociais.
Tem como fazer escritura de graça?
Para conseguir gratuidade nos cartórios é preciso comprovar insuficiência de recursos para pagar as despesas. No âmbito judicial, essa possibilidade está prevista somente quando há um processo em curso que exige algum documento emitido pelo tabelionato.
Quanto cobra um advogado para fazer uma escritura pública?
Quanto o advogado cobra para fazer uma escritura? Na intervenção de um advogado(a) para a solução de qualquer assunto de forma extrajudicial, os honorários mínimos normalmente não serão menores de R$2.000,00. Porém, esse valor é uma estimativa e pode variar de acordo com cada regularização.
Qual é o valor de uma escritura particular?
Os valores da escritura de imóvel podem variar entre R$ 1 mil, podendo chegar até R$ 10 mil. Isso porque cada estado possui regras específicas sobre sua tributação cartorial, que inclui os custos da escritura de imóvel. Além disso o preço da sua escrituração depende do valor total do bem.
Qual é o documento mais importante de um imóvel?
O documento de compra e venda de um imóvel mais importante é o comprovante de identidade, que pode ser o RG ou a CNH. Com esses documentos, é possível identificar quem está comprando o imóvel e assim garantir a segurança da transação.
Qual documento mais importante de uma casa?
4. Registro do Imóvel. O Registro do Imóvel é o primeiro e mais importante documento de uma propriedade. Ele contém informações detalhadas sobre o bem, incluindo sua descrição física, situação jurídica e histórico de transações imobiliárias.
Quanto o cartório cobra para fazer escritura de imóvel?
A taxa de escritura para o Cartório de Registro de Imóveis, cujo valor corresponde de 2% a 3% do valor do imóvel, de acordo com o estabelecido por cada município.
Quem tem pedra nos rins pode comer banana?
Porque o profissional do futuro precisa ter habilidades socioemocionais?