É devido a multa de 40% do FGTS no contrato de experiência?

Perguntado por: Yasmin Castro  |  Última atualização: 12. April 2025
Pontuação: 4.1/5 (13 avaliações)

Quando a empresa opta pela demissão sem justa causa no período de experiência, ela precisa pagar ao trabalhador: o valor do décimo terceiro proporcional ao tempo trabalhado; 40% de multa sobre o FGTS; férias proporcionais somadas a ⅓ e ainda uma indenização.

Tem multa de FGTS no contrato de experiência?

No contrato de experiência são devidas as seguintes verbas rescisórias: saldo de salário, 13º salário proporcional, férias proporcionais acrescidas de 1/3 constitucional, saque do FGTS. Porém, o empregado não tem direito ao aviso prévio nem a multa de 40% sobre os depósitos do FGTS.

Quem é demitido no período de experiência tem direito a FGTS?

Demitido por Justa Causa Durante o Período de Experiência: Neste caso, o trabalhador só tem direito ao saldo de salário pelos dias trabalhados, salário família e saldo do FGTS, sem possibilidade de saque.

Não é devida à multa de 40% do FGTS quando da rescisão antecipada do contrato por parte do empregador?

Nos termos do art. 14 do Decreto n.º 99684 /90, a rescisão antecipada do contrato de experiência pelo empregador, sem justa causa, faz com que a multa igual a 40% do montante dos depósitos do FGTS é de aplicação compulsória, sem prejuízo da indenização prevista no art. 479 da CLT .

Quem é mandado embora na experiência tem direito a multa rescisória?

Consequentemente, o empregado pode ter de pagar à empresa uma multa/indenização, cujo teto é a metade do salário que o trabalhador deveria receber passado o período de experiência.

Quebra do Contrato de Experiência - Como Calcular a Rescisão

29 questões relacionadas encontradas

Como funciona o FGTS no contrato de experiência?

O seu FGTS deverá ter sido depositado em conta vinculada de acordo com o tempo trabalhado, e você poderá efetuar o saque do saldo disponível. A empresa deverá pagar a multa de 40% sobre o valor do saldo do FGTS depositado.

Quais os direitos no término do contrato de experiência de 45 dias?

Se o término do contrato ocorrer a termo na data determinada, ao final dos 45 dias, o trabalhador receberá o saldo salarial, 13º salário, férias acrescidas de 1/3 e pode sacar os depósitos do FGTS.

Como funciona a multa do contrato de experiência?

A multa por quebra de contrato de experiência pode corresponder a 50% da remuneração calculada sobre os dias restantes para o término do contrato. Dizemos que “pode”, porque tudo depende se essa cláusula foi definida em contrato. Caso não, nenhuma das partes poderá cobrar o pagamento da multa.

Como funciona a rescisão antecipada do contrato de experiência?

Basta que quem quiser rescindir o contrato avise com 30 dias de antecedência. Essa cláusula é uma condição que beneficia tanto o empregado quanto o empregador, ao dar mais liberdade para eles terminarem o contrato sem prejuízo.

Quanto é a multa por quebra de contrato de experiência?

Nesse caso, a multa é aplicada no valor máximo de 40% sobre o saldo do FGTS. Desse modo, se um colaborador é demitido sem justa causa e tem, no saldo do FGTS o valor de R$ 5.000, por exemplo, o valor da multa será: Multa rescisória = Saldo do FGTS x 0,40.

Quem trabalha menos de 3 meses tem direito a aviso prévio?

Na prática, ele funciona de forma muito simples: todos os colaboradores que tiverem menos de 1 ano de trabalho na empresa terão o direito dos 30 dias do aviso prévio.

O que acontece se eu sair da empresa no período de experiência?

Sendo assim, de acordo com os entendimentos doutrinários e jurisprudenciais, caso o empregado manifeste seu interesse em rescindir antecipadamente o contrato de experiência, terá direito de receber as seguintes verbas: (i) saldo de salário; (ii) 13º salário proporcional; (iii) férias proporcionais, acrescidas do terço ...

O que deve ser pago no término de contrato de experiência?

O artigo 479 dispõe que o empregador que demitir funcionário em contrato de experiência sem justa causa deverá pagar, além do período trabalhado, metade do valor da remuneração a que o trabalhador teria direito até o fim do contrato. Isso, a título de indenização.

Quais são os direitos do trabalhador no término de contrato de experiência?

Conclusão. O contrato de experiência garante os mesmos direitos trabalhistas a um funcionário fora da experiência. A vantagem deste é que no termino do prazo de 90 dias, a empresa pode escolher não seguir com a contratação por prazo indeterminado sem custos rescisórios.

Como calcular rescisão de contrato no período de experiência?

Como fazer o cálculo rescisão no contrato de experiência de 45 dias?
  1. 40% do FGTS;
  2. Saldo de salário;
  3. 13° salário proporcional;
  4. Férias proporcionais acrescidas de 1/3;
  5. E indenização que equivale à metade do que receberia no restante do período de experiência restante.

Qual o valor do acerto de 3 meses de experiência?

Qual o valor do acerto de 3 meses trabalhados? – o trabalhador receberá todos os dias trabalhados no mês da rescisão de contrato. Para saber quanto receberá, divida o valor do salário por 30 e multiplique pelo número de dias trabalhados.

O que acontece se o empregado romper o contrato de trabalho por prazo determinado antes do tempo?

Da mesma forma caso o empregado venha a rescindir o contrato por prazo determinado antes do prazo contratual de seu encerramento, a rescisão antecipada enseja na obrigação de o empregado indenizar a empresa pelos prejuízos resultantes de seu pedido de demissão, limitado à metade da remuneração a que teria direito até o ...

Como é o cálculo da multa pela antecipação do fim de contrato de experiência?

Para o Funcionário que esteja em experiência seja por 30 dias + 60 dias ou 45 dias + 45 dias e desejar rescindir o contrato antes do prazo é necessário o pagamento de uma multa, cujo valor corresponde a 50% do total de dias que ele ainda deveria trabalhar e receber.

Quem trabalha 3 meses tem direito a rescisão?

Sim! Sim! Não se preocupe! Segundo as leis trabalhistas, um trabalhador contratado em regime de experiência, tem direito a rescisão do contrato de trabalho.

Quando o funcionário pede demissão no período de experiência?

Para pedir demissão durante o período de experiência, o empregado deve entregar uma carta de demissão ao empregador, com antecedência mínima de 3 dias.

Como sacar o FGTS após término de contrato de experiência?

Como solicitar o saque do FGTS? Ao término do contrato de trabalho, é obrigação do empregador comunicar à Caixa. Nesses casos, o trabalhador poderá sacar o benefício em até cinco dias úteis, levando a documentação exigida a uma agência CEF.

O que acontece se eu sair antes dos 3 meses de experiência?

Portanto, o empregado que deseja encerrar antecipadamente o contrato de experiência terá direito de receber, com exceção do FGTS + multa de 40%, as seguintes verbas: (i) saldo de salário; (ii) 13º salário proporcional; (iii) férias proporcionais, acrescidas do terço constitucional.

Quanto tempo a empresa tem para pagar rescisão de contrato de experiência?

Qual é o prazo para os pagamentos das verbas rescisórias no período de experiência? Independentemente de quem aciona a demissão, o pagamento das verbas rescisórias deve ser feito em até dez dias úteis, a partir da data do término do contrato.

Quantas faltas pode ter no período de experiência?

Quantas vezes pode faltar no trabalho? A CLT não define um número mínimo e tolerável de faltas injustificadas que uma empresa deve aceitar. Na verdade, a legislação não prevê nenhuma orientação nesse sentido.

Como funciona a experiência de 3 meses?

O contrato de experiência tem validade máxima de 90 dias, tornando-se um contrato por prazo indeterminado após o final desse período. Como você já pôde entender até aqui, a sua finalidade é para que o empregado e o empregador analisem mutuamente se decidirão pela efetivação.

Artigo anterior
Onde Nix vive?
Artigo seguinte
Qual é o tipo de tecido viscolycra?