É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir de qual idade?

Perguntado por: Flávio Leal  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

9.394/1996 (LDB), reafirmando a obrigatoriedade da disposta pela Constituição (art. 208). A norma determina ainda, em seu art. 6º que é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade.

É dever dos pais ou dos responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos seis anos de idade?

30, II) e o ensino fundamental obrigatório inicia-se aos 6 anos de idade (art. 32, caput). Em consequência, é dever dos pais ou dos responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade (art. 6º).

É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos quatro anos de idade?

As crianças brasileiras devem ser matriculadas na educação básica a partir dos quatro anos de idade. Para atender essa obrigatoriedade — a matrícula cabe aos pais e responsáveis —, as redes municipais e estaduais de ensino têm até 2016 para se adequar e acolher alunos de 4 a 17 anos.

É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores a partir dos sete anos de idade no ensino fundamental?

6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental. Art.

Como se deu a obrigatoriedade da matrícula na Educação Infantil?

Segundo o MEC, "a obrigatoriedade da educação básica dos 4 aos 17 anos decorre da Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. A mesma EC garante que a medida deverá ser implementada progressivamente, até 2016".

Mec define idade da criança para a entrada no Ensino Infantil e Fundamental

31 questões relacionadas encontradas

Como se deu a obrigatoriedade da matrícula na educação infantil tendo em vista os fundamentos legais e como está definida a responsabilidade dos pais?

A Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, alterou o inciso II do artigo 4º da LDB, buscando adequá-lo ao texto constitucional, e também o inciso I, para afirmar que o dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos quatro aos 16 anos.

Quando é obrigatório matricular a criança na escola?

Antigamente, o ensino era considerado obrigatório a partir dos seis anos. Porém, desde 2013, toda criança que completa quatro anos até 31 de março do ano letivo em questão deve estar matriculada na Educação Infantil.

Quem pode matricular um menor na escola?

Quem pode realizar a matrícula escolar da criança? Os pais ou os responsáveis pela criança é que estão aptos a realizar a matrícula dela em uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada.

O que pode acontecer com os pais ou responsáveis de uma criança em idade escolar de acordo com a LDB se eles não matricularem a criança na escola?

Em virtude da pandemia da Covid-19, muitos pais e responsáveis ainda estão receosos em matricular os filhos nas escolas para o ano letivo de 2021. No entanto, de acordo com o Código Penal, não matricular os alunos, seja na rede pública ou particular, pode caracterizar crime de abandono intelectual.

Qual idade obrigatória para Educação Infantil?

Educação infantil tornou-se obrigatória a partir dos quatro anos de idade. O governo federal publicou em Diário Oficial uma nova lei que altera as diretrizes e bases da educação nacional e determina o ingresso obrigatório de crianças a partir dos quatro anos de idade na escola.

O que diz a LDB sobre matrícula?

Art. 6º É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dos sete anos de idade, no ensino fundamental. VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio.

É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que completam 4 ou 5 anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula?

§ 2º É obrigatória a matrícula na pré-escola, segunda etapa da Educação Infantil e primeira etapa da obrigatoriedade assegurada pelo inciso I do art. 208 da Constituição Federal, de crianças que completam 4 (quatro) anos até o dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula inicial.

Quando a escola pública pode negar matrícula?

O acesso não pode ser impedido a qualquer criança ou adolescente. Todos possuem o direito à matrícula em escola pública ou particular. Existindo a recusa em razão de preconceito de raça, caracteriza-se, neste caso, uma infração penal.

De quem é a responsabilidade pela oferta da Educação Infantil de acordo com a Ldben?

De acordo com o livro-base: “Os dispositivos da LDBEN [...] determinam que a oferta da educação infantil em creches e pré-escolas é de responsabilidade dos municípios” (livro-base, p. 69).

Qual a penalidade atribuída aos pais ou responsáveis pelo não cumprimento da matrícula dos filhos na escola?

O Art. 55 diz que cabe aos pais ou responsáveis, a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Portanto, quando assim não o fazem, comete-se o abandono intelectual que pode ter como consequência a perda do poder familiar sobre aquela criança ou adolescente.

Por que é dever dos pais ou responsáveis colocarem os filhos na escola?

Os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino. Ademais, a presença da família de forma ativa na educação das crianças, aumenta consideravelmente o rendimento escolar, visto que fortalece o interesse dos pequenos, elevando a importância da educação em suas vidas.

O que acontece se uma pessoa menor de idade parar de estudar?

O QUE DIZ A LEI

No artigo 246, o Código Penal define como abandono intelectual do menor de idade, deixar, sem justa causa, de prover à instrução primária de filho em idade escolar, com previsão de pena de detenção, de 15 dias a um mês, ou multa.

Como virar responsável legal de um menor?

O responsável deverá estar presente na 2ª Fase portando original e cópia do CPF e da Identidade, e apresentar uma cópia do comprovante de residência que fará parte do seu cadastro. Os emancipados na forma da Lei se obrigam a apresentar uma cópia da respectiva certidão. Tag: Responsável Legal.

O que é preciso levar para matrícula escolar?

Se a escolha feita seja pela matrícula online, os pais ou responsáveis precisarão dos seguintes documentos:
  • Documento de identificação com foto, RG;
  • CPF;
  • E-mail válido do responsável;
  • Comprovante de residência;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de vacinação do estudante atualizado.

O que é preciso para se matricular em uma escola de ensino médio?

Os documentos necessários são: uma foto 3x4; cópia legível e autenticada da Carteira de Identidade/RG; cópia legível e autenticada do CPF (CIC); cópia legível e autenticada do título de eleitor; cópia legível e autenticada do último comprovante de votação; se estudante do sexo masculino, cópia legível e autenticada do ...

Como a educação infantil era vista no passado?

Antigamente a educação infantil era pouco apreciada no mundo todo, não diferente aqui no Brasil, quando surgiram as instituições de educação infantil eram resumidamente um “depósito de crianças”, onde só cuidavam e não educavam, ou seja, as crianças não tinham contato algum com o conhecimento, não tinham ensino- ...

Como é vista compreendida a educação infantil na Constituição de 1988 e na LDB?

Tal previsão encontra-se no artigo 29 da LDB ao dispor que a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Como se deu a abertura da escola as camadas populares e qual a sua relação com a educação infantil?

NA década de 80, com a abertura política, houve pressão por parte das camadas populares para a ampliação do acesso à escola. A educação da criança pequena passa a ser reivindicada como um dever do Estado, que até então não havia se comprometido legalmente com essa função.

O que fazer quando a escola não aceita a matrícula da criança ou adolescente?

Procure também a Diretoria da Escola, a Delegacia Regional de Ensino do Ministério da Educação de sua cidade, a Secretaria Municipal de Educação, o Ministério Público ou alguma organização não-governamental que atue nessa área. Caso a escola continue a negar a matrícula, procure orientação de um advogado.

O que fazer quando não consegue vaga na escola?

Então, caso você tente matricular seu filho na escola e o pedido seja negado por falta de vaga, é preciso recorrer ao conselho tutelar e, posteriormente, caso não solucionado, a segunda medida é acionar o judiciário.

Artigo anterior
Qual a diferença entre incapacidade parcial e permanente?
Artigo seguinte
Qual a diferença Naridrin e Naridrin 12h?