É correto usar vez que?

Perguntado por: Íris Pinheiro de Moura  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (60 avaliações)

Segundo recomendam os estudiosos do nosso idioma, a locução correta é UMA VEZ QUE [com artigo] e não “VEZ QUE”.

Qual o correto uma vez que ou VEZ QUE?

A forma “vez que” não existe na escrita. Não sei, no entanto, se, no meio jurídico, em relação à oralidade, é comum o uso dessa expressão (acredito que não). A forma adequada é “uma vez que”.

O que substituir uma vez que?

27 sinônimos de uma vez que para 2 sentidos da expressão uma vez que: Visto que: 1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que.

Como usar vírgula em uma vez que?

· Orações adjetivas explicativas

Nesse caso, o uso da vírgula é fundamental para a desambiguação do sentido, uma vez que, sem essa separação, a oração passa a ser restritiva, como é possível perceber a seguir: Os artistas, que são vaidosos, costumam exagerar nos gastos pessoais.

Quando se usa sendo que?

Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, o gramático Napoleão Mendes de Almeida salienta que sendo que tem o sentido equivalente a “desde que”, “uma vez que”, “já que”, “visto que”, “como”, entre outras conjunções causais.

EM VEZ DE ou AO INVÉS DE? Quando usar um ou outro?

41 questões relacionadas encontradas

Vai vírgula depois do Sendo que?

Por conseguinte, eles apresentam sugestões de substituição de “sendo que” por E (opção A) ou por ponto e vírgula (opção B) ou por outra construção. Para atender à recomendação, vamos ver três frases de exemplo: O enfoque é outro, sendo que a justiça constitui a legitimação da norma.

É correto dizer está sendo?

Não é correto. Isso é um vício de linguagem denominado "gerundismo". A expressão estarão sendo pode ser substituída por serão sem prejuízo linguístico.

Tem vírgula antes de de modo que?

«Os componentes físicos determinantes para as características metrológicas devem ser concebidos de modo que possam ser protegidos contra a fraude.» Parece-me que a primeira frase fica melhor/correcta com uma vírgula antes da expressão «de modo que», enquanto a segunda frase fica melhor/correcta sem vírgula.

Vai vírgula antes de que?

Usamos vírgula antes de “que” quando a oração iniciada por esse “que” acrescenta ao antecedente a que se refere uma informação acessória, dispensável ao sentido essencial da frase. No caso 1, a vírgula indica que eu tenho uma única blusa vermelha, e estou acrescentando a informação de que ela está no varal.

O que posso substituir por sua vez?

1 por seu turno, por sua parte, por seu lado, no que lhe diz respeito, no que lhe respeita, no que lhe concerne, no que lhe toca. Exemplo: As informações foram passadas ao diretor que, por sua vez, decidiu escondê-las.

O que significa a expressão posto que?

“Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica. Ou seja, equipara-se a expressões como “ainda que”, “embora”, “mesmo que”. A ideia que ela transmite, portanto, não é de explicação.

Qual o sinônimo da palavra visto que?

12 sinônimos de visto que para 1 sentido da expressão visto que: Dado que: 1 dado que, uma vez que, já que, como, porque, por causa de, em virtude de, posto que, porquanto, na medida em que, sendo que, em consequência de. Exemplo: Visto que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

Qual é o sentido de ainda que?

A expressão ainda que é uma locução conjuncional constituída pelo advérbio ainda e a conjunção que. Esta expressão introduz orações subordinadas adverbiais concessivas, exprimindo oposição ou restrição ao que é dito na frase subordinante.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que significa a expressão desde que?

Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».

Tem vírgula antes do pronome relativo QUE?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA.

Quando se usa o pronome relativo QUE?

O pronome relativo que é o de mais largo emprego, chamado de relativo universal, pode ser empregado com referência a pessoas ou coisas, no singular ou no plural. Não conheço o rapaz que saiu. Gostei muito do vestido que comprei. Eis os ingredientes de que necessitamos.

Qual a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Tem vírgula depois de advérbio de modo?

Você só colocará o advérbio de modo (terminado em “-mente”) entre vírgulas se quiser dar ênfase especial ao que ele expressa, por exemplo: Ontem, infelizmente, não nos encontramos no colégio. As cores azul e verde correspondem, respectivamente, aos grupos 10 e 11.

Quando não se usa vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Pode ser Tá certo?

Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.

Está sendo e gerundismo?

Atualmente, denomina-se gerundismo ao uso inadequado do gerúndio, à mania exaustiva do uso do gerúndio em situações em que esta forma é desnecessária. Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.

Qual é o advérbio de ainda?

Ainda é tradicionalmente classificado como um advérbio de tempo (ver Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1984, pág. 539). Pode ocorrer antes ou depois do verbo (idem, pág. 542): «ainda preparava» = «preparava ainda».

Qual é a conjunção de embora?

Conjunções Concessivas

São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

Artigo anterior
Quantos heróis a Marvel tem no total?
Artigo seguinte
Qual é o lado negativo de Peixes?