É correto usar tanto quanto?

Perguntado por: Valentim Gil Barbosa Ribeiro Rocha  |  Última atualização: 20. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (57 avaliações)

As expressões tanto quanto e tanto como estão corretas e são sinônimas.

Quando usar a expressão um tanto quanto?

A expressão tanto... quanto estabelece a coordenação de dois elementos, apresentados de igual forma, sem preponderância de algum destes elementos. O sujeito da oração são esses dois elementos adicionados, justificando-se assim também o uso do verbo no plural. Exemplos com tanto...

E enquanto ou em quanto?

As duas hipóteses existem na língua portuguesa e estão corretas. Contudo, têm significados diferentes, devendo ser usadas em situações diferentes. A palavra enquanto, escrita de forma junta, transmite a ideia de tempo, proporção e conformidade.

Tem vírgula antes do quanto?

É o que ocorre com o emprego da vírgula na construção de uma estrutura com o uso de tanto (...) ... quanto. Nesta situação, a construção correta é sem o uso da vírgula.

Quanto E quanto usa vírgula?

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

O CORRETO É "ESTE" OU "ESSE"?

20 questões relacionadas encontradas

Quando usar vírgula exemplo?

A vírgula é usada para assinalar a omissão de palavras, sendo maioritariamente utilizada na omissão do verbo. Exemplo: Vamos de carro; eles, de ônibus. Truque: A vírgula é usada em alguns casos para substituir uma palavra que já tenha sido usada na frase.

Quando usar vírgula exemplos?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc. Exemplo: O Flamengo é o campeão do Brasileirão de 2019, ou seja, venceu vários jogos para se consagrar como o melhor time do ano.

Tem vírgula depois de de fato?

Resposta: De fato, em Só Vírgulas – método fácil em vinte lições acabei mencionando “tanto mais..., (quanto) menos” (14ª Lição) e deixei de fora a locução “tanto... quanto/como”, embora ela se encontre em frases do livro (exemplos 1 e 2 abaixo).

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

O que quer dizer por enquanto?

1. Indica duração em simultaneidade; durante o tempo em que (ex.: enquanto estive em casa, o telefone não tocou).

Como se escreve quando ou guando?

substantivo masculino [Botânica] Arbusto da família da leguminosas, do gênero Cajanus cajan, com flores amareladas e vagens lineares, largamente cultivado por suas sementes comestíveis e com propriedades terapêuticas, também usado como alimento para o gado; andu, anduzeiro, ervilha-de-angola, guandeiro.

Quando o quanto?

a) Quanto, quantos e quantas: são pronomes relativos que seguem os pronomes indefinidos "tudo", "todos" ou "todas". Atuam principalmente como sujeito e objeto direto. b) Como e quando: exprimem noções de modo e tempo, respectivamente. Atuam, portanto, como adjuntos adverbiais de modo e de tempo.

Quanto a quanto a crase?

A expressão “quanto a”, que significa “no que se refere a” ou “relativamente a” é composta de dois vocábulos, sendo o último uma preposição “a”, o que a torna uma locução prepositiva. Como é acompanhada da preposição a, quando a expressão quanto se ligar a um substantivo feminino determinado, o “a” será craseado.

Por que junto ou separado?

já o porquê, explicativo, é o porquê da resposta. Aquele que se escreve sempre junto (porque), visto que substitui a conjunção “pois” ou, na sua versão causal, “como”. Esse porquê tem como particularidade nunca ser acentuado; e.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Porque no sentido de pergunta?

Porque (junto e sem acento)

Trata-se de Conjunção Explicativa ou Causal utilizada para responder a qualquer pergunta, dúvida ou questionamento. Seu efeito de sentido é equivalente a “pois”, “uma vez que”. Exemplos: Não estou vindo trabalhar porque fiquei adoecido.

Tem vírgula depois de em breve?

O emprego de vírgula após “Em breve” (l. 16) justifica-se por isolar adjunto adverbial anteposto, ou seja, deslocado de sua posição tradicional.

Qual palavra substitui fato?

2 acontecimento, ocorrência, sucedido, episódio, circunstância, situação, caso, evento, lance, ato, conjuntura, acontecido, sucesso, feito, peripécia. Exemplo: Acredite que a sua promoção já é um fato consumado. Vestimenta: 3 vestimenta, roupa, indumentária, veste, traje, fatiota, indumento, vestuário, trajo, terno.

O que significa um fato?

Significado de Fato

Coisa cuja realidade pode ser comprovada; verdade, realidade: "contra fatos não há argumentos". [Jurídico] O que foi finalizado e não pode ser mudado nem alterado. Etimologia (origem da palavra fato). A palavra fato com esses sentidos deriva do latim "factum", com o sentido de "feito, façanha".

Quando não se usa vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: ... O homem deve obedecer (verbo) a princípios éticos (complemento do verbo).

Quem conhece sabe tem vírgula?

A regra é clara e simples: sujeito e predicado não podem ser separados por vírgula. Sujeito: quem sabe. Verbo: sabe. Então, é correto dizer “quem sabe sabe”.

Para que serve a vírgula no texto?

A vírgula é muito mais usual que o ponto e vírgula, pois é empregada para separar trechos mais simples na frase e atribuir ritmo e sentido à leitura. Ela também é usada em enumeração de termos e orações coordenadas assindéticas, além de ser fundamental para dar clareza às informações.

Quanto a minha crase?

É facultativo o uso da crase antes de pronomes possessivos femininos porque é facultativo o uso do artigo antes desses pronomes. Observe: Minha avó tem setenta anos. // A minha avó tem setenta anos.

Quanto a sua tem crase?

Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo.

Quanto à forma tem crase?

Quanto à: Quando há crase? A crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a (a + a = à). Assim, ocorre crase apenas quando há um termo feminino determinado com um artigo definido após a preposição a.

Artigo anterior
Como ganhar peso em três dias?
Artigo seguinte
Como ver a quanto tempo sigo uma pessoa no instagram?