É correto dizer muito mais?

Perguntado por: Eduardo Nelson Cardoso Moura Moreira  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (60 avaliações)

Com efeito, a palavra muito pode ser interpretada como intensificadora do advérbio mais e, nesse caso, seria um advérbio, logo, invariável. Teríamos assim, «muito mais bilhetes». No entanto, muito pode, igualmente, ser associado não ao advérbio mais, mas à palavra que se lhe segue.

É errado falar muito mais?

Tanto é correcto dizermos muito mais coisas, como muitas mais coisas. a) Em muito mais coisas, o elemento muito encontra-se ligado ao advérbio mais para o intensificar. É, pois, um advérbio. b) Em muitas mais coisas, o elemento muitas está ligado a coisas para avultar a maior quantidade dessas coisas.

É linda demais ou de mais?

De mais: Separado, é uma locução adjetiva que acompanha substantivos, corresponde a “a mais” e seu oposto é de “de menos”. Problemas de mais, dinheiro de menos. Demais: A palavra pode ser um advérbio (adjetivando um verbo), indicando excesso.

Quando se usa muito ou muitos?

MUITO é uma forma única, não varia e usa-se sempre com o verbo. MUITO, MUITA, MUITOS, MUITAS é uma forma variável que vai utilizar-se quando a expressão se refere a um nome (pessoa, objecto, lugar)

O que significa a palavra mais?

A palavra “mais” tem sentido de adição, soma, comparação ou quantidade. É antônima de “menos”. Na dúvida entre mais ou mas, utilize a opção com “i” quando o interlocutor quiser passar a ideia de numeral.

É correto dizer MUITO POUCO?

22 questões relacionadas encontradas

Quando usar a palavra mais?

Você vai utilizar o mais sempre quando for transmitir uma ideia ou noção de quantidade, de intensidade ou de excesso. Dependendo do contexto, ele pode vir assumir a função de conjunção, substantivo, advérbio de intensidade, preposição e até mesmo um pronome indefinido.

Qual é o substantivo de mais?

Mais transmite sempre uma noção de maior quantidade ou intensidade, de excesso. Pode ser um substantivo comum, uma conjunção, um advérbio de intensidade, uma preposição ou um pronome indefinido. No plural, pode significar também: os outros, os demais, os restantes.

Qual a diferença entre bastante e bastantes?

Desempenhando o papel de pronome indefinido, bastante concorda com um substantivo e indica uma grande quantidade de algo, mas incerta. Quando a palavra com a qual concorda está no plural, ele também é flexionado. Como exemplificado a seguir: “Comprei bastantes presentes para meu filho.”

Estou com muita saudades ou muitas saudades?

Os autores tradicionalistas aceitam apenas a forma SAUDADE. A justificativa para o uso da palavra no singular é que o substantivo é abstrato e, portanto, não enumerável. Ninguém conta “duas, três, quatro saudades”.

Qual a função da palavra muito?

Muito é um advérbio de quantidade que está a intensificar o sentido do indefinido poucos. Não concorda com poucos precisamente porque se trata de um advérbio, e os advérbios são palavras invariáveis.

Estou cansado demais ou de mais?

A palavra demais é um advérbio, devendo ser empregada para expressar uma ideia de exagero. Observe os exemplos: Estou cansada, acho que trabalhei demais. O aluno gostou demais da leitura do livro.

Estou exausta demais ou de mais?

Demais, escrito de forma junta, é um advérbio de intensidade. É utilizado ao lado de verbos, adjetivos e advérbios, para indicar que alguma coisa é feita de forma intensa e excessiva. É sinônimo de: em excesso, em exagero, excessivamente, muito, muitíssimo, além da conta, em demasia, demasiadamente.

É muito mais que ou muito mais do que?

Nas comparações, o do é facultativo. Você escolhe. A alternativa é acertar ou acertar: Bibi Ferreira brilhou mais que Marília Pera. Bibi Ferreira brilhou mais do que Marília Pera.

Qual a regra do mais e mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

Porque falar muito pouco é errado?

Não há nada errado com a expressão “muito pouco”. Trata-se de um par de advérbios em que o primeiro intensifica o segundo, dando-lhe grau superlativo. “Muito pouco” equivale a “pouquíssimo”. ... “Pouco” é um advérbio que se refere ao verbo comer, enquanto “muito” é um advérbio que intensifica “pouco”.

Tem plural de saudade?

Tem mais depois da publicidade ;) Além do substantivo “saudades”, grafado assim, no plural, você já deve ter ouvido também “ciúmes” e “felicidades”, todos classificados como substantivos abstratos.

Qual é o certo muita felicidade ou muitas felicidades?

Em vez de "Parabéns pra você" deveria ser cantado "Parabéns a você"; e o verso "Muita Felicidade" é constantemente alterado para o plural "Muitas felicidades".

O que é mais muito ou bastante?

1) Será pronome indefinido quando anteceder um substantivo indicando quantidade ou qualidade indefinida ou em excesso. Tem o mesmo valor de muito(s), muita(s). – Esse livro traz bastantes exemplos de como produzir uma mini-horta.

Qual é o advérbio de bastante?

► Quando o “bastante” for um advérbio de intensidade: Esse é o seu uso mais comum, aquele com o qual estamos mais habituados. Quando queremos intensificar uma ideia, logo empregamos o “bastante”, que tem o significado de “muito”.

Teve bastante dificuldades ou bastantes dificuldades?

Quando houver dúvida em relação a bastante antes de palavra no plural, pode-se colocar muito no lugar. Se muito for para o plural, o mesmo deverá ocorrer com bastante: Tenho bastantes (muitos) problemas. Elas estão bastante (muito) cansadas.

O que substitui mais?

8 além disso, ainda, também, igualmente, ademais, aliás. Exemplo: Ele não é de confiança e, mais, não estou interessada. Indica preferência: 9 melhor, antes, de preferência, preferentemente, preferencialmente, preferivelmente.

Quando mais é advérbio?

Mais é uma palavra usada principalmente como advérbio de intensidade, transmitindo uma noção de maior quantidade ou intensidade, ou como conjunção aditiva, transmitindo uma noção de adição e acréscimo. Tem sentido oposto a menos. Exemplos com mais: Ela é a mais bonita da escola.

O que pode ser substituído por más?

A palavra mas, quando for uma conjunção, deve ser empregada para conferir o sentido de oposição, podendo ser substituída por outras conjunções, entre elas, porém, contudo, todavia, entretanto etc.

O que quer dizer a expressão no mais?

No mais é uma locução adverbial com o sentido de “quanto ao mais, de resto, além do mais”.

Qual é a conjunção de MAS?

Além de conjunção adversativa, o “mas” também pode assumir papel de conjunção aditiva em uma oração.

Artigo anterior
Quais as vantagens do alumínio em relação ao aço?
Artigo seguinte
Como aumentar a qualidade de uma imagem TIFF?