É correto dizer MM juízo?

Perguntado por: Alícia Cristiana de Jesus  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (17 avaliações)

Perceba que deveria constar o juiz, sendo correto o uso do endereçamento: EXCELENTÍSSIMO SR. DR. ... 319, de que a petição inicial indicará o juízo a que é dirigida, ou seja, não mais o juiz, devendo o endereçamento constar: MM. JUÍZO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE VESPASIANO/MG.

Como se referir a um juízo?

Por exemplo: 'MM. Juízo', 'MM. 1ª. Vara do Trabalho', 'MM.

O que significa mm nas petições?

Exemplo: Vossa Excelência fará (não “fareis”) justiça, absolvendo o réu. Também da fórmula meritíssimo (que tem muito mérito) pode-se usar em referência ao juiz. Abreviadamente: MM.

Quando usar juiz ou juízo?

319, I, do CPC/2015 faz menção a juízo e não juiz, há quem afirme que o endereçamento correto seria para o juízo, e não mais para o juiz. Além de estar consagrada pelo uso a forma a "juiz", soa desnecessário o ajuste aos exatos termos do Novo Código".

É correto falar meritíssimo juízo?

“Meritíssimo” e “Excelentíssimo” são adjetivos empregados no tratamento de pessoas, não de órgãos. Assim, diga e escreva “Meritíssimo Juiz” e “Excelentíssimo Juiz”, mas jamais “Meritíssimo JuízO” ou “Excelentíssimo JuízO”. As formas abreviativas também são inadequadas (não use, portanto, “MM.

Advogado é DOUTOR? Juiz é EXCELÊNCIA? Entenda DE UMA VEZ POR TODAS essas nomenclaturas!

18 questões relacionadas encontradas

Como se referir a vara judicial?

Assim o endereçamento ao invés, por exemplo, de ser: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. O correto agora é: Meritíssimo Juízo de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca de São Francisco/MG. (Art.

Como se referir ao juiz na petição?

Como sabido, aos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, se atribui “Excelência” em função do cargo. Porém, apenas o Juiz é “Senhor Doutor” nas petições, como em: “Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 8ª Vara de Família da Comarca de Chimbiquinha do Sul”. Não devemos usar “Doutor Desembargador”.

O que é uma pessoa com juízo?

Ter juízo significa ser dotado com a capacidade de raciocinar de modo sensato, com discernimento, bom senso e responsabilidade. ... Alguns dos principais sinônimos de juízo são: raciocínio, julgamento, apreciação, opinião, parecer, prudência, conselho, bom senso, critério e ponderação.

O que é juízo no processo civil?

2) Num primeiro aspecto, importa observar que juízo, como já sintetizava Chiovenda, é o próprio tribunal (MARQUES, 2000, p. 368), quer considerado como órgão julgador, quer tido como estrutura de decisão. 3) Nesse sentido, o vocábulo é empregado em diversos dispositivos do Código de Processo Civil de 1973: a) "Art. 12.

O que é um juízo de Direito?

Juizo de Direito. ... Nas localidades não compreendidas na jurisdição das Varas do Trabalho, os juízos de Direito são órgãos de administração da Justiça do Trabalho, com jurisdição que lhes for determinada pela lei de organização judiciária local (artigo 668 da CLT).

Quando usar MM juiz?

Podemos concluir que as informações sobre a abreviatura de Meritíssimo podem nos servir de base para abreviar Meritíssima. É possível, portanto, usar MM. para os dois gêneros (feminino/masculino), ou optar por M.ma/Mma., para o gênero feminino. Sugerimos o uso de MM.

O que significa C C na petição inicial?

O “c/c” (combinado com) tem aplicação quando se trata de causa de adequação típica mediata. Nestes casos, é necessária a combinação de dois dispositivos para que se consiga tipificar a conduta de alguém. Exemplo: * o art.

Como qualificar as partes na petição inicial?

QUALIFICAÇÃO DAS PARTES:

A petição inicial indicará: II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu.

Quando usar Vossa Excelência?

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:
  • Do Poder Executivo. Presidente da República. ...
  • Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  • Do Poder Judiciário. ...
  • Fonte:
  • PAIVA, Marcelo. ...
  • Manual da Presidência da República.

Como se dirigir a um juiz por E-mail?

Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.

O que quer dizer em juízo?

O significado de «falar em juízo» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Quando uma pessoa vai presa, ela diz ao delegado que só falará em juízo. ... Assim, «falar em juízo» significa, neste contexto, «falar perante o órgão do poder judiciário onde o juiz ou o tribunal exercem suas atribuições».

O que é um juízo de fato?

Juízo de fato são aqueles que dizem o que as coisas são, como são e porque são. Em nossa vida cotidiana, os juízos se fato estão presentes. ... Nesse diapasão, juízos éticos de valor nos dizem o que são o bem, o mal e a felicidade.

O que é o juízo competente?

51. É competente o foro de domicílio do réu para as causas em que seja autora a União. Parágrafo único. Se a União for a demandada, a ação poderá ser proposta no foro de domicílio do autor, no de ocorrência do ato ou fato que originou a demanda, no de situação da coisa ou no Distrito Federal.

O que significa juízo na cabeça?

1. Ter juízo. Aprender e perceber o que é certo e errado e se portar de forma correta.

O que é perder o juízo?

Significado de perder o juízo: 1. O mesmo que enlouquecer.

Tem juízo sinônimo?

Apreciação e opinião: 2 apreciação, julgamento, análise, arbítrio, avaliação, conceito, concepção, conselho, convicção, critério, decisão, entendimento, escolha, opinião, parecer, pensar, posição, voto.

Qual a diferença entre ofício e vara?

Vara é o departamento judicial em que o juiz está lotado (alocado/localizado). ... Já o ofício ou cartório da Vara é o setor onde ficam os serventuários da justiça, auxiliando aquele juiz para movimentação do processo, publicações, guias, andamentos básicos que não são praticados pelo juiz.

Quando se usa Egrégio?

O adjetivo egrégio, derivado do latim egregius, significa nobre, notável, ilustre, insigne, admirável. É usado para reverenciar os Tribunais, em especial os de segunda instância, ou seja, os Tribunais de Justiça (dos Estados e do Distrito Federal) e os Tribunais Regionais (Federais, Eleitorais e do Trabalho).

Qual a importância da qualificação das partes na petição inicial?

Feita a fixação, com endereçamento da petição ao juiz competente, deve-se fazer a qualificação completa das partes. ... Portanto, qualificar as partes significa informar todos os dados possíveis para sua identificação, tais como naturalidade, filiação, número de documentos, estado civil, endereço e profissão.

Como identificar as partes do processo?

Partes são de um lado, o demandante (autor), ou seja, o que postula, formula o pedido. Demandado, réu é aquele a quem se pede alguma coisa. Estado-juiz que é o destinatário da prova e o prestador da jurisdição. Entre as partes, portanto, tem-se a angularização processual (triângulo juiz, autor e réu).

Artigo anterior
O que significa povoado na Bíblia?
Artigo seguinte
São características da resposta imunidade humoral exceto?