É correto dizer mais melhor?

Perguntado por: Nuno Neves de Lima  |  Última atualização: 10. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (75 avaliações)

era melhor que o meu padrasto. Por causa disso, não é correto utilizar “mais” junto com “melhor”, ou seja, não está de acordo com a norma culta usar “mais melhor”.

Por que não se pode falar mais melhor?

As formas melhor e pior são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. ... Se forem equivalentes a mais bom e a mais mau, melhor e pior serão adjetivos e admitirão o plural; no lugar de mais bem e de mais mal, melhor e pior serão invariáveis.

Qual o significado da palavra mais melhor?

adjetivo Que está acima de bom; numa comparação, aquilo que é superior: este ano a agricultura foi melhor; dias melhores virão.

Quanto mais melhor ou quanto mais melhor?

A frase «Quão mais, melhor» é incorreta, não podendo funcionar como alternativa a «Quanto mais, melhor». Os operadores quanto e quão podem ser usados em construções comparativas, surgindo no segundo termo de comparação.

É errado dizer mais pior?

Sabendo que "melhor" e "pior" são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como "mais melhor" ou "mais pior".

Os 10 erros mais comuns na Língua Portuguesa [Prof. Noslen]

29 questões relacionadas encontradas

É correta a expressão menos pior?

Embora dita muitas vezes em linguagem coloquial, o uso da expressão menos pior está errado. Pior é a forma irregular do comparativo de superioridade, indicando que algo é “mais mau” ou “mais mal”. Assim, dizer menos pior é equivalente a dizer “menos mais mau” ou “menos mais mal”, sendo uma construção errada.

É errado falar mais melhor?

era melhor que o meu padrasto. Por causa disso, não é correto utilizar “mais” junto com “melhor”, ou seja, não está de acordo com a norma culta usar “mais melhor”.

Quanto mais ou quanto MAS?

Mais ou mas: dica básica

É bastante simples: mas – é usado para dar ideia de oposição e contrariedade. mais – é indicativo de quantidade e intensidade.

Quanto mais ou quanto mais?

O falante emprega quantas, porque é atraído pelo plural que vem a seguir: mais pessoas. Isto é, quando começa a pronunciar a palavra quanto, está já a visualizar o plural mais compras e a pensar nele, e por ele se sentiu «atraído». Então saiu-lhe quantas mais em vez de quanto mais.

Quanto mais antes melhor?

“Quanto antes” é a forma reduzida da expressão “quanto antes, melhor”. Ninguém diz “preciso acabar este trabalho o quanto antes, melhor”. Quando usada no início da frase, observa-se também o uso errado do artigo: “O quanto antes você se formar, mais cedo poderá assumir uma diretoria na empresa”.

Como usar mais bom?

É correto utilizar as expressões mais bom, mais mau, mais pequeno, mais grande, quando se compara duas qualidades do mesmo ser. Exemplos: Utilizar redes sociais é mais bom do que mau. (Compara-se, aqui, duas qualidades – bondade e maldade.

Como usar a palavra melhor?

A palavra melhor atua, ao mesmo tempo, como comparativo de superioridade do advérbio bem (mais bem) e como comparativo de superioridade do adjetivo bom (mais bom).
...
Uso obrigatório de melhor
  1. Esse livro é melhor.
  2. Ele é muito melhor que você.
  3. Ela dançou melhor do que ele.

Como saber se a frase está correta?

FLiP: corretor ortográfico e sintático

O FLiP é um dos mais populares corretores ortográficos da língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal. Ele funciona de forma simples: basta inserir o texto na caixa e clicar para a verificação. Em segundos, ele indicará os erros ortográficos e sintáticos da escrita.

Qual a regra do mais e mais?

De modo geral, 'mas' é usado com sentido de oposição, sendo sinônimo de expressões como porém, contudo e todavia. Já o termo 'mais' se refere, principalmente, a ideia de quantidade, aumento de alguma coisa.

É errado dizer mais grande?

É certo dizer "mais grande" ou "mais pequeno"? É certo somente quando nos referimos a duas qualidades de um mesmo ser. Exemplos: "Esta casa é mais grande do que confortável".

Porque mais Maior não existe?

Não existe "mais maior". "Maior" é superlativo de superioridade sintético. Equivale a dizer, por exemplo, "mais grande", o qual é usado em casos restritos apenas. O correto mesmo é utilizar apenas "maior". .

Quanto mais e mais?

«São designadas proporcionais as orações que comportam ou conectores descontínuos, correlativos, do tipo de quanto mais... (tanto) mais, quanto mais... (tanto) menos, ou conectores isolados como à medida que, à proporção que, enquanto.

Quanto mais indica o quê?

Conjunções Proporcionais

(no sentido de tanto mais), quanto mais... (no sentido de menos), quanto menos... (no sentido de menos), quanto menos... (no sentido de tanto menos), quanto menos (no sentido de mais), quanto menos (tanto mais).

Quanto mais com vírgula?

  • No caso apresentado, não se deve fazer uso da vírgula.
  • O constituinte «quanto mais … mais…», inclui, segundo a nomenclatura gramatical brasileira, uma oração subordinada adverbial proporcional1, que se sublinha na frase (1):
  • (1) «Quanto mais estudas, mais longe chegas.»

Como é correto dizer?

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Como usar ponto de pontuação?

Pontuação
  1. Ponto ( . ) a) indicar o final de uma frase declarativa. ...
  2. Dois-pontos ( : ) a) iniciar a fala dos personagens: ...
  3. Reticências ( ... ) a) indicar dúvidas ou hesitação do falante. ...
  4. Parênteses ( ( ) ) ...
  5. Ponto de Exclamação ( ! ) ...
  6. Ponto de Interrogação ( ? ) ...
  7. Vírgula ( , ) ...
  8. Ponto e vírgula ( ; )

O que pode substituir a palavra mas?

A palavra “mas”, por ser uma conjunção adversativa, é usada para transmitir ideia de oposição ou adversidade. Ela pode ser substituída pelas conjunções porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto e não obstante.

Como substituir menos pior?

Gíria usada como sinônimo de melhor, mas que, ao mesmo tempo, não deixa de ser ruim.

É correto dizer menos bom?

A frase com "menos bom" é a que soa menos natural das três. Parece uma forma pouco idiomática de evitar a possível conotação negativa de "pior". Existe uma implicação de que a qualidade do À Fartazana é, se não alta, pelo menos não baixa. A terceira frase, com não é tão bom, é já mais idiomática.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre descrição e discrição?
Artigo seguinte
Como acabar com as hemorroidas de forma natural?