É considerado o pai da psicomotricidade relacional vertente da psicomotricidade que enfatiza os aspectos afetivo emocionais e relacionais do ser humano?

Perguntado por: Eduardo Miguel Branco Matias Amorim  |  Última atualização: 30. April 2025
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Considerado o pai da Psicomotricidade Relacional, uma vertente da Psicomotricidade, André Lapierre dá ênfase aos aspectos afetivo-emocionais e relacionais do ser humano.

Quem é o pai da psicomotricidade relacional?

A Psicomotricidade Relacional foi desenvolvida principalmente pelo francês André Lapierre e introduzida no Brasil no ano de 1982, durante o primeiro Congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora, realizado no Rio de Janeiro.

Quem foi o criador da psicomotricidade relacional?

Como a psicomotricidade relacional pode ampliar o sentido da vida e até prevenir doenças. A psicomotricidade relacional, desenvolvida por André Lapierre nos anos 1960, é uma prática que busca trabalhar questões afetivas-emocionais e relacionais de crianças, jovens e adultos.

O que é a teoria de Lapierre?

A base da teoria da psicomotricidade relacional, criada por André Lapierre, é a concepção global do ser humano. O foco desta terapia está no aspecto relacional e a sua aposta é desenvolver a relação da criança consigo, com o outro e com o mundo através do desenvolvimento da expressão simbólica.

Qual o princípio da psicomotricidade relacional?

A Psicomotricidade Relacional tem por finalidade contribuir para a formação de pessoas mais preparadas e estruturadas, através do controle de suas próprias emoções, possibilitando uma inserção mais flexível, criativa e crítica no mundo social em seu aspecto mais amplo.

O QUE É, QUAL O OBJETIVO E COMO ACONTECE A PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL?

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Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Qual é a intenção fundamental do psicomotricista relacional?

A Psicomotricidade Relacional tem por finalidade contribuir para a formação de pessoas mais preparadas e estruturadas, através do controle de suas próprias emoções, possibilitando uma inserção mais flexível, criativa e crítica no mundo social em seu aspecto mais amplo.

Qual a grande contribuição de Lapierre na psicomotricidade?

Com os estudos de André Lapierre, surgiu na década de 1970 a psicomotricidade relacional, a qual o autor enfatiza que a psicomotricidade é uma motricidade da relação, pois para relacionar-se com o outro é preciso relacionar-se consigo mesmo.

Qual é o principal objetivo da psicomotricidade?

A psicomotricidade tem como objetivo melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.

Quais são os fundamentos da psicomotricidade de acordo com a abordagem psicomotora?

Fazem parte dos fundamentos psicomotores, a imagem e o esquema corporal, a tonicidade, o equilíbrio, a lateralidade, a organização espacial e temporal; a dissociação de movimentos, a práxis global e fina, o ritmo e o relaxamento.

Quem foi Lapierre?

André Lapierre (1923-2008), Francês, formado em 1947, passando a atuar por muitos anos como professor de Educação Física, autor de várias obras, tinha como objeto de estudo o corpo e toda sua estrutura e atividade motora.

Quem foi o primeiro a usar o termo psicomotricidade?

História. No início do século XX, o neurologista Ernest Dupré destacou as relações entre anormalidades neurológicas e psíquicas com anormalidades motoras. Esse médico foi o primeiro a usar o termo "psicomotricidade" e a descrever distúrbios do desenvolvimento psicomotor como fraqueza motora.

Qual a diferença entre psicomotricidade e psicomotricidade relacional?

Na psicomotricidade funcional, as atividades são dirigidas pelo psicomotricista, em um enfoque dualista. Na psicomotricidade relacional, o brincar é livre, buscando um prazer no movimento.

Qual é a origem da psicomotricidade?

Historicamente o termo "psicomotricidade" aparece a partir do discurso médico, mais precisamente neurológico, quando foi necessário, no início do século XIX, nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais além das regiões motoras.

Qual o teórico que mais representa a psicomotricidade?

Consideramos a teoria de Wallon bastante fértil para a ciência psicomotora, pois este autor, ao estudar o desenvolvimento infantil, deu ênfase à motricidade, encontrando nesta a origem da emoção e da razão.

Como deve ser o trabalho da psicomotricidade relacional na aprendizagem?

O trabalho da Psicomotricidade Relacional é desenvolvido por meio de jogos espontâneos, ou seja, realizados de forma que não haja influência. Esse ambiente livre é construído para possibilitar que o fluir genuíno e a psique das crianças e dos adolescentes possam ser expressas com legitimidade.

Quais são os 4 elementos psicomotores?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Quais são os princípios chave da psicomotricidade?

Os conceitos básicos da Psicomotricidade são: o aprimoramento das funções motoras com a lateralidade, a estruturação do esquema e imagem corporal, noção espacial e temporal, coordenação motora fina (pequenos músculos), global (grandes músculos), equilíbrio e ritmo (JIMENEZ, 2008).

Quais são os tipos de psicomotricidade?

A Psicomotricidade possui as linhas de atuação educativa, reeducativa, terapêutica, relacional, aquática e ramain (ABP).

Quais foram as principais vertentes da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

O que é educação psicomotora segundo Lapierre?

Segundo LAPIERRE 1986, a educação psicomotora tem por objetivo não só a descoberta do seu próprio corpo e capacidade de execução do movimento, mas ainda a descoberta do outro e do meio ambiente, utilizando melhor suas capacidades psíquicas, facilitando a aquisição de aprendizagens posteriores.

O que a psicomotricidade promove?

A psicomotricidade possibilita a criança a livre expressão de sentimentos, pensamentos, conceitos, ideologias, além do trabalho corporal realizado pela Psicomotricidade que auxilia nos processos de aprendizagem. Ela procura superar os obstáculos e prevenir possíveis inadaptações dos alunos.

Quem pode ser psicomotricista relacional?

Há que se destacar que a Psicomotricidade Relacional não está voltada apenas ao público infantil, mas, também, a adolescentes e adultos. Afinal, o desenvolvimento cognitivo e o estímulo dos aspectos socioemocional e motor são importantes em qualquer fase da vida.

Qual é a importância da relação entre corpo e emoções na psicomotricidade relacional?

Ao sentir medo, raiva, alegria ou tristeza, o corpo responde com alterações cardíacas, respiratórias e musculares que ajudam a pessoa conhecer a si e o outro, pois a emoção impacta e se propaga no meio social, tornando-se elementos de constituição integral do ser humano em um corpo percebido, sentido e vivido em toda ...

O que é psicomotricidade relacional na educação Infantil?

A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta: Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas); Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

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