É certo falar janta?

Perguntado por: Bruna Gabriela Teixeira Leal Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (68 avaliações)

O jantar ou a janta? O substantivo feminino "a janta" não existe na língua-padrão (é uma forma popular), por isso dê preferência para o termo "o jantar".

É errado falar janta?

Janta é, como se sabe, um sinônimo de jantar, palavra da qual nasceu por derivação regressiva – o mesmo processo pelo qual, do verbo fabricar, se fez o substantivo fábrica. Seu uso não está “errado” pelo menos desde 1881, quando estreou em dicionário na primeira edição do Caldas Aulete.

Desde quando é correto falar janta?

Significado de Janta

substantivo feminino Ação ou efeito de jantar. Uso Informal. Uma das refeições que é feita, geralmente, no final do dia; jantar. Etimologia (origem da palavra janta).

Porque a palavra jantar não tem acento?

A palavra «jantar» tanto pode ser um verbo («Estou a jantar!») como um nome («O que é o jantar?»). Não é nada de extraordinário. Este tipo de mudança de classe de uma palavra chama-se, hoje em dia, «derivação por conversão» e é, com este ou outro nome, um mecanismo regular e antigo da nossa gramática.

Qual a classificação da palavra jantar?

Significado de Jantar

substantivo masculino Refeição tomada à noite, ou nas últimas horas da tarde. Conjunto dos pratos que o compõem.

Aula 03 - Um jantar muito francês │JORNADA FRANCESA

34 questões relacionadas encontradas

Porque sopa não é janta?

A palavra sopa por si só já arrasa os que são contra esse prato polêmico: a sua origem semântica consiste do sânscrito sû (bem) e em pô (alimentar), ou seja, sopa significa “alimentar bem”. Durmam com essa – mas não antes de jantar uma sopinha. O consumo de sopa é comum desde a pré história! Isso mesmo!

O que significa o verbo jantar?

1. Comer (algo) na refeição substancial tomada geralmente ao final do dia ou à noite (ex.: vamos jantar uma sopa). 2. Comer uma refeição substancial ao final do dia ou à noite (ex.: ainda não jantei).

Porque arroz não tem acento?

Não necessitam de acentuação gráfica as palavras oxítonas terminadas em -r, -l, -z, -x, -i, -u, -im, -um, -om. Terminadas em -r: cantar, amor, sentir, falar, poder. Terminadas em -l: lençol, funil, azul, pastel, leal. Terminadas em -z: arroz, capaz, talvez, raiz, feliz.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como eu sei que a palavra tem acento?

Aprendendo as regras de acentuação
  1. As palavras oxítonas que terminam em -a(s), -e(s), -o(s), -em, -ens, ou em ditongos abertos, como -éi(s), -éu(s) e -ói(s) devem receber acento.
  2. Bom, nesse caso, se o monossílabo for tônico e terminar em -a(s), -e(s) ou -o(s) ele também deverá receber acento.

O que vem primeiro almoço ou jantar?

Janta - Deve seguir o padrão do almoço, mas em porção menor.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Como se escreve jantar no plural?

jantares | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual o melhor horário para o jantar?

Horário certo para jantar: até as 18h30

A explicação dos especialistas para a sugestão desse horário é simples: a partir desse horário, ou seja, quando a luz do dia está indo embora, a digestão já está desacelerando então, essa seria uma hora errada de sobrecarregar o corpo com mais calorias.

Como escrever Jantinha?

jantinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Qual o exemplo de derivação regressiva no verbo jantar?

Janta é um substantivo formado por derivação regressiva do verbo jantar, criado à semelhança de dezenas de outros que extraímos de verbos (chamados, por isso mesmo, de deverbais): por exemplo, suplicar deu súplica, alcançar deu alcance, baixar deu baixa e almoçar deu almoço.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Porque a palavra não é acentuada?

A grande maioria das paroxítonas não leva acento. Precisam de acento as que tem certas terminações que sem acento tornariam a palavra oxítona; e aquelas cujo i ou u tónico é precedido de outra vogal com a qual não forma ditongo (como gaúcho). Heroico não leva acento porque não está em nenhuma destas situações.

Tem com acento ou não?

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Porque geléia não tem acento?

Pelo novo acordo, o ditongo /éi/, nas palavras paroxítonas não haverá mais acento gráfico: ideia, estreia, assembleia, colmeia, centopeia...

O que quer dizer após a janta?

Busca por pós-janta

Uso Informal. Uma das refeições que é feita, geralmente, no final do dia; jantar. ... Que vem após uma refeição: medicamento pós-prandial.

Qual o diminutivo de jantar?

jantarzinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Quem disse que sopa não é janta?

QUEM DISSE QUE SOPA NÃO É JANTA? É janta sim. A sopa é uma refeição completa, saudável, nutritiva e pouco calórica. Ótima opção para o inverno por ser um alimento quentinho, além de tudo, é uma ótima opção para comer aquela verdura ou legumes que ainda não experimentou ou que não é sua preferência.

Artigo anterior
Quando o exame gama glutamil transferase e alto?
Artigo seguinte
O que é o controle emocional?