É bom se alongar antes ou depois do treino?

Perguntado por: André Tavares Ribeiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (19 avaliações)

O que pode-se concluir é que o momento exato para o alongamento vai depender muito do treinamento que será realizado. No entanto, o mais recomendado é que ele não seja feito antes ou depois da musculação, mas sim em outro momento do dia ou da semana, para se manter em níveis de funcionalidade mais elevados.

É bom se alongar antes de malhar?

A ciência comprova o papel do alongamento dinâmico para desenvolvimento da flexibilidade. Mas cuidado: como dissemos, os estudos já comprovaram que alongar imediatamente antes do treino reduz a produção de força e pode, na hora da musculação, agravar o estresse do músculo, então esteja ciente disso.

É bom alongar depois do treino?

E depois do treino: alongar ajuda na recuperação? A resposta é sim também. O alongamento pós-corrida ajuda a relaxar os músculos tensos.

Porque fazer alongamento após o treino?

Fazer alongamentos permite que o organismo volte, através de um ritmo mais regular, a fazer o sangue fluir a nível muscular. Isso vai permitir que o seu ritmo cardíaco volte ao normal, pois os músculos alimentam-se de oxigénio e nutrientes que circulam na corrente sanguínea.

Porque fazer alongamento depois da atividade física?

Antes e depois de atividades físicas do dia a dia, como a caminhada, ou da prática de esportes no tempo de lazer, o alongamento melhora a flexibilidade do corpo possibilitando movimentos mais amplos, além de reduzir o risco de lesões.

O que fazer antes e depois do treino, aquecimento ou alongamento? | Feito de Iridium

20 questões relacionadas encontradas

Quando alongar não é recomendado?

Não se deve alongar:

√ Antes de dormir e depois de acordar. √ Para ganhar flexibilidade a longo prazo. √ Se você for realizar algum tipo de exercício que exige força (alongamentos estáticos). √ Se sente dor ou tem um estiramento muscular.

Quais são os riscos do alongamento?

O alongamento, explica o estudo, pode “afrouxar” a resistência de músculos e tendões, o que aumenta o risco de lesões. Ao contrário do que se pode imaginar, o alongamento reduz a elasticidade dos tendões, condição importante para lidar com a carga de energia desprendida durante um exercício.

Quais os riscos de não se alongar corretamente?

Quando reduzida, a flexibilidade pode gerar problemas posturais, limitar movimentos importantes no esporte, lazer e nas tarefas do cotidiano, implicando em maiores riscos de lesões musculares e articulares, além de comumente estar relacionada com dores lombares ou compressão do nervo ciático.

É errado alongar?

"O alongamento pode ser realizado para o aumento da flexibilidade em outros momentos do dia. Mas, no pré-treino, as evidências mostram que ele é prejudicial para o desempenho”, explica Paulo Gentil, mestre em educação física, doutor em ciências e saúde, e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG).

É sempre necessário alongar?

Alongar é uma necessidade. O alongamento melhora a flexibilidade, que é uma das qualidades físicas fundamentais. Todo programa de exercícios, independentemente de seus objetivos ou da modalidade praticada, deve incluir exercícios de alongamento.

Por que é bom se alongar?

Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular. É uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, que,além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.

Por que se alongar dói?

A dor ao alongamento é um dos aspectos da propriocepção ou percepção de si mesmo (Berardi, 2016). Estudos recentes informaram haver uma relação entre a dor e as sensações de alongamento (Ramel et al., 1999; Morishita et al. ., 2014).

O que pode acontecer com nosso corpo se não tivermos o hábito de alongar?

Quando não realizamos alongamentos regularmente, podemos dizer, a grosso modo, que nossas estruturas corporais apresentam uma certa rigidez. E, ao contrário, quando a flexibilidade é estimulada de forma regular e consciente, estas estruturas vão adquirindo um novo estado de comprimento, mais importante e menos breve.

Quais as consequências de não alongar antes de uma atividade física?

A pessoa que malha e não se alonga fica muito rígida e contraída. Esse efeito, conhecido como “muscle-bound” — ou “músculo preso”, em uma tradução livre — ocorre porque os treinos com pesos deixam os músculos tensionados, além de os encurtarem.

Por que é indicado alongar-se todos os dias?

O objetivo principal é preparar previamente a musculatura, prevenir lesões, proteger os músculos e otimizar o desempenho. Alongar-se provoca o estiramento da fibra muscular e potencializa a articulação controlada pelo músculo. Quanto mais você se alongar mais flexibilidade e facilidade de movimento terá.

Quais os efeitos que o alongamento diário traz?

Ajuda no relaxamento

Sempre que você se alonga, reduz o estresse corporal que geralmente provoca desconforto nas costas, pescoços e em outras partes. Sendo assim, você fica mais relaxado, aliviando as tensões que possam afetar seu organismo e sua mente, reduzindo a fadiga e a sobrecarga e ajudando na própria meditação.

Quais males o alongamento pode evitar Após cada exercício?

O exercício realizado imediatamente antes do alongamento provoca micro-traumas musculares. Nesta circunstância, os músculos não podem responder adequadamente ao alongamento para melhora de flexibilidade. Pelo contrário, o alongamento vigoroso pode causar um quadro de dor muscular tardia mais severo.

Pode fazer alongamento todo dia?

Sim! Você pode fazer exercícios de alongamentos todos os dias – seja na academia, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar em que você passe muito tempo com o corpo rígido.

Como o alongamento contribui para o ganho de força muscular?

A realização do alongamento no término do gesto esportivo tem por finalidade evitar o encurtamento muscular, ou se realizado diariamente e por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, consequentemente, proporcionar um ganho de flexibilidade.

Artigo anterior
O que é conhecimento empírico exemplos?
Artigo seguinte
Estou grávida e minha barriga cresce e diminui Isso é normal?