E as pessoas ou são as pessoas?

Perguntado por: Lourenço Rafael Lopes de Lima  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.8/5 (59 avaliações)

Levando em conta a norma culta, o correto é "15% das pessoas são", já que o verbo deve concordar com "das pessoas".

É ou são a mesma coisa?

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

São ou estão?

A maneira correta de se escrever esta palavra é estão, com o sufixo –ão. A palavra “estam” não existe na língua portuguesa. “Estão” é a forma conjugada do verbo estar na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

O que é ou o que são?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada. Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa.

É ou são exemplos?

Exs.: a) "Eu vou ao cinema" (singular e primeira pessoa); b)"Eles vão ao cinema" (plural e terceira pessoa). 3) Com o verbo ser, entretanto, o que há de mais comum é sua tendência para concordar com o termo que estiver no plural (seja sujeito, seja predicativo), como comprovam os seguintes exemplos, ambos corretos.

Pessoas Caladas | Traço de Caráter de Pessoas Introspectivas

27 questões relacionadas encontradas

Qual o conceito de ser?

Ser é um conceito que engloba características objetivas e subjetivas da realidade e da existência. O conceito de ser atravessa toda a história da filosofia, desde os seus primórdios.

Qual seja é certo?

Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".

Qual é o certo termos ou temos?

A forma correta de escrita é termos de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem hífen. Termos é a primeira pessoa do plural do infinitivo flexionado pessoal do verbo ter. Estou grata por termos finalmente chegado a um acordo.

Como é correto dizer?

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

Que vai ou quem vai?

Portanto, é correto é dizer sou eu que vou. Quando o pronome relativo empregado é quem, existe outra opção. O verbo ser continua sempre concordando com o sujeito. No entanto, quanto à oração subordinada, há duas opções: concordar com o sujeito ou utilizar a 3ª pessoa do singular.

Quais ou quem?

Resolução do problema: Quando nos referimos a pessoas, podemos utilizar tanto o pronome relativo “que” quanto “quem”. Cabe ao indivíduo decidir e ter bom senso em não ficar repetindo o “que” em todas as ocasiões, uma vez que este pode se substituído por: quem, o qual, a qual, os quais, as quais.

Que é quem concordância verbal?

d) O sujeito é o pronome relativo "que" – o verbo concorda com o antecedente do pronome. Ex.: Fui eu que derramei o café./ Fomos nós que derramamos o café. e) O sujeito é o pronome relativo "quem" - o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente do pronome.

É ou é?

/Dúvidas /E, é, è, eh ou he? As formas – e, é e eh – existem na Língua Portuguesa; “è” está incorreto e “he” pode ser usado de forma informal. Ou seja, ambas os termos “e”, “é” e “eh” estão corretos, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações.

Como se escreve é ou é?

Uso errado de e/ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne e/ou peixe. Forma correta com a conjunção ou: Os visitantes podem escolher um prato de carne ou peixe. É também errado o uso de e/ou quando se pretende transmitir apenas a soma dos elementos, devendo nesses casos ser utilizada apenas a conjunção e.

E 4 horas ou são 4 horas?

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são.

O que significa estar em termos?

1. Estar com termos. Expressão popular que significa: mostrar-se educado, civilizado, atencioso, respeitoso.

É correto usar pra?

Para, assim como pra, é uma preposição. E a primeira é a forma mais adequada de escrevê-la, sendo a ideal para escrita em linguagem formal. ... Em caso de dúvida, é recomendável optar pela preposição para, de modo que estará sempre correta, pois é obrigatória em textos formais.

Qual palavra pode substituir temos?

2 trazemos, levamos, portamos, carregamos, acompanhamo-nos. Exemplo: Eu e minha mãe somos costureiras e temos sempre linha e agulha na bolsa. Contemos ou somos composto por: 3 contemos, incluímos, abrangemos, compreendemos, apresentamos, compomo-nos, constituímo-nos, comportamos, encerramos, constamos.

Quando usar sejam e seja?

Para facilitar, quando for verbal o uso, podemos subentender a expressão "que eles sejam do governo, que eles sejam da oposição". Por fim, quando o uso for conjuntivo, não pode haver mistura de elementos (seja e ou), como percebemos no erro clássico abaixo: "Buscamos bons atendentes, seja jovens ou idosos."

Qual seja ou qual seja?

Como devo usar essa expressão, entre vírgulas, ou não? E qual a análise correta das orações da frase que ora apresento como exemplo? Obrigado pela atenção.

Qual é o correto sejam Ou seja?

seja, pelo fato de ser constituída por uma forma verbal, concorda com o sujeito e pode variar em tempo, como nestes exemplos: Sejam sócios, sejam visitantes, todos participarão do sorteio. A feira acontecerá de qualquer maneira, seja hoje, seja amanhã.

O que é o ser Aristóteles?

A Metafísica, papel primeiro da Filosofia, seria o estudo do ser em geral. ...

O que é ser um filósofo?

Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.

Quais os dois sentidos básicos do ser e o que eles representam?

Os cinco sentidos, que estão relacionados com a percepção do meio interno e externo, são o olfato, paladar, visão, audição e tato. O meio interno e o externo proporcionam uma grande variedade de sensações, que são percebidas graças ao nosso sistema nervoso e aos nossos órgãos dos sentidos.

Artigo anterior
Quais são os benefícios do FitDance?
Artigo seguinte
Como se diz Povo em tupi-guarani?