É adequado usar vírgula depois do vocativo?

Perguntado por: Gabriela Marta Sousa Borges  |  Última atualização: 12. August 2024
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

Vocativo é aquele elemento (palavra ou locução) com que nos dirigimos ao ouvinte ou ao leitor chamando-o. O vocativo pode estar no início, no meio ou no fim da frase. A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória em todos os casos.

Tem vírgula depois de vocativo?

De acordo com a regra gramatical, vocativo é o termo que não está subordinado a nenhum outro termo da oração, utilizado para invocar, nomear, chamar alguém. Por tal razão, sua existência exige o uso da vírgula, já que seu isolamento é necessário.

Como foi empregada a vírgula nos Vocativos?

Esse termo também aparece destacado: se estiver no início da oração, haverá vírgula após o vocativo; se estiver no meio da oração, aparecerá entre vírgulas; se estiver ao final da oração, será antecedido por vírgula. Observe: “Rita, você não me ouviu?” “O problema, Rita, é que você não me ouve.”

Quando não se pode usar a vírgula?

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

O que substitui a vírgula na separação do vocativo?

O vocativo é usado no discurso direto, apresentando com frequência uma entonação apelativa e exclamativa. Ele deve aparecer entre vírgulas ou com outro sinal de pontuação que passe esse destaque, o ponto de reticências e exclamação são alguns exemplos.

COMO USAR VÍRGULA NA REDAÇÃO

38 questões relacionadas encontradas

Tem vírgula depois de oi?

Tem vírgula depois de oi? Quando usar vírgula após uma saudação? Quando há um vocativo em uma frase, o uso da vírgula é obrigatório.

Como saber onde colocar a vírgula?

Usos da vírgula
  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

Onde é obrigatório o uso da vírgula?

Uso da vírgula: 4 situações em que ele é obrigatório!
  • Para separar termos, enumerando-os.
  • Para separar orações independentes.
  • Para isolar o vocativo da oração.
  • Antes de conjunções adversativas e conclusivas.
  • Algumas exceções:

Quais são as regras para o uso da vírgula?

1ª: representar uma pausa ou uma mudança na entonação; 2ª: separar palavras ou orações que precisam de destaque; 3ª: eliminar ambiguidades e esclarecer o conteúdo da frase. A partir disso, é possível imaginar algumas situações em que é imprescindível empregar a vírgula, bem como outras em que ela não deve ser usada.

Como saber se é vocativo?

É o único termo isolado dentro da oração, pois não se liga ao verbo nem ao nome. Não faz parte do sujeito nem do predicado. A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo.

Como saber se é vocativo ou sujeito?

Para diferenciar o sujeito do vocativo, algumas questões precisam ser observadas, mas a principal delas é realmente entender a função sintática que cada um exerce. De forma bem simplificada, o sujeito pode ser entendido como quem pratica a ação verbal, enquanto o vocativo serve como termo de chamamento.

Estou bem e você tem vírgula?

Estou bem e você tem vírgula? Sim, esta frase possui o uso da vírgula após o adjetivo e a palavra "e". A frase "Tô bem, e você?" é uma expressão comumente utilizada em contextos informais, além de ter uma linguagem informal.

Tem vírgula após o bom dia?

1- "Bom dia, amor!" - O vocativo, que indica um chamado ou invocação, deve ser isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, deve-se usar vírgula depois.

Qual é a função de um vocativo?

Vocativo: é o termo da oração que possui a função de chamar diretamente o interlocutor (função apelativa de 2ª pessoa).

Pode usar vírgula depois do e?

Dicas de português

Em regra, a vírgula é utilizada antes das conjunções, e não após.

Como deve ser a pontuação de frases com vocativo?

A vírgula é a mais usada para separar o vocativo, mas outras pontuações podem ser usadas, como visto nos exemplos acima (com exclamação, dois-pontos ou reticências). Sem pontuação, não é possível isolar o vocativo da oração, fazendo com que o enunciado fique ambíguo.

Estou bem graças a Deus tem vírgula?

Em conclusão, a expressão "estou bem graças a Deus, tem vírgula" é uma forma popular de expressar que a pessoa está bem, mas com ressalvas ou algum tipo de problema. Sua interpretação pode variar de acordo com o contexto e as crenças individuais. É uma expressão comum no cotidiano e não possui um estudo específico.

O que é vocativo de 5 exemplos em frases?

Exemplos de frases com vocativo
  • Não faça isso, meu amigo! ( Vocativo)
  • Senhor síndico, faremos ou não essa reunião? ( Vocativo)
  • Passar em provas, consurseiros, é necessário força de vontade e determinação! ( Vocativo)
  • Ó pátria amada, idolatrada, salve salve! ( Vocativo)

Quando isolar o vocativo?

Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.

Como usar o vocativo em uma carta?

Há três possibilidades de uso do vocativo em ofícios e cartas comerciais no aspecto da pontuação: Prezado Senhor, [com vírgula] Prezado Senhor: [com dois-pontos] Prezado Senhor [sem nada: versão moderna, mais limpa e econômica]. Naturalmente, em correspondência de cunho particular, dita a regra quem escreve.

Tem vírgula depois de Bom dia Fulano?

Vocativo é aquele elemento (palavra ou locução) com que nos dirigimos ao ouvinte ou ao leitor chamando-o. O vocativo pode estar no início, no meio ou no fim da frase. A vírgula que separa o vocativo do restante da oração é obrigatória em todos os casos.

Tem vírgula entre data e hora?

Tem vírgula entre data e hora? É certo, sim, virgular, mas não obrigatoriamente. Não só as datas, mas também o local. Enfim, quando iniciam a frase, os adjuntos de tempo e lugar podem ou não vir separados por uma vírgula – depende do redator e das circunstâncias (tipo de frase, estilo, gosto, extensão do adjunto).

Sou eu fulano tem vírgula?

O nomes próprios de pessoas escritos numa frase podem ou não ser separados por vírgulas. E aí a vírgula pode contribuir para aclarar uma situação, dar uma informação correta. É o caso, por exemplo, de filhos ou funcionários envolvidos numa questão jurídica.

Tem vírgula depois de amanhã?

Recomendam muitas obras: expressões adverbiais simples (de curta extensão) devem fazer o uso facultativo da vírgula: “Amanhã, o ministro convocará manifestantes.” “Ontem, o chefe pediu mais empenho.”

Artigo anterior
Qual é o maior clube inglês?
Artigo seguinte
O que significa pH 6-5 no exame de urina?