Como é o processo de hidratação do cimento Portland?
Perguntado por: Gaspar Cláudio Monteiro | Última atualização: 26. April 2022Pontuação: 4.5/5 (10 avaliações)
O que é o processo de hidratação do cimento? Basicamente, é denominado processo de hidratação do cimento as reações químicas que ocorrem entre a água e os silicatos e os aluminatos presentes no cimento, que, com o transcorrer do tempo, formam uma massa endurecida e resistente.
Como ocorre a hidratação do cimento Portland?
O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.
Quais são as reações de hidratação dos principais compostos do cimento Portland?
RESULTADO DA HIDRATAÇÃO DOS COMPOSTOS DO CIMENTO
Após a hidratação dos compostos do cimento tem-se como resultado a formação do gel de C-S-H, Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 e a etringita.
O que é calor de hidratação do cimento Portland?
Tecnicamente, o calor de hidratação pode ser definido como o calor liberado pelo concreto através de um processo exotérmico, no caso a reação do cimento com a água. Um processo exotérmico nada mais é do que uma reação química em que há transferência de energia do interior de um objeto para o meio exterior.
Como hidratar concreto?
Como a superfície deve estar sempre imersa na água, no geral, para uma boa cura, o concreto geralmente deve ser molhado ao menos três vezes por dia, uma vez em cada período. Os horários normalmente indicados são por volta das 8h, 12h e 15h. Esse processo é muito comum em lajes de casas, por exemplo.
Parte I - Hidratação do Cimento Portland
Para que molhar o concreto?
O concreto possui água na sua composição não só porque precisa ser viscoso para a aplicação, mas também porque reações químicas acontecem entre água e o cimento, o que o torna firme e resistente. Se não há água o suficiente, o concreto apresentará fissuras e falhas na sua superfície depois de pronto.
Porque o concreto não seca?
“Quando temos uma temperatura quente, o concreto perde sua plasticidade e trabalhabilidade por causa da evaporação mais rápida da água contida na mistura”, explica o engenheiro e consultor Flávio Renato Pereira Capuruço, da Beton Engenharia. Ele conta que em climas mais frios, ocorre justamente o contrário.
O que é a hidratação do cimento?
O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Porque o concreto esquenta?
Portal do Concreto | Efeitos da Temperatura. O concreto é formado por cimento, água, areia, brita e aditivos, sendo a reação entre cimento e água a responsável pelo endurecimento do concreto. Essa reação é exotérmica, ou seja, libera calor, o qual chamamos de calor de hidratação.
Qual tipo de cimento apresenta baixo calor de hidratação?
Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação, ou seja, ele libera menos calor quando entra em contato com a água.
Qual é o principal componente químico do cimento Portland onde ele aparece na reação de hidratação do cimento?
O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. ... O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade.
Qual a reação do cimento?
As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente.
O que ocorre durante a hidratação do cimento que causa o seu endurecimento?
– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.
O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?
A hidratação dos aluminatos (C3A e C4AF) na presença do gesso – adicionado na fabricação do cimento – resulta na formação de etringitas que assumem formas de agulhas e começam minutos após o início da hidratação, sendo estas responsáveis pelo fenômeno da pega.
Como deve ser feita a hidratação nos cabelos?
- Lave os cabelos com shampoo como de costume e enxágue bem para tirar todo o resíduo;
- Aplique a máscara nas pontas, sem passar o creme na raiz;
- Faça movimentos rápidos, mas delicados, de cima para baixo. ...
- Utilize uma touca térmica para auxiliar na penetração mais profunda do creme;
Qual dos compostos do cimento mais contribui para a hidratação?
(B) Qual dos cimentos apresentaria maior calor de hidratação? A) Cimento B pois apresenta grãos menores, apesar de uma maior superfície de contato o que necessitaria de mais agua, apresenta uma melhor consistência.
Qual a temperatura ideal para o concreto?
De acordo com ABNT NBR 7212/2012, “a temperatura ambiente para lançamento do concreto deve estar entre 5 °C e 30 °C. Já a temperatura do concreto por ocasião de seu lançamento deve ser fixada de modo a evitar fissuração de origem térmica”.
Qual a influência da temperatura sobre o concreto?
A influência da temperatura!
As temperaturas elevadas na cura podem gerar fissuras e, além disso, aceleram a resistência nas primeiras idades. Porém, a partir dos sete dias, ocorre o efeito contrário, pois a reação química acelerada deixa o concreto mais poroso, o que diminui a sua resistência.
Qual a temperatura que o concreto suporta?
Acima de 250 a 600 graus centígrados, o concreto poderá suportar, mas deverá ser prevista a utilização de agregados especiais, como: argila expandida ou vermiculita, ainda cimento aluminoso, mesmo assim sem choques térmicos.
Qual é a diferença entre cimento e concreto?
Você sabe dizer a diferença entre eles? O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco. Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o concreto não pode ser feito sem o cimento.
Qual o tempo de cura do cimento?
Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.
Qual o objetivo do cimento?
O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc. ... Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.
Como acelerar a secagem do concreto?
Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. Assim como as pessoas se enrolam em plástico em um spa, a cobertura vai gerar umidade que hidratará continuamente a superfície do concreto.
Quanto tempo depois de concretar devo molhar?
É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.
Como saber se o concreto é bom?
- 1 – Manchas. As manchas podem ser indício de oxidação nas armaduras. ...
- 2 – Eflorescência. O desenvolvimento de depósitos salinos na superfície do concreto é chamado de eflorescência. ...
- 3 – Desagregação. ...
- 4 – Fissuras ou trincas.
Qual o combustível dos navios de cruzeiro?
Como tirar a segunda via da reservista pela internet?