Deve Manter-se ou deve-se manter?
Perguntado por: Sandro Branco | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (41 avaliações)
4.º – O verbo que está na passiva é o verbo “manter”, e não o verbo “dever”. Trata-se de “ser mantido”, e não “ser devido”. Se a frase inicial fosse «É devido manter o sigilo.», então a sua correspondente poderia ser «Deve-se manter o sigilo.»
Deve-se ou se deve-se?
A forma deve-se, com hífen, é uma conjugação pronominal (acompanhados do pronome oblíquo “se”) do verbo – neste caso, no presente do indicativo. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica. O baixo número de acidentes deve-se aos alertas. Tal deve-se à excelente cooperação entre os grupos.
Como escrever Manter-se?
Se ele mantiver é a forma correta de escrita da expressão. A expressão se ele manter está errada. Mantiver é a forma conjugada do verbo manter na 1.
Devem-se apresentar ou devem Apresentar-se?
Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.
Como usar a conjunção se?
a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa. b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais. Ex: Deixe um recado se você não me encontrar.
5 TIPOS DE PESSOAS que VOCÊ DEVE MANTER DISTÂNCIA | Exclua da Sua Vida o Mais Rápido Possível
Que se apresenta ou que Apresenta-se?
O mesmo que se apresenta, que se mostra enquanto tal, que se revela. Exemplo de uso da palavra Apresenta-se: Lenda do teatro apresenta-se no teatro municipal.
Como conjugar a palavra manter?
- Presente. eu. mantenho. tu. manténs. ele/ ela/ você ...
- Pretérito Imperfeito. eu. mantinha. tu. mantinhas. ele/ ela/ você ...
- Futuro. eu. manterei. tu. manterás. ...
- Presente. que eu. mantenha. que tu. mantenhas. ...
- Futuro. se eu. mantiver. se tu. mantiveres. ...
- Pessoal. eu. manter. tu. manteres. ...
- eu. manteria. tu. manterias. ele/ ela/ você
O que significa a palavra mantemos?
Deixar ou ficar em determinada posição ou estado. 2. Conservar; defender; observar.
Como escrever Deve-se?
Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.
Faz-se ou se faz necessário?
Professor Victor M.
Ou seja, "fazem-se". O mesmo serve para a tão comum frase: Alugam-se casas. Ou seja, casas são alugadas.
Pode-se citar ou podem se?
Podem-se citar exemplos. (Exemplos podem ser citados.) Pode-se citar um caso. (Um caso pode ser citado.)
Qual a regência do verbo manter?
verbo transitivo direto, transitivo direto predicativo e pronominal Permanecer ou fazer ficar numa certa posição, circunstância ou condição; conservar-se: manter as mãos fora dos bolsos; manteve-a presa em sua cozinha; manteve-se estático; manteve-se deitado.
Como conjugar o verbo manter no presente?
- Presente. eumantenho. tumanténs. elemantém. ...
- Pretérito Imperfeito. eumantinha. tumantinhas. elemantinha. ...
- Pretérito Perfeito. eumantive. tumantiveste. elemanteve. ...
- Pretérito Mais-que-perfeito. eumantivera. tumantiveras. elemantivera. ...
- Futuro do Presente. eumanterei. tumanterás. elemanterá ...
- Futuro do Pretérito. eumanteria. tumanterias.
Qual é o substantivo de manter?
Conservar-se, permanecer.
Que Encontram-se ou que se encontram?
A concordância com a partícula apassivadora se deverá ser feita de acordo com o sujeito paciente, podendo ficar no singular ou no plural: Encontram-se muitas coisas na Internet. Encontram-se muitas pessoas nesses eventos.
Qual função do SE?
Pronome apassivador ou partícula apassivadora
Ao exercer a função de pronome apassivador/partícula apassivadora, o “se” é indicativo de voz passiva sintética e estabelece relação com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Venderam-se várias casas.
Quando o se é sujeito?
A regra geral é simples: a partícula “se” atenua o sentido do verbo e pode ou não esconder o sujeito oculto ou indeterminado. Se o verbo não pede preposição, a oração tem sujeito e o verbo sempre concordará com ele, em singular ou plural.
Qual é a conjunção de se?
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
Que tipo de conjunção E a palavra se?
Conjunções Integrantes
Introduzem orações subordinadas com função substantiva: que, se.
Como classificar o pronome se?
Frente a tais elucidações, vale mencionar que o “se”, dessa vez, classifica-se como pronome apassivador, posto que acompanha verbos transitivos diretos (no caso em questão, o verbo alugar) e transitivos diretos e indiretos na formação da voz passiva sintética.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Pode ser Tá certo?
Resposta: Possa é o verbo poder conjugado no presente do subjuntivo, tempo que exige a anteposição de um termo indicador de hipótese, como talvez. A frase apresentada não contém um termo indicador de hipótese; é, então, inadequado o uso de possa; o melhor é pode: Pode ser que eu vá lá.
Qual banho tomar para atrair a pessoa amada?
Como ligar 2 monitores em um notebook HDMI?