Desde quando a união estável é reconhecida como entidade familiar?

Perguntado por: Ricardo Eduardo de Santos  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (31 avaliações)

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, a união estável foi consagrada como uma espécie de entidade familiar. Com isso, foi imposto ao Estado o dever de proteger esta união, pois reconheceu, ao lado da família legalmente constituída, o que poderia ser denominado “família de fato”.

Quando a união estável passou a ser reconhecida?

Buscando assegurar o direito à igualdade e à liberdade previstos na CF/88, em 2011 o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu à formalização da união estável como entidade familiar, entre casais do mesmo sexo que tinha como objetivo de constituição de família.

O que é união estável como entidade familiar?

UNIÃO ESTÁVEL

É reconhecida como entidade familiar a convivência duradoura, pública e contínua, de um homem e uma mulher, estabelecida com objetivo de constituição de família.

O que diz o artigo 1.723 do Código Civil?

Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família.

O que mudou na união estável 2019?

O Projeto de Lei 309/21 altera o Código Civil para estabelecer que a existência de casamento ou de união estável de um dos conviventes impede a caracterização e o reconhecimento de novo vínculo de união estável no mesmo período, salvo se a parte casada já estiver separada de fato ou judicialmente.

? JJ2 – União homoafetiva como entidade familiar foi reconhecida pelo Supremo há dez anos

18 questões relacionadas encontradas

O que descaracteriza a união estável?

Não havendo mais a convivência mútua e contínua, resta descaracterizada a união estável e, com isso também, sua condição de companheira.

O que é uma entidade familiar?

Em seu artigo 2º, a lei define como entidade familiar “o núcleo social formado pela união de um homem e uma mulher, por meio do casamento ou união estável”.

Qual a finalidade da união estável?

Reconhecer união estável traz benefícios financeiros e mais segurança ao casal. O parceiro pode ser incluído em planos de saúde, odontológicos e de lazer. O companheiro também tem direito a receber pensão do INSS em caso do morte do outro, desde que a convivência seja provada.

Quais os tipos de união estável?

Para quem quer formalizar a união estável, existem duas maneiras: por meio de contrato particular ou por meio de escritura pública.

Quem tem união estável é casado ou solteiro?

É importante destacar que união estável não altera o estado civil da pessoa. Os estados civis continuam sendo “solteiro”, “casado”, “viúvo”, “separado”, etc. Então se você é solteiro e passa a viver em união com a sua companheira, continua com o estado civil de “solteiro”.

Quais os tipos de união civil?

No Brasil, embora apenas três tipos de casamento sejam mais utilizados e comuns, há cinco regimes distintos previstos pelo Código Civil:
  • Comunhão Parcial de Bens. ...
  • Comunhão Universal de Bens. ...
  • Participação final nos aquestos. ...
  • Separação de Bens. ...
  • Separação Obrigatória de Bens.

O que é união estável ou informal?

A união estável trata-se de uma situação de fato, informal, que não alterará o estado civil dos conviventes e terá que ser provada de diversas formas. A união estável é uma situação de fato. Por essa razão, o fato de você não ter qualquer documento sobre essa união não quer dizer que ela não exista.

Qual a diferença entre união estável e casamento civil?

NA UNIÃO ESTÁVEL O ESTADO CIVIL DAS PESSOAS CONTINUA O MESMO, OU SEJA, SOLTEIRO, VIÚVO OU DIVORCIADO. ... NO CASAMENTO A PESSOA ADQUIRE O ESTADO CIVIL DE CASADO.

Quem faz parte da entidade familiar?

1.723, CC, estabelece que: “É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família”.

O que significa entidade em português?

Entidade é um substantivo feminino que significa individualidade, ser, é aquilo que constitui a essência de algo. ... São sinônimos de entidade: associação, instituição, corporação, ordem, empresa, liga e sociedade.

O que é o conceito de família?

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

O que não configura união estável?

§ 1º A união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; não se aplicando a incidência do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. § 2º As causas suspensivas do art. 1.523 não impedirão a caracterização da união estável.

Quais os impedimentos legais que proíbem a formalização da união estável?

3. IMPEDIMENTOS LEGAIS APLICÁVEIS À UNIÃO ESTÁVEL. Assim como no casamento civil, o legislador previu regras no tocante a restringir a união estável entre pessoas com grau de parentesco por laços de sangue ou por afinidade (cunhado(a), adotado(a), etc).

Como provar que não houve união estável?

Prova de encargos domésticos; Certidão de casamento religioso; Declaração de imposto de renda onde conste o nome do outro como dependente; Entre outros.

Qual é melhor casar ou viver em união estável?

Na união estável é possível que o casal opte por um regime bens, inclusive o mesmo que seria adotado no casamento. A vantagem da união estável é que, se trata de um procedimento bastante simples, já que requer o mínimo de formalidades e até mesmo dispensa a presença de testemunhas.

Quais as vantagens e desvantagens da união estável?

Uma das principais vantagens é o poder de escolha na partilha de bens. Segundo o Código Civil, casais em União Estável sem contrato automaticamente são incluídos no regime da comunhão parcial de bens. Logo, em caso de separação, todos os bens e valores são divididos em partes iguais, independente de quem os adquiriu.

Quem tem união estável pode casar no civil com a mesma pessoa?

Contrato de união estável impede casamento? Não impede casamento, mas poderá trazer complicações patrimoniais, por isso, sugiro que faça o distrato extrajudicial ou judicial (se houver oposição), para que haja proteção do futuro patrimônio a ser constituído no casamento.

Quem vive em união estável é convivente?

Por Jones Figueirêdo Alves. As pessoas que vivem em união estável, sejam elas solteiras, separadas de fato ou judicialmente, viúvas ou, ainda, divorciadas, guardam o seu estado civil anterior; ou seja, a entidade familiar do companheirismo não tem sido entendida como um novo estado civil.

Como se chama União sem casamento?

Já a união estável se constitui a partir do momento em que duas pessoas passam a conviver juntas por opção (sem impedimento para a realização do matrimônio), de maneira pública, contínua e duradoura, com o intuito de constituir uma família.

Quem vive em união estável tem direito a pensão?

Viver em uma união estável dá direito a pensão por morte? ... Por isso, em caso de morte do cônjuge caso ele seja um segurado do INSS e preencha os requisitos você pode ter sim, o direito de receber o benefício de pensão por morte, porém, será necessário comprovar a relação.

Artigo anterior
Porque as novelas da Globo não fazem mais sucesso?
Artigo seguinte
Qual é o país mais rico da Ásia?