De quem é a competência para concessão do regime especial de drawback?

Perguntado por: Mónica Lourenço Lopes  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)

Drawback Restituição
Para finalizar, a concessão do regime, na modalidade de restituição, é de competência da SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, e não mais da Secretaria de Comércio Exterior (como no Drawback suspensão e isenção).

Para quem é concedido o regime especial de drawback?

O regime especial de drawback é concedido a empresas industriais ou comerciais, concedendo isenção ou suspensão do Imposto de Importação - II, do IPI, do ICMS, do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante – AFRMM, além da dispensa do recolhimento de taxas que não correspondam à efetiva contraprestação de ...

Qual é o órgão responsável por analisar e conceder às empresas os direitos de utilização de regimes especiais no comércio exterior?

O Drawback deve ser solicitado diretamente no Siscomex através de um Ato Concessório (AC). Contudo, dependendo de qual modalidade você irá pleitear ao SUEXT, órgão do Governo que irá analisar e conceder ou não o benefício.

Como conseguir o regime drawback?

Sabendo então que a modalidade Suspensão é a mais benéfica; então vamos ao passo a passo para solicitar um Ato Concessório de drawback: Conseguir com a área comercial previsão de exportação para no mínimo 1 ano, tal relatório precisa conter: quantidade, NCM, valor unitário em USD e peso líquido.

Como funciona o controle do drawback pela Receita?

Como se controla o Drawback? O regime especial de drawback é concedido a empresas industriais ou comerciais, tendo a SECEX desenvolvido com o SERPRO sistema de controle para tais operações denominado Sistema Drawback Eletrônico , implantado desde novembro de 2001 em módulo específico do SISCOMEX .

Descomplicando o regime especial aduaneiro de drawback

15 questões relacionadas encontradas

O que é drawback Receita Federal?

O drawback, instituído pelo Decreto-Lei nº 37, de 1966, e aperfeiçoado por diversas normas posteriores, é um regime aduaneiro especial que permite a suspensão ou eliminação de tributos incidentes na aquisição de insumos empregados na industrialização de produtos exportados.

Qual é o órgão responsável para habilitar o acesso ao Siscomex?

Habilitação de exportadores, importadores, despachantes, ajudantes de despachante, depositários, agentes de carga, operadores portuários, transportadores e pessoas físicas é competência exclusiva da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

O que é o sistema Siscomex?

O que é o Siscomex? O Sistema Integrado de Comércio Exterior - Siscomex é um instrumento administrativo que integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações de comércio exterior.

O que é drawback verde e amarelo?

O exportador brasileiro tem um benefício fiscal à sua disposição, o chamado “Drawback Verde-Amarelo”, que consiste na a suspensão do IPI, PIS e COFINS, nas aquisições de matérias-primas, produtos intermediários e materiais de embalagem, no mercado interno, por beneficiário do regime aduaneiro especial de drawback.

Quais são os casos que o drawback é concedido?

O drawback é um regime aduaneiro que concede a isenção ou suspensão de impostos. Ele é concedido especialmente para insumos importados que vão ser usados na fabricação de produtos destinados à exportação.

Quais são os ramos de atividade que podem solicitar o regime especial de drawback?

O regime drawback pode ser concedido a: Mercadoria para beneficiamento no país e posterior exportação; Matéria-prima, produto semielaborado ou acabado, utilizados na fabricação de mercadorias exportadas (modalidade isenção) ou a exportar (modalidade suspensão);

O que é drawback e quais suas modalidades?

Trata-se de um regime aduaneiro especial que incentiva as exportações de empresas industriais e comerciais. Envolve duas modalidades principais: isenção e suspensão, sendo que no Regulamento Aduaneiro (RA) também é citada a modalidade “restituição”.

Qual a diferença entre drawback Suspensão e Isenção?

Qual a diferença entre suspensão e isenção? Para o Drawback Suspensão, nenhum imposto será calculado e para Drawback Isenção, apenas o ICMS é calculado.

Qual é o objetivo do Siscomex?

O Siscomex é um facilitador que integra todas as informações necessárias para a atividade de comércio exterior em um único lugar. Por meio desse recurso, o profissional e órgãos regulamentadores conseguem ter acesso a uma série de registros.

Quais os principais objetivos do Siscomex?

Os principais objetivos do Programa são reformular os processos de exportações e importações, tornando-os mais eficientes e harmonizados, e criar um guichê único para centralizar a interação entre o governo e os operadores privados atuantes no comércio exterior.

Quais são as três categorias do sistema Siscomex?

Os órgãos que fazem parte do SISCOMEX são divididos em três categorias e estão listados a seguir:
  • Gestores. • Secretaria de Comércio Exterior; • Secretaria da Receita Federal; ...
  • Anuentes. • Banco do Brasil; • ...
  • Usuários. • órgãos da administração direta e indireta, intervenientes no comércio exterior; •

Como habilitar no Siscomex?

Veja o passo a passo:
  1. Acesse o Portal Único Siscomex;
  2. Escolha a opção Habilitar Empresa,siga as próximas etapas;
  3. Preencha o formulário e selecione as opções desejadas;
  4. Não será necessário apresentar nenhum documento ainda.
  5. Ao escolher o Radar Expresso, você será direcionado para o Radar, onde será deferido.

Como habilitar pessoa física no Siscomex?

Para isso, basta que o interessado tenha um certificado digital e acesse o Portal Único da Receita Federal. De lá ele já sai habilitado a importar ou exportar. O mesmo pode ocorrer no Radar Limitado US$ 150.000 ou Ilimitado.

Quais são os órgãos gestores do Siscomex?

Os anuentes na Exportação são: ANEEL, ANM, ANP, ANVISA, CNEN, DECEX, DFPC, DPF, IBAMA, MAPA, MCTIC e Ministério da Defesa. A Secretaria da Receita Federal atua nos procedimentos aduaneiros. Apenas o órgão anuente tem competência legal para analisar/colocar exigência/deferir/indeferir um LPCO sob sua alçada”.

O que significa a expressão drawback?

desvantagem f (plural: desvantagens f)

The only drawback to my job is that it is far from home. A única desvantagem do meu emprego é que fica longe de casa.

Quais os benefícios do drawback para as empresas?

Entre as vantagens do Drawback podemos citar:
  • Impulsionar as exportações;
  • Reduzir custos tributários;
  • Diminuir os custos de produção;
  • Oferecer preços mais baixos;
  • Ampliar as vendas;
  • Aumentar a margem de lucro;
  • Ter mais competitividade;
  • Expandir e conquistar novos mercados.

O que é o back to back?

De maneira simples, essa atividade consiste na compra de um produto no Exterior por uma empresa sediada no Brasil, para vendê-lo também no mercado externo, sem que ele passe fisicamente pelo território brasileiro. Back to Back é apenas uma operação cambial.

O que é o drawback isenção?

O que é Drawback Isenção? O Drawback Isenção é a modalidade que possibilita a isenção ou redução de tributos incidentes na importação ou aquisição doméstica de mercadoria equivalente à empregada ou consumida na industrialização de produto previamente exportado, para reposição de estoques.

Qual a diferença entre isenção e suspensão de imposto?

Segue explicativo: Suspensão: é o adiamento do pagamento do imposto, sendo que esse pagamento será feito pelo próprio contribuinte. Diferimento: é o adiantamento do pagamento do imposto, sendo que esse pagamento será por outro contribuinte.

O que é drawback integrado isenção?

O drawback integrado isenção, no geral, permite a Isenção do Imposto de Importação, redução a zero da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da contribuição para o PIS/Pasep, da contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), da contribuição para o PIS/Pasep Importação e da Cofins- ...

Artigo anterior
Qual o tamanho de um Condor?
Artigo seguinte
Por que João Goulart foi tirado do poder?