Como voltar ao Simples Nacional em 2022?

Perguntado por: Salomé Campos  |  Última atualização: 18. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (30 avaliações)

O cidadão que era MEI (Microempreendedor Individual) e foi excluído do Simples Nacional, regime tributário que abarca a categoria, pode retomar seu cadastro. Para isso, ele precisa regularizar todas as pendências que tem com a Receita Federal. A exclusão se deve à presença de dívidas em aberto com o Fisco.

Quem saiu do Simples pode voltar?

Se sua empresa foi desenquadrada ou excluída do Simples Nacional, é necessário que você apresente uma contestação à Receita Federal em um prazo de até 30 (trinta) dias contados da ciência do termo de exclusão.

Tem como recuperar o Simples Nacional?

Pagamentos de DAS de Simples Nacional de períodos de apuração dos últimos 4 meses, incluído o mês do pedido. Caso o pagamento se refira a um desses 4 últimos meses, deverá aguardar o prazo para solicitar. Por exemplo: em janeiro/2023 somente poderá solicitar a restituição do PA setembro/2022 e anteriores.

Qual o prazo para voltar ao Simples Nacional?

A opção, se deferida (aceita), retroagirá a 01/01/2024.

Foi excluído do Simples Nacional o que fazer 2024?

Os contribuintes foram excluídos com data efeito a partir de 1°/01/2024 e podem fazer nova solicitação de opção pelo Simples Nacional e Simei em janeiro de 2024, até seu último dia útil (31), devendo regularizar, no mesmo prazo, todas as pendências apontadas no relatório apresentado após a solicitação, para ter seu ...

Como voltar para o Simples Nacional em 2022

43 questões relacionadas encontradas

Como reverter a exclusão do Simples Nacional?

  1. Acesse o sistema Processos Digitais;
  2. Clique em Solicitar serviço via processo digital;
  3. Selecione a área SIMPLES NACIONAL e MEI e o serviço Contestar a exclusão de ofício do Simples Nacional.

Como voltar para o Simples Nacional no Estado?

​​Para verificar as pendências no Estado para ingresso ao Simples Nacional, deve-se utilizar o Posto Fiscal Eletrônico e consultar o campo “Opção pelo Simples Nacional - Consulta do Resultado". Lembramos que a consulta deve ser feita para todas as filiais da empresa.

Como voltar para o Simples Nacional 2024?

>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas. A única forma de um empreendedor voltar a recolher tributos por meio do Simples Nacional em 2024 é por meio de um CNPJ diferente. "Dependendo do caso, pode ser mais vantajoso encerrar o CNPJ, quitando todos os débitos, e então abrir um novo negócio.

Foi prorrogado a regularização do Simples Nacional 2024?

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que não haverá prorrogação no prazo para solicitar adesão ao Simples Nacional em 2024. A entidade esclarece ainda que – devido a falhas sistêmicas na Receita Federal e na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – não foi finalizado o processamento dos contribuintes.

Quando posso solicitar a opção pelo Simples Nacional 2024?

O prazo regulamentar vale para empresas que já estão em atividade e ainda não são optantes, e, após confirmação, tem efeito retroativo ao dia 1º de janeiro de 2024. Os contribuintes que já estão no Simples Nacional desde 2023 não estão sujeitos a esse prazo.

Quais impostos podem ser recuperados no Simples Nacional?

Portanto, a restituição do Simples Nacional é um processo que o contribuinte solicita à Receita Federal o reembolso de tributos, como PIS, COFINS, INSS, IRPJ, CPP, CSLL e IPI.

Como é feita a compensação do Simples Nacional?

Para realizar a compensação, após abrir o aplicativo, o contribuinte deverá:
  1. Acessar o menu Simples > Serviços > Restituição e Compensação;
  2. Informar o período de apuração (PA) do crédito;
  3. Clicar no número do DAS que deseja compensar e confirmar os detalhes do pagamento;
  4. Clicar em “utilizar o pagamento”;

O que acontece se eu não pagar a das?

Deixar de entregar a DASN-Simei pode implicar declaração de inaptidão do MEI. O MEI que deixar de apresentar a DASN-Simei por um período superior à 90 (noventa) dias (contados do vencimento do prazo de entrega) poderá ter a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) tornada inapta.

Quais as consequências da exclusão do Simples Nacional?

Sofrer a exclusão do Simples Nacional pode trazer diversas consequências para a empresa. A principal delas é a mudança de regime tributário, assim, a empresa deverá optar pelo Lucro Real ou Lucro Presumido, que são mais complexos e têm mais despesas.

Como voltar a ser MEI em 2024 após a exclusão do Simples Nacional?

Veja o passo a passo a seguir:
  1. Acesse o Portal e-CAC;
  2. Clique em “Legislação e Processo”>”Processos Digitais”>”Solicitar Serviço via Processo Digital”;
  3. Selecione a área de concentração “Simples Nacional e MEI” e o serviço “Contestar a Exclusão de Ofício do Simples Nacional”;

Quanto tempo perde o Simples Nacional?

O contribuinte será excluído de ofício do Simples Nacional com efeitos a partir do dia 1º de janeiro de 2024. Até 31 de dezembro de 2023, o contribuinte continuará optante pelo Simples Nacional ou pelo Simei e deverá agir como tal.

Vai ter parcelamento do Simples em 2024?

Não, até o momento não há informações da prorrogação da regularização do Simples Nacional 2024.

Quais são as empresas que não podem optar pelo Simples Nacional?

Veja abaixo quais empresas não podem ter acesso aos benefícios do Simples Nacional:
  • Empresas que tenham uma pessoa jurídica como sócia.
  • Filiais, sucursais, agências ou representações, no país, de pessoa jurídica com sede no exterior.

Como colocar a empresa no Simples Nacional?

Basta acessar o portal oficial e seguir os passos: Simples – Serviços > Opção > Solicitação de Opção pelo Simples Nacional. E pronto! Agora é aguardar a confirmação para ter a sua empresa no Simples Nacional.

Como mudar de normal para Simples Nacional?

Passo-a-passo: Como migrar para o Simples Nacional. Para deixar de ser MEI, o empreendedor tem dois caminhos: o encerramento do CNPJ atual e abertura de uma nova empresa com as configurações adequadas ou ainda realizar o desenquadramento do MEI e alterar os dados necessários para manter o mesmo CNPJ.

Como passar uma empresa do Lucro Presumido para o Simples Nacional?

Troca de regime - Como alterar a tributação de Lucro Presumido para Simples Nacional?
  1. 1 - Acesse o menu Controle > Parâmetros;
  2. 2 - Clique no botão [Nova Vigência], e informe a competência em que a empresa passou para o regime Simples Nacional;

Quanto tempo posso dever o das?

A DAS-MEI deve ser pagar todos os meses, no dia 20. E é muito importante este pagamento, pois é através dele que o MEI poderá ter acesso a muitos benefícios. Os principais são os benefícios previdenciários.

Sou MEI e nunca paguei nada?

Como regularizar o MEI atrasado? Para fazer a Regularização do MEI, o empreendedor deve entrar no Portal do Simples Nacional e emitir um DAS com o valor pendente para pagamento à vista, ou também solicitar um parcelamento da dívida.

Quanto tempo posso ficar com o MEI atrasado?

Para evitar a sua exclusão do Simples Nacional a partir de 01/01/2022, a empresa deve regularizar a totalidade dos seus débitos, por meio de pagamento ou parcelamento, no prazo de 30 dias a contar da data de ciência do Termo de Exclusão.

Qual a diferença entre a recuperar e compensar?

Os impostos a recolher representam uma obrigação da empresa para com o governo, relativos a um montante devido e recebem classificação passiva. Os impostos a recuperar, por sua vez, são valores que já foram recolhidos e que podem ser recuperados (em partes) mediante a compensação de tributos.

Artigo anterior
O que é classificação tributária 01?
Artigo seguinte
Como é formado o gelo da geladeira?