Como vivem os anelídeos?

Perguntado por: Rebeca Marques de Anjos  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (30 avaliações)

Os anelídeos compreendem cerca de 15 mil espécies, com representantes que vivem no solo úmido, na água doce e na água salgada. Podem ser parasitas ou de vida livre.

O que os anelídeos se alimentam?

Os Anelídeos têm alimentação bem diversa, podem ser classificados como carnívoros, herbívoros, detritívoros (alimentam-se de restos) e até hematófagos (alimentam-se de sangue)! Os hábitos alimentares variam de acordo com cada espécie!

Quais as principais características do anelídeos?

Anelídeos (Filo Annelida) são animais de corpo segmentado que vivem em diferentes ambientes, como água doce e solo úmido. ... São animais triblásticos, celomados e que apresentam simetria bilateral.

Como os anelídeos reproduzem?

A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. ... No caso dos hermafroditas, a exemplo da minhoca, existe uma parte do corpo que ajuda na reprodução, o clitelo. O clitelo é um anel mais claro que libera um muco ajudando na união de duas minhocas quando vai ocorrer a fecundação.

Quais são os principais representantes dos anelídeos?

Como representantes mais conhecidos, podemos citar as minhocas e as sanguessugas. Os anelídeos são agrupados em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.

ANELÍDEOS - REINO ANIMALIA - ZOOLOGIA - Aula | Biologia com Samuel Cunha

37 questões relacionadas encontradas

São exemplos de anelídeos?

Minhocas, sanguessugas e outros animais invertebrados de corpo mole, cilíndrico e dividido em anéis (daí a origem de seu nome) são classificados como anelídeos, pertencentes ao filo Annelida.

Qual a principal características que diferem os 3 grupos de anelídeos?

A classificação dos anelídeos baseia-se principalmente na quantidade de cerdas que cada um dos organismos possui. Eles podem ser classificados em oligoquetas, poliquetas e hirudíneos. Os anelídeos são animais incluídos no filo Annelida e compreendem seres que possuem corpo cheio de anéis (corpo segmentado).

Como ocorre a reprodução assexuada dos anelídeos?

A reprodução dos anelídeos. A reprodução é sexuada, sendo as espécies frequentemente (oligoquetos e hirudíneos) hermafroditas e com desenvolvimento direto. Existem, no entanto, formas com sexos separados e desenvolvimento indireto, através de uma larva trocófora e alguns casos de reprodução assexuada (poliquetas).

Como se reproduzem os platelmintos?

Reprodução. ... Os platelmintos parasitas podem se reproduzir sexuadamente, depositando seus ovos no corpo do hospedeiro em que estão. Estes hospedeiros podem liberar os ovos no ambiente através das fezes e outras secreções. Os ovos, então, eclodem, e as larvas podem colonizar um novo hospedeiro.

Qual é a forma de reprodução dos moluscos?

A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dióica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa.

Quais as principais características do Filo annelida?

Anelídeos são animais invertebrados. Também conhecido como filo annelida. Suas principais características são o corpo mole, cilíndrico, alongado e todo segmentado. ... Possuem metameria (segmentação do corpo), um complexo sistema digestivo e sistema cutâneo.

Quais são as principais características do artrópodes?

Apresentam corpo segmentado com apêndices articulados: os artrópodes possuem apêndices articulados, os quais estão presentes aos pares no corpo do animal. ... Possuem exoesqueleto de quitina: o corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina.

Quais são as características principais dos artrópodes?

Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).

Qual a importância dos Anelideos na nutrição?

Fertilizando o solo

Fique sabendo que ela é de suma importância, pois por ser detritívora, alimenta-se de detritos ou restos orgânicos de vegetais e animais.

O que é que as minhocas comem?

As minhocas são animais decompositores, importantes para o solo, que se alimentam tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Elas cavam extensos túneis, trazendo para a superfície as camadas mais profundas do solo. Com isso, renovam os nutrientes do solo superficial, que são importantes para as plantas.

Qual a importância dos anelídeos para os seres humanos?

Anelídeos – Importância ecológica e econômica. As minhocas da classe dos oligoquetas são de grande importância ecológica, principalmente por ser detritívora, ou seja, se alimentam de restos de vegetais e animais mortos, reciclando assim a matéria orgânica.

Como se reproduzem os Nematodeos?

Os seres dióicos apresentam reprodução sexuada, com o macho introduzindo sua estrutura reprodutiva, chamada de espícula peniana, no poro genital da fêmea (às vezes chamado de vagina por alguns estudiosos) e lançando o espermatozóide (gameta masculino) no interior do organismo feminino para encontrar o óvulo (gameta ...

Como funciona a reprodução assexuada por regeneração dos platelmintos?

As planárias apresentam grande capacidade regenerativa. A reprodução das planárias pode ocorrer por meio da fissão. Nesse caso, o animal sofre constrição do seu corpo, separando a cabeça da cauda, dando origem a dois indivíduos. Esses animais também apresentam incrível capacidade de regeneração.

Como é a reprodução dos nematóides?

A reprodução é sexuada, havendo fecundação de gametas que mantêm a variabilidade gênica da espécie, podendo ser monóica ou dióica. O ciclo de desenvolvimento costuma ser complexo, com diversos estágios, às vezes passando o organismo parasita por mais de um hospedeiro.

Como é a reprodução das sanguessugas?

As sanguessugas são hermafroditas e apresentam fecundação cruzada. A maioria delas produz um casulo contendo os ovos fecundados que são depositados na terra ou na água. Não há reprodução assexuada, nem regeneração de partes perdidas de seu corpo.

Como é a reprodução dos poliquetas?

Quando os poliquetas se reproduzem sexuadamente, eles liberam gametas diretamente na água, onde ocorre a fertilização. ... Além disso, os poliquetas são capazes de se regenerar quando partes de seu corpo são fragmentadas em segmentos, que se regeneram em novos indivíduos (essa seria a reprodução assexuada).

Como é a circulação dos anelídeos?

O sistema circulatório dos anelídeos é fechado, ou seja, permanece sempre dentro dos vasos e órgãos do sistema e é composto por dois grandes vasos principais, dorsal e ventral, ligados por uma rede de pequenos vasos e outros cinco vasos que se contraem como se fossem corações, auxiliando no bombeamento do sangue.

Quais são as principais diferenças morfológicas entre os anelídeos e os outros vermes?

A grande diferença entre os vermes anelídeos e os outros vermes estudados é a organização, do corpo nos primeiros, em segmentos ou anéis, que se repetem no sentido do comprimento do animal. Cada um dos segmentos ou anéis que constituem o corpo dos anelídeos é chamado metâmero.

Qual é a característica externa mais importante dos anelídeos?

As principais características dos anelídeos são atribuídas à sua morfologia corporal. Os anelídeos possuem corpo alongado, geralmente cilíndrico e, o mais importante: segmentado, também chamado de corpo metamerizado, que nada mais é que um corpo organizado em segmentos chamados de metâmeros ou anéis.

Qual a diferença entre uma minhoca e uma sanguessuga?

A presença e a quantidade dessas cerdas são as principais características utilizadas para classificar as principais classes de anelídeos: os poliquetas (muitas cerdas), os oligoquetas (poucas cerdas, como as minhocas) e os hirudíneos ou aquetas (que praticamente não possuem cerdas, como as sanguessugas).

Artigo anterior
Qual plataforma de afiliados paga mais?
Artigo seguinte
Qual é o órgão responsável pelo licenciamento ambiental?