Como vive uma pessoa com lúpus?

Perguntado por: Isaac Tomé Costa Torres Brito  |  Última atualização: 17. Mai 2025
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

Autocuidado: manter a alimentação saudável, repouso adequado e higiene para evitar infecções e não forçar alterações no sistema imunológico. Autoconhecimento: evitar situações de estresse emocional que podem reativar a doença e reconhecer os sinais do corpo de que é preciso antecipar a consulta ao médico.

Quantos anos vive alguém com lúpus?

Outro complicador é que a atividade da doença (e o seu tratamento) aumentam o risco de infecções oportunistas. Com o avanço das opções terapêuticas nas últimas décadas, a expectativa de vida dos pacientes aumentou significativamente. Atualmente, 80% das pessoas com Lúpus permanecem vivas após 15 anos de doença.

O que a pessoa que tem lúpus não pode fazer?

Evitar fatores que podem levar ao desencadeamento da atividade do lúpus, como o sol e outras formas de radiação ultravioleta; tratar as infecções; evitar o uso de estrógenos e de outras drogas; evitar a gravidez em fase ativa da doença e evitar o estresse são algumas condutas que os pacientes devem observar, na medida ...

O que muda na vida de quem tem lúpus?

“Os pacientes com lúpus podem desenvolver arterosclerose, doença inflamatória que pode levar à obstrução das artérias e provocar doenças cardiovasculares”, explica Cristina Lanna. Apesar de não ter cura, o lúpus tem tratamento continuado, que possibilita ao paciente levar uma vida normal.

Como fica o corpo de uma pessoa que tem lúpus?

Lúpus Discoide

Doença restrita à pele, que apresenta lesões arredondadas, vermelhas e descamativas, sendo notadas principalmente no rosto, couro cabeludo, região cervical e tronco. Estas lesões podem se tornar mais evidentes quando a pessoa se expõe ao sol.

O CUIDADO DAS PESSOAS COM LÚPUS

29 questões relacionadas encontradas

Como é a crise de lúpus?

Muitas pessoas se sentem muito cansadas ou têm dor, erupções na pele, febre, dor de estômago, dor de cabeça ou tonturas imediatamente antes de um surto. O paciente pode perceber que seus sintomas se intensificam depois da exposição ao sol ou depois de um longo dia de trabalho.

Quais são as crises de lúpus?

(Lúpus eritematoso disseminado ou lúpus)

Podem se desenvolver problemas nas articulações, sistema nervoso, sangue, pele, rins, trato gastrointestinal, pulmões e outros tecidos e órgãos. Exames de sangue e, às vezes, outros exames são realizados para elaborar o diagnóstico.

Quais órgãos o lúpus ataca?

Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins e cérebro. Em casos mais graves, se não tratada adequadamente, pode matar. O nome científico da doença é "Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)".

Quem tem lúpus pode ficar nervoso?

Em algumas pessoas, o lúpus afeta o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal), o que causa desde alterações emocionais e do estado de ânimo, até problemas de memória, psicose, convulsões ou acidentes vasculares cerebrais.

O que agrava o lúpus?

Os médicos também recomendam evitar ao máximo a exposição solar, pois isso pode agravar as lesões e manchas na pele. Além disso, é preciso se prevenir de infecções e adoecimentos diversos, pois o lúpus enfraquece o sistema imunológico, causando fragilidade ao organismo como um todo.

Quem tem lúpus tem direito a algum benefício?

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (7), projeto que inclui a epilepsia e o lúpus entre as doenças cujos portadores são dispensados de cumprir o prazo de carência para usufruir dos benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (PL 7797/10).

Quem tem lúpus pode trabalhar normalmente?

Tanto o lúpus quanto a epilepsia podem ser incapacitantes e ser causa de aposentadoria por invalidez quando a inspeção médico-pericial detectar um grau de disfunção social e laboral que inviabilize os serviços. O projeto ainda será analisado pelas comissões do Senado.

Quais são os primeiros sinais do lúpus?

Os principais sintomas do lúpus são:
  • Dor, inchaço ou rigidez em uma ou mais articulações;
  • Rigidez muscular ou falta de flexibilidade;
  • Manchas vermelhas na pele, especialmente no rosto em forma de asa de borboleta;
  • Febre acima de 37,5º C;
  • Cansaço excessivo;
  • Lesões na pele que aparecem depois da exposição ao sol;

Qual a principal causa de morte no lúpus?

As principais causas associadas de morte foram: insuficiência renal, pneumonias, DAC e septicemias.

Como lidar com uma pessoa que tem lúpus?

Utilize grupos de apoio. São importantes para a pessoa com lúpus, seus familiares, amigos e para aqueles que ajudam com os cuidados. Você aprenderá sobre a diversidade de sintomas e formas de cuidado, incluindo massagens e exercícios moderados, bem como boas práticas médicas.

Quem tem lúpus engorda ou emagrece?

O lúpus, geralmente, faz a pessoa desenvolver tendência a engordar, então é preciso cuidado redobrado.

Quando o lúpus é perigoso?

Em alguns casos, o lúpus pode danificar as células do cérebro, levando diretamente a problemas cognitivos. No entanto, na maioria dos casos, outros fatores podem influenciar para que o paciente desenvolva este estado, incluindo fadiga, estresse e depressão.

O que acontece quando o lúpus atinge o cérebro?

Cerca da metade das pessoas com lúpus pode apresentar confusão, perda da memória e dificuldade de concentração. Esses sintomas são conhecidos como psicose lúpica e são consequência de problemas na área do pensamento ou cognitiva.

Quem tem lúpus pode ter AVC?

Pacientes com lúpus apresentam risco aumentado para doenças cerebrovasculares do tipo AVC, principalmente com lesões isquêmicas, que ocorrem em idades mais jovens do que o habitual. O lúpus cerebral se manifestando com AVC pode sinalizar descontrole da doença.

Qual lúpus é mais grave?

Lúpus Sistêmico

Na forma grave, a inflamação atinge todo o organismo, comprometendo vários órgãos, como pulmões, rins, coração, articulações, sangue e pele.

Quem tem lúpus é considerado deficiente?

O Projeto de Lei 1456/23 equipara pessoas com lúpus à pessoa com deficiência para todos os efeitos legais. O texto garante aos portadores da doença os direitos previstos em lei para pessoas com deficiência, como o direito a não discriminação e a atendimento prioritário.

Quem tem lúpus sente muita dor?

As pessoas com lúpus também podem ter dor não associada diretamente à inflamação ou ao surto de lúpus. Essas dores podem estar relacionadas com outras doenças coexistentes que podem ser identificadas e tratadas de acordo com as suas causas.

Quem tem lúpus sente dor nas pernas?

Estudos indicam que até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dores articulares e musculares. Artralgias e mialgias são comuns, juntamente com dores lombares e distúrbios da articulação temporomandibular (ATM). No entanto, é crucial destacar que a dor nem sempre reflete a presença de inflamação.

O que pode ser confundido com lúpus?

O lúpus e a fibromialgia podem ser confundidas por conta de seus sintomas semelhantes, que são as dores no corpo. Ainda, as duas enfermidades podem ser diagnosticadas juntas em um só indivíduo. A fibromialgia, por exemplo, é diagnosticada através de um processo de exclusão de outras doenças, como o lúpus.

Quem tem lúpus sente enjoo?

Outros sintomas do lúpus, mais específicos, dependem de qual é a parte do corpo afetada: Cérebro e sistema nervoso: cefaleia, dormência, formigamento, convulsões, problemas de visão, alterações de personalidade, psicose lúpica. Trato digestivo: dor abdominal, náuseas e vômito.

Artigo anterior
O que é extinção do ato administrativo?
Artigo seguinte
O que é melhor molas ensacadas ou Superlastic?