Como ver se o bebê está com febre?

Perguntado por: Érika Anna Garcia Macedo  |  Última atualização: 15. Juni 2024
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

1. Uma temperatura elevada
  1. Pescoço rígido ou sensibilidade à luz.
  2. Vómitos e recusa de ingestão de líquidos.
  3. Erupção cutânea.
  4. Apresentar mais sonolência do que o habitual.
  5. Problemas relacionados com respiração.
  6. Dor que não alivia com medicação para alívio da dor.

Como saber se o bebê está com febre sem o termômetro?

Essa também é uma maneira bem simples como a de cima, basta encostar os lábios suavemente na bochecha ou na testa do bebê e sentir esses mais quentes que o normal. Se for o caso e, ainda, notar um leve rastro de suor frio, quer dizer que a temperatura dele está subindo.

Como saber se estou com febre sem ter um termômetro?

Para saber se está com febre, uma pessoa pode verificar se apresenta outras alterações e sinais em seu corpo, como calafrios, suores, desidratação e cansaço.

Qual é o estado febril de um bebê?

Normal – Em uma situação normal, as temperaturas centrais do corpo podem variar entre 36º C e 37º C (bebês), e de 35,4º a 37,2º C (crianças). Estado Febril – O estado febril é marcado por variações entre 37,1º C e 37,5º C (bebês), e entre 37,4º C e 38,9º C (crianças).

Como medir a temperatura de um bebê?

Assim, aconselha-se que: - A medição da temperatura seja retal nos primeiros meses de vida. - Nas crianças mais velhas, que se mexem mais, é preferível medir a temperatura axilar que não é tão afetada como a testa pelas condições do ambiente.

MEU BEBÊ ESTÁ COM FEBRE! Quais cuidados tomar e como aliviar a febre!! | Dra Jannuzzi

36 questões relacionadas encontradas

Porque só a testa do bebê fica quente?

Se a testa e a barriga da criança estiverem quentes, ela está com febre. A testa, as mãos ou qualquer parte do corpo mais quente não indica febre. O ideal é usar um termômetro na axila para medir a temperatura da criança.

Quais são os sintomas de uma febre?

Quando a febre ataca, pode vir acompanhada de moleza no corpo, suor excessivo, dores musculares, calafrios, desidratação, irritabilidade. A febre, se aproximando dos 40°C, pode provocar delírios, convulsões e confusão mental.

Quais os 4 tipos de febre?

Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.

O que é bom para abaixar a febre do bebê?

É importante deixar o corpo trabalhar para voltar a temperatura adequada, não aquecê-lo ainda mais. Compressas de água fria ou morna são ótimas opções para diminuir a febre do bebê. Umedeça um pano com água fria ou levemente morna e coloque sobre a testa do bebê. Um pano menor também pode ser utilizado nos pulsos.

O que fazer para aliviar a febre do bebê?

O pediatra diz que para reduzir a temperatura corporal é necessário usar um antitérmico, que pode ser dipirona, paracetamol ou ibuprofeno, a cada 4 ou 6 horas.

Pode deixar a criança dormir com febre?

Sim, pode. Não há problemas em deixar o bebê com febre dormir, pois é natural que se sinta cansado e indisposto. Apenas lembre-se de monitorar a febre e, se necessário, dar banho ou aplicar compressas frias.

Pode deixar a febre passa sozinha?

Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.

Como saber se é febre ou calor?

Geralmente, ficamos mais “frios” durante a manhã e mais “quentes” no fim da tarde ou à noite. Quando a temperatura está entre 37,5ºC e 37,8ºC, estamos com uma febrícula, também chamada de estado febril. Acima dos 37,8ºC não tem jeito: é febre mesmo. Mas, para identificar este estado, nada de colocar a mão na testa.

Quando se preocupar com a febre do bebê?

A febre é firmada acima dos 37,3 ºC, medida na axila, ficando mais preocupante a cada grau que ultrapassa esse limiar. Em geral, esses valores são relativos.

Pode dormir quando está com febre?

Algumas pessoas podem até dizer: quando tive febre fiquei sonolento, dormi por horas seguidas. Mas não é um sono de boa qualidade. Porém, ainda que durante a febre o sono tenha uma qualidade inferior, dormir é parte importante do processo de cura”, explica o especialista.

Quando o bebê está quente mas não tem febre?

Muitas vezes, esta sensação é conhecida popularmente como "febre interna", mas esse é um termo que não é reconhecido pela medicina. Entenda melhor o que é a febre interna. Se a sensação de corpo quente persistir, trouxer desconforto ou não for possível identificar a causa, consulte um clínico geral.

O que pode causar febre no bebê?

A febre em bebês, assim como em adultos, é uma reação do organismo ao contato com "invasores". "A febre geralmente ocorre quando a criança entra em contato com algum antígeno (vírus, bactéria ou algum outro fator imunológico), mas o sistema da criança produz substâncias visando combatê-las", acrescenta a profissional.

Como é a febre dos dentes?

Entretanto, essa temperatura geralmente ficava em torno de 37ºC a 37,5 °C, o que não é considerado tecnicamente como febre.. Por isso, mesmo que exista a sensação de que o bebê fique “quentinho”, é importante lembrar que não existe comprovação de que a febre configure realmente um sintoma da primeira dentição.

Como baixar a febre da criança dormindo?

Se a criança está dormindo, ela deve estar confortável. Lembre-se que o descanso é muito importante para a melhora. Ao contrário de antibiótico, remédio para aliviar sintomas de febre não precisa ser administrado de horário, por isso, não precisa acordar a criança para medicar.

É perigoso febre de 38 graus?

Embora muitas pessoas se preocupem achando que a febre possa ser prejudicial, as elevações temporárias típicas da temperatura corporal para 38 °C a 40 °C (100,4° a 104° F) causadas pela maioria das infecções de curta duração (agudas) são bem toleradas por adultos saudáveis.

Quando não é febre?

O estado febril fica acima do normal do corpo, na faixa entre 37,3 e 37,8ºC, o que pode ser considerado como um tipo de febre baixa. Já a febre como sintoma costuma ser apontada a partir de 37,9ºC.

Qual a temperatura perigosa da febre?

A temperatura para febre acima de 39,4ºC pode indicar uma infecção bacteriana, principalmente se for acompanhada de calafrios. Além disso, a febre alta é capaz de desencadear convulsão febril em crianças de seis meses a três anos que tenham predisposição genética e febre repentina7.

Quanto tempo pode durar a febre?

Quanto tempo pode durar a febre? Normalmente a febre dura entre 3 dias a 1 semana. Contudo, é muito variável e depende do processo corporal.

Quando a febre indica infecção?

Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.

Porque a febre aumenta durante a noite?

Porque a febre aumenta durante a noite

Além disso, devido ao funcionamento normal do metabolismo, também é comum que a temperatura do corpo vá aumentando ligeiramente ao longo do dia, sendo maior à noite e provocando até excesso de suor.

Artigo anterior
Quais os 50 bilionários do Brasil?
Artigo seguinte
O que é diamante vs1?