Como ver meu Prontuario do SUS?

Perguntado por: Lucas Rodrigues Loureiro  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet por meio do site conectesus-paciente.saude.gov.br. Pelo Portal gov.br, o usuário também consegue acessar a ferramenta. “O aplicativo é grátis. Pode ser uma ferramenta muito importante para o cidadão e para o seu cuidado em saúde.

Como saber meu número de prontuário do SUS?

No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.

Como acessar o Prontuário Eletrônico?

Quando o profissional atualiza as informações no prontuário, o paciente recebe uma notificação no aplicativo Conecte-SUS Cidadão. As informações podem ser acessadas por meio do celular, computador ou tablet, utilizando o CPF.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente?

O médico ou a instituição de saúde não podem restringir o acesso do paciente (ou do representante legal) à cópia do seu prontuário médico. Essa norma está descrita no artigo 88 do Código de Ética Médica.

Como funciona o Prontuário Eletrônico do SUS?

O Prontuário Eletrônico é uma plataforma que reúne informações sobre o paciente, além do seu histórico clínico. Sendo uma ferramenta importante, principalmente para o diagnóstico médico, pois permite mais assertividade. A ferramenta também garante mais segurança para o paciente.

e-SUS APS: Funcionalidades do Prontuário

40 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do Prontuário Eletrônico do SUAS?

O Prontuário Eletrônico permite o registro dos atendimentos/acompanhamentos às famílias no SUAS, por meio da busca do usuário pelo nome, pelo ano ou data de nascimento ou ainda pelo NIS (número de identificação social), qualificando, deste modo, as informações que anteriormente eram consolidadas apenas na perspectiva ...

O que consta em um prontuário médico?

Nele constam, de forma organizada e concisa, todos os dados relativos ao paciente, como seu histórico familiar, anamnese, descrição e evolução de sintomas e exames, além das indicações de tratamentos e prescrições.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente 2020?

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente? De acordo com a Resolução 1.605/2000 do Conselho Federal de Medicina (CFM), apenas o paciente pode ter acesso à cópia do prontuário, salvo algumas exceções.

Como faço para ter acesso ao meu prontuário médico?

Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.

Como saber meu número do SUS pelo CPF?

Para consultar o número do seu cartão através do CPF é só realizar o seguinte procedimento:
  1. Acesse aqui o MeudigiSUS e faça o seu cadastro (caso ainda não tenha)
  2. Se você já possui é só inserir o número do seu CPF e a senha cadastrada.
  3. Agora clique no botão “Entrar”.

Quem pode pedir cópia de prontuário médico?

ATENÇÃO: Apenas o próprio paciente pode retirar a cópia do prontuário ou a quem por ele legalmente autorizado com procuração pública específica para solicitação e retirada do prontuário.

Quem pode requerer cópia de prontuário médico?

Todo paciente pode solicitar e receber a cópia do prontuário médico, de acordo com o que consta no Código de Ética Médica e também no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Quanto tempo o prontuário deve ficar arquivado?

O Conselho Federal de Medicina, na Resolução do CFM n.º 1.821/07 estabelece que os documentos médicos em suporte de papel devem ser arquivados por tempo não inferior a 20 (vinte) anos, a partir da data do último registro de atendimento do paciente.

Quem pode ter acesso ao prontuário do paciente falecido?

O Conselho Federal de Medicina em 2014 recomendou que todas as instituições de tratamento médico, clínico, ambulatorial ou hospitalar forneçam cópia de prontuário do paciente falecido quando solicitados pelo cônjuge/companheiro ou por parentes até o quarto grau, desde que comprovado o vínculo familiar.

O que não pode ter no prontuário do paciente?

O que não deve ser feito no Prontuário
  • Escrever à lápis.
  • Usar líquido corretor, conhecido como "branquinho"
  • Deixar folhas em branco.
  • Fazer anotações que não se referem à paciente.

Qual a ordem do prontuário?

§ 1º - O prontuário deve conter os dados clínicos necessários para a boa condução do caso, sendo preenchido, em cada avaliação, em ordem cronológica com data, hora, assinatura e número de registro do médico no Conselho Regional de Medicina.

Quais são os tipos de prontuários?

Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde. Isso permite uma assistência continuada ao longo do tempo.

O que é o prontuário SUAS?

O Prontuário SUAS tem como objetivo oferecer aos profissionais dos CRAS, CREAS e Unidade de Acolhimento um instrumento que auxilie e oriente a organização das informações relativas ao processo de acompanhamento das famílias e indivíduos.

Como se trabalha com o prontuário do SUAS?

Ele deve ser preenchido de forma contínua durante o contato do profissional e o usuário, anotando as informações conforme elas são abordadas no atendimento. Durante todo o tempo em que a família estiver em acompanhamento, o Prontuário deve ser preenchido e/ou atualizado.

O que é Prontuário Eletrônico do cidadão?

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...

Quanto tempo vale um prontuário?

A guarda dos prontuários é permanente. Em instituições que dispõem de prontuários em papel, o Conselho Federal de Medicina estabelece o prazo mínimo de 20 (vinte) anos, a partir do último registro, para a preservação desses prontuários nesse formato.

Quanto tempo pode ser guardado exames médicos?

Os exames que incluem imagem e laudo são parte do prontuário médico e devem ser armazenados nas instituições por 20 anos, seja no formato físico ou digital. Após esse período, os documentos podem ser eliminados ou entregues ao paciente.

Quanto tempo guardar exames de pacientes?

1- De acordo o Conselho Federal de Medicina (CFM), os exames, que incluem imagens e laudos, fazem parte do prontuário médico do paciente. Esse prontuário médico deve ser mantido na instituição por, no mínimo, 20 anos, conforme diz a Resolução CFM nº 1.821/2007, no caso de documentos impressos em papel.

É permitido entregar cópia do prontuário a familiares do paciente?

Por pertencer ao paciente, é permitido a ele solicitar cópias e autorizar terceiros a ter acesso ao documento, inclusive o próprio médico ou a instituição de saúde (responsáveis pela guarda do documento) e também seus familiares.

Pode ser cobrado a cópia de prontuário médico?

Você pode estar se perguntando: Mas Carlos, eu posso cobrar as cópias desse prontuário médico? A resposta é SIM! O Conselho Federal de Medicina já emitiu no Parecer 14/10, o seguinte entendimento: A propriedade física do prontuário pertence ao estabelecimento de saúde que prestou assistência à saúde do paciente.

Artigo anterior
Por que o ímã não atrai o alumínio?
Artigo seguinte
Porque senhor só tu me fazes repousar seguro?