Como vai ficar a pensão por morte em 2022?

Perguntado por: Iara Laura de Anjos  |  Última atualização: 27. Februar 2025
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

Esta reforma que houve na previdência estabeleceu novos cálculos do valor da pensão por porte. Para quem já era aposentado, a pensão é de 50% do valor da aposentadoria, mais 10% para cada dependente, limitada a 100%. Já o cônjuge que não possui dependentes, receberá 60%.

O que mudou na pensão por morte em 2022?

235, § 7º da Instrução Normativa 128/2022, a Renda Mensal Inicial da pensão por morte NÃO poderá ser inferior ao salário mínimo: Art. 235.

Quais são as novas regras da pensão por morte?

Após a reforma da previdência, o valor da pensão por morte será equivalente a uma “cota familiar” de 50% do valor da aposentadoria recebida falecido ou da aposentadoria por invalidez a que teria direito. Esta cota é acrescida de 10% por dependente até o limite de 100%.

Como fica a pensão por morte com a reforma da Previdência?

Atualmente, após a reforma, a pensão por morte passou a pagar uma cota familiar de 50% sobre a aposentadoria do falecido, com um adicional de 10% por dependente, com o limite de 100% do benefício. O cônjuge é considerado um dependente.

Quem tem direito a 100% da pensão por morte?

A renda mensal inicial da pensão por morte corresponderá a 100% do valor da aposentadoria que o segurado que faleceu recebia ou daquela a que ele teria direito se estivesse aposentado por invalidez na data de seu falecimento.

Pensão por morte: 2022

17 questões relacionadas encontradas

Quando a viúva tem direito a pensão integral?

Portanto, para ter a pensão vitalícia é preciso que o cônjuge tenha mais de 45 anos e, se já estiver recebendo um outro benefício do INSS, será feito um cálculo, onde somente o de maior valor ficará integral e o outro benefício será reduzido.

Quando o marido morre a esposa tem direito a pensão integral?

O pagamento da pensão é integral para esses beneficiários, independentemente se a pessoa que morreu tinha aposentadoria ou não. O ex-cônjuge ou ex-companheiro também pode ter direito à pensão, desde que comprove dependência econômica, como no caso de quem recebe pensão alimentícia.

O que vai mudar na pensão por morte em 2024?

A renda mensal da pensão por morte será equivalente a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria recebida pelo segurado que faleceu, ou daquela a que ele teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito, acrescida de cotas de 10% por dependente, até o máximo 100%.

Como vai ficar quem recebe pensão por morte no governo Lula?

A reforma também definiu que viúvas e viúvos com filhos menores de 21 anos, não emancipados, recebem um adicional de 10% por dependente. O valor é limitado a 100% do benefício ou quatro filhos menores. O filho ou a filha que atingir a maioridade deixa de receber os 10%.

Quando a pensão por morte é vitalícia?

Quem tem direito à pensão por morte vitalícia? Cônjuges ou companheiros que tiverem 44 anos ou mais podem ter direito à pensão por morte vitalícia desde que o segurado que morreu tenha feito ao menos 18 contribuições ao INSS e se o casamento ou união estável tinha mais de dois anos.

Quais os motivos que leva uma viúva perder a pensão do INSS?

Fim da invalidez do dependente; Fim da duração da pensão segundo a tabela; Fraude de casamento ou união estável para fins do benefício da pensão por morte; Dependente que tenha provocado ou contribuído para morte do segurado.

Porque a pensão por morte foi reduzida?

Isso ocorreu por conta da Reforma da Previdência que modificou a regra do valor a ser recebido por ocasião da Pensão por Morte, pela (o) viúva (o). Segundo os critérios da Emenda Constitucional 103/2019 não há mais a alíquota de 100% do salário de benefício ou o valor da aposentadoria por invalidez.

O que pode cortar a pensão por morte?

O que pode cortar a pensão por morte?
  • quando o filho ou filha completa 21 anos.
  • quando o segurado que foi dado como desaparecido retorna.
  • quando o cônjuge ou companheiro completa a idade limite de recebimento.
  • recebimento de uma nova pensão por morte.

Quando a pensão por morte é integral?

Dependente inválido ou com deficiência: quando o dependente do segurado que faleceu é considerado inválido ou possui alguma deficiência física, mental ou intelectual, o benefício é concedido integralmente, garantindo uma proteção mais abrangente a quem mais necessita de amparo.

Vai diminuir a pensão por morte?

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a redução da pensão por morte feita na reforma da Previdência é constitucional. Antes da reforma, a pensão era de 100% da aposentadoria do falecido. Agora, é de 50% mais 10% por dependente, sendo que o cônjuge é um dependente.

Quando a pensão por morte é vitalícia para esposa?

Duração do benefício – Para ter direito à pensão vitalícia, cônjuge, ex-cônjuge, companheiro e companheira precisam provar pelo menos dois anos de casamento ou união estável. Também é necessário comprovar que o falecido tinha pelo menos 18 contribuições mensais à Previdência.

Tem como aumentar o valor da pensão por morte?

O reajuste oficial só será divulgado mesmo a partir de 1º de janeiro de 2024. Além disso, existe outro fator que também pode levar ao reajuste da Pensão por Morte em 2024. Conforme a Lei 13.135, de 2015, a cada três anos, um ano é acrescido na idade para ter direito ao benefício da pensão por morte.

Como fica a pensão de viúva?

Desde a Reforma, portanto, o cálculo é feito da seguinte maneira: considere o valor que o seu marido ou companheiro recebia de aposentadoria ou o valor que ele teria direito caso fosse aposentado por invalidez; deste valor, você receberá: 50% + 10% por cada dependente, até o limite de 100%.

Quem recebe pensão por morte pode receber auxílio do governo?

Sim, em geral, quem recebe pensão por morte pode ter direito ao Auxílio Brasil (Bolsa Família), desde que atenda aos critérios estabelecidos pelo programa.

Quando o filho completa 21 anos a pensão por morte é cortada automaticamente?

Mesmo que o filho maior de 21 anos esteja estudando, não é possível continuar recebendo o benefício. Vale lembrar que a pensão por morte não acaba no ano que o filho faz 21 anos, mas sim no mês em que o mesmo completou os 21 anos.

Como saber se a pensão é vitalícia?

O primeiro passo é acessar o Meu INSS, depois clicar em Meus Benefícios, depois sobre o benefício de pensão por morte e, por fim, em carta de concessão. Na carta de concessão, você deverá verificar se há uma data de encerramento. Caso não haja, significa que ela é vitalícia.

Quando o filho completa 21 anos a pensão volta para a esposa?

Desse modo, a regra mais geral que podemos apontar é que quando o filho completa 21 anos de idade a pensão “volta para esposa” somente se o óbito aconteceu ANTES de 12 de novembro de 2019. E se acaso o óbito ocorreu depois dessa data, quando o filho completa 21 anos, esse dinheiro não reverte para mais ninguém.

Quando a pensão por morte e 100 %?

A exceção fica por conta dos casos em que exista dependente inválido ou com deficiência intelectual, mental ou grave. Nesses casos, o valor da pensão por morte será equivalente a 100% da aposentadoria recebida pelo segurado ou daquela a que teria direito se fosse aposentado por incapacidade permanente na data do óbito.

Sou aposentada e meu marido faleceu eu tenho direito a aposentadoria dele?

Vou ser clara e objetiva Sim, você pode!!! Não existe nenhum impedimento para você receber a pensão por morte e continuar recebendo a sua aposentadoria. IV – 10% (dez por cento) do valor que exceder 4 (quatro) salários-mínimos.

Quando o marido aposentado morre a esposa aposentada tem direito?

A pensão por morte do INSS é um benefício que pode ser concedido à esposa aposentada quando o marido aposentado morre, mas nem sempre ela terá direito a 100% da pensão. Existem situações específicas, que detalhamos neste artigo, em que a viúva pode receber o valor integral.

Artigo anterior
Quais são os sintomas da gonorreia numa mulher?
Artigo seguinte
Quais mercado aceita Caixa tem?