Como utilizar o aparelho de TENS?

Perguntado por: Gaspar Valentim Esteves Marques  |  Última atualização: 17. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (36 avaliações)

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Como usar o aparelho TENS em casa?

Para iniciar o uso, o paciente deve higienizar a região e colocar as fitas de eletrodos sobre o músculo dolorido. Após selecionar a intensidade pré inscrita pelo fisioterapeuta ou orientada no manual de instruções do aparelho, o músculo começa receber a corrente elétrica necessária para relaxar a região.

Quantas vezes posso usar o TENS por dia?

Quantas vezes deve-se usar o TENS? Em média, é possível utilizar o TENS em até 3 sessões diárias com eletrodos de silicone carbonizado.

Pode usar o TENS todos os dias?

O aparelho TENS proporciona alívio das dores musculares em poucos minutos, é totalmente seguro e pode ser utilizado diariamente.

Quanto tempo posso usar o TENS?

Geralmente a duração da aplicação do TENS é de 20 a 40 minutos. Durante esse tempo o paciente pode sentir uma sensação de formigamento entre os eletrodos, sendo até uma sensação forte, mas não é dolorosa.

Aparelho Tens para Dor, Analgesia e Exercícios para complementar a Fisioterapia. Bom e Barato!

23 questões relacionadas encontradas

Porque o TENS alivia a dor?

A TENS é utilizada na área da saúde para o combate da dor por ser um tratamento livre de drogas e sem efeitos colaterais. É por meio de pulsos elétricos, que atingem as fibras nervosas responsáveis por enviar estímulos da dor ao cérebro, que o Tanyx consegue interromper a sensação indesejada.

Pode colocar TENS no joelho?

A utilização da estimulação nervosa elétrica transcutânea (TENS) nas lesões do joelho é indicada para alívio de dores agudas ou crônicas que dificultem a progressão do programa de reabilitação, baseado na teoria das comportas (MELZACK, 1965). Pode ser usado sozinho ou em associação a outras modalidades de tratamento.

Onde colocar os eletrodos do TENS?

Coloque os elétrodos a pelo menos 3 cm de distância um do outro. Dessa maneira, você evitará que muita eletricidade seja aplicada na mesma área. Enquanto ajusta os elétrodos, mantenha o aparelho de TENS desligado. Os elétrodos podem ser arranjados de diferentes maneiras.

Quais os parâmetros do TENS?

A Tens é liberada em frequência de pulso elevada, maior que 100 p.p.s, e pulso de longa duração, 300 a 1.000 μs e intensidade no nível motor, com duração de tratamento entre 15 a 30 minutos, o alívio da dor após o tratamento é menor que 30 minutos, e é recomendada para redução da dor antes de exercícios terapêuticos.

Quando não usar o TENS?

Quando não é indicado

Como se trata de um método de tratamento que envolve a aplicação de corrente elétrica, a realização do TENS não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando e nem para pessoas que possuem marcapasso, arritmia cardíaca ou alterações epiléticas.

Pode fazer fisioterapia 2 vezes ao dia?

A fisioterapia motora deve ser realizada de 2 a 3 vezes na semana, em dias intercalados. O número de repetições, bem como a intensidade dos exercícios e duração da sessão, dependerá do quadro clínico do paciente. Exercícios domiciliares diários também são orientados pelo fisioterapeuta, principalmente os alongamentos.

Como utilizar aparelhos de eletroterapia?

Para a aplicação, os eletrodos são colocados diretamente na pele, e a intensidade da corrente elétrica é ajustada para cada pessoa. Geralmente, o tratamento é realizado em dias alternados, e o número de sessões de individualizada de acordo com as necessidades de cada pessoa, geralmente durante 20 minutos.

Como colocar os eletrodos do TENS no paciente?

Como usar TENS corretamente
  1. Verifique se o paciente possui alguma contra indicação.
  2. Teste a sensibilidade do paciente antes de iniciar a terapia.
  3. Ajuste os parâmetros e conecte os eletrodos ao paciente com o aparelho desligado.
  4. Ligue o aparelho após ter certeza de que tudo está conectado e devidamente acoplado ao paciente.

Quem tem Pino pode usar TENS?

Pode ser utilizado sim, porém com algumas ressalvas como os colegas comentaram. As correntes polarizadas devem ser evitadas por terem risco de queimadura. O mais indicado são exercícios para ganho de força e mobilidade. O TENS não tem problema porque não é uma corrente intensa.

Como o TENS promove analgesia?

A TC propõe que a TENS promove analgesia pela ativação das fibras nervosas Aβ aferentes, que são de grosso calibre, mielinizadas e de rápida condução, sem ativar as fibras nociceptivas de diâmetro menor (fibras A-delta e C).

O que o choquinho da fisioterapia faz?

O “choquinho” é um aparelho conhecido por neuro estimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo para alívio de dores crônicas e agudas, e é um dos recursos mais utilizados na fisioterapia para o tratamento da dor, onde são aplicados impulsos elétricos na pele através de aparelhos ...

Qual o efeito do choque na fisioterapia?

Reduzir a inflamação no local: que permite aliviar o inchaço e a dor local; Estimular a formação de novos vasos sanguíneos: facilita a reparação da lesão, pois aumenta a quantidade de sangue e oxigênio na região; Aumentar a produção de colágeno: que é importante para manter a reparação de músculos, ossos e tendões.

Pode usar TENS em pacientes com câncer?

(2010) a TENS pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento medicamentoso para a dor oncológica, em seus estudos 70% dos pacientes com câncer em estado avançado responderam positivamente a TENS nas primeiras sessões, mas apenas 30% mantiveram os resultados após um ano do tratamento.

Qual é a outra indicação do TENS diferente de analgesia?

As principais indicações do TENS são para o alívio das dores agudas e crônicas. ... Alguns estudos já mostraram benefícios clínicos em pacientes com artrites, bursites, dores de origem neoplásica ou como método alternativo para controle da dor em mulheres grávidas que necessitam evitar analgésicos durante esse período.

É normal sentir mais dor após a fisioterapia?

Sim é normal sentir dores durante a fisioterapia, mas também deve ser respeitado os limites de dor do paciente. E o paciente deve observar a evolução do tratamento, ver se está tendo melhora.

Artigo anterior
O que é um citoplasma Basofilo?
Artigo seguinte
O que é uma limpeza periodontal?