Como usar zeugma?

Perguntado por: Íris Mota de Barros  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Gramática. Quando um termo já expresso no enunciado é omitido, dizemos que se trata da figura de linguagem chamada zeugma, usada para evitar a repetição desnecessária do termo que já está subentendido. Muitas vezes, uma vírgula pode ser usada para indicar essa omissão.

O que é um zeugma exemplos?

O zeugma é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. No entanto, esse fenômeno está limitado à ocultação de um termo expresso anteriormente na frase: O bebê aprendeu a andar. E depois, a falar.

Qual a função do zeugma?

A Zeugma é uma figura de linguagem que está na categoria de figuras de sintaxe ou de construção. Isso porque ela interfere na construção sintática das frases. Ela é usada para omitir termos na oração com o intuito de evitar a repetição desnecessária de alguns termos, como o verbo ou o substantivo.

O que é zeugma verbal?

A zeugma é uma figura de linguagem caracterizada por suprimir as palavras da oração sem que modifique o entendimento da mensagem. Através desse recurso, é possível fazer a omissão de um termo que já foi mencionado anteriormente por meio do contexto e de outros elementos gramaticais da oração.

O que é uma elipse exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Elipse e zeugma

32 questões relacionadas encontradas

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

Como identificar uma elipse matemática?

A excentricidade nos diz o quão achatada é a elipse, quanto maior for o valor da excentricidade, mais próximo de uma circunferência estará a elipse. Como o eixo maior tem sempre comprimento maior que a distância focal, então, consequentemente, c < a, logo, essa divisão é sempre um número entre 0 e 1.

Como identificar silepse?

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

O que é aliteração é um exemplo?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Qual é a diferença entre aliteração e assonância?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Quais são as figuras de síntese?

Tipos de figuras de sintaxe

Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

O que é pleonasmo é um exemplo?

Exemplo de Pleonasmo

No poema de Manuel Bandeira, na frase, "Chovia uma triste chuva de resignação", o autor ao usar a palavra chuva, repete a ideia já contida no verbo chover (chovia chuva). Essa repetição foi usada para reforçar a expressividade do verbo chover.

É um vocativo?

Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação. Não deve ser confundido com o aposto.

Que palavras foram omitidas nos versos 19 e 20?

5 Que palavras foram omitidas nos versos 19 e 20? Não há como ter certeza, mas, no verso 19, pode ser está ou brilha; no 20, está ou reflete-se. 6 A omissão realizada no verso 4 é chamada zeugma; as omissões nos versos 19 e 20 são elipses.

O que é onomatopeia 5 Exemplos?

Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo) Tic-tac: som do relógio. Toc-toc: som de bater na porta. Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando.

O que é aliteração na educação infantil?

A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.

O que é Polissíndeto é um exemplo?

Polissíndeto é a figura de construção caracterizada pela repetição de conjunções, o que muitas vezes acaba gerando um efeito de intensificação do discurso. Observe: “Há dois dias meu telefone não fala, nem ouve, nem toca, nem tuge, nem muge.” (Rubem Braga)

O que significa o que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

Quais são as características da elipse?

A elipse é conhecida como cônica, porque ela pode ser obtida por meio da secção de um cone. Analisando-a de forma analítica, ela possui elementos importantes, como os focos, o eixo maior e o eixo menor, além da distância focal, o que torna possível descrevê-la por meio de uma equação.

Qual a diferença entre oval e elipse?

Pois a Elipse depende da relação entre o eixo menor e a sua projecção sobre o eixo maior, o que gera dois focos; já a oval é toda feita à base de arcos de círculos que são concordantes.

Como saber o centro de uma elipse?

Elementos da elipse:

Centro: é o ponto médio c entre os dois focos(F1 e F2). Eixo maior: é o segmento formado pelos pontos A1 e A2 de comprimento 2a. Nesse eixos estão os focos da elipse.

O que é uma linguagem elíptica?

As frases sem predicado designam-se habitualmente por frases elípticas. Uma palavra do sintagma, sendo responsável por numerosos casos de Derivação Imprópria: e.g. "um (dente) canino", "um (avião a) jato", "um (telefone) celular" (Br).

Artigo anterior
O que é armazenamento digital?
Artigo seguinte
O que é vitimização indireta?