Como usar quanto ao?

Perguntado por: Beatriz Teixeira de Correia  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a.
...
Exemplos com quanto ao
  1. Quanto ao teste, foi mais difícil do que eu pensava.
  2. Quanto ao comparecimento de todos no evento, não conte com isso.
  3. Quanto ao reconhecimento das propostas, está tudo pendente da direção.

Como usar o acento no A?

Quando a vogal a é escrita com acento grave (à) indica que ocorre crase, ou seja, que ocorre a contração de duas vogais idênticas.
...
É usada em diversas expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas:
  1. à tarde;
  2. à esquerda;
  3. às vezes;
  4. à vista;
  5. à exceção de;
  6. à custa de;
  7. à medida que;

Como saber se A crase ou não?

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

Quando usar crase exemplos?

A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.

Como usar o quanto?

Formada pela preposição em juntamente com o pronome quanto, a expressão em quanto é usada para extrair informações sobre a intensidade, o preço ou a quantidade de alguma coisa. Veja: Em quanto tempo os salgados ficarão prontos? O conserto da bicicleta ficou em quanto?

A DIFERENÇA ENTRE HOW MUCH & HOW MANY - AULA 34 PARA INICIANTES - PROFESSOR KENNY

39 questões relacionadas encontradas

E o quanto ou quanto?

Em termos semânticos, «(o) quanto» é classificado como um advérbio de intensidade¹, fazendo parte da classe sintática dos advérbios de quantidade/grau. Podemos parafrasear a frase do seguinte modo: ... Na frase apresentada, quanto atua como intensificador, ou seja, intensifica ou reforça a ideia expressa pelo verbo gostar.

Qual a diferença entre Quando e quanto?

Qual é o significado de “em quanto”? Diferente da conjunção “enquanto”, a expressão “em quanto” é a soma da preposição “em” com o pronome “quanto”, que, no caso, pode ser interrogativo, relativo ou indefinido. Escrito de forma separada, o termo se refere à quantidade, à intensidade ou ao preço de alguma coisa.

Quando ocorre o uso da crase?

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Quando a necessidade de crase?

A crase é obrigatória porque o verbo atender, na acepção em que surge na frase apresentada pelo consulente, rege a preposição a. Quer o vocábulo esteja no singular (a) quer no plural (as), temos de fazer sempre a contracção. Assim: «atendemos à necessidade»/«atendemos às necessidades».

Quando não se usa crase?

Assim, a crase não deve ser usada nos seguintes casos: 1) Antes de palavras masculinas (em que se usa o artigo definido masculino “o”): ... 2) Antes de verbos, pronomes pessoais, pronomes indefinidos, pronomes demonstrativos, artigos indefinidos e plural genérico (em que não se usa nenhum artigo):

Como fazer o acento circunflexo no teclado?

Como digitar acentos

Crase: aperte Option e “`” juntos, solte as teclas e então aperte a tecla da letra que quer acenturar: à, è, ì, ò, ù.

Quando a crase é opcional?

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Quando usar crase em datas?

A partir e datas Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

É correto usar crase entre números?

O acento indicativo de crase deve ser usado entre numerais ou não? ... Entre numerais ocorre o acento indicativo de crase se, anteriormente ao primeiro numeral, houver o artigo a(s), que poderá estar contraído com alguma preposição: de + a(s) = da(s); em + a(s) = na(s).

Quando se usa os dois pontos?

Dois Pontos
  1. Os dois pontos (:) fazem parte dos sinais de pontuação usados na língua portuguesa. ...
  2. Começar uma enumeração.
  3. Antes de uma citação ou fala de alguém.
  4. Introduzir uma explicação, esclarecimento ou resumo.
  5. Nos discursos diretos.
  6. Anteceder um exemplo, observação ou nota.
  7. Antes de orações apositivas.
  8. Depois de vocativos.

Qual o certo de vez em quando ou de vez em quando?

A forma correta de escrita da locução é de vez em quando: De vez em quando rio.

É correto usar tanto quanto?

Sim, tanto ou quanto é correcto. É uma locução adverbial. Significa mais ou menos, em grau mediano, medianamente.

Quanto ao ou o?

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Quanto à data ou quanto à data?

A forma correta de escrita é até à data de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito com a contração à. Até à data advém do uso da preposição até + a [com o sentido de um tempo limite em que alguma coisa, evento etc. termina ou deve terminar] em relação a a data [data presente ou limite final temporal].

Quanto antes melhor ou o quanto antes?

1) Quanto antes é a forma correta da expressão, e não o quanto antes. 2) Para Laurinda Grion, que se reporta às lições de Sacconi e Napoleão Mendes de Almeida, deve-se dizer quanto antes, "sem o a anteceder a locução adverbial".

Como escrever período de datas?

Escreva o primeiro dia do mês com numeral ordinal: 1º de abril; 1º-4-2007. Quando forem indicados apenas o mês e o ano, escreva o primeiro por extenso e o segundo com todos os algarismos: maio de 1937. Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998.

Tem crase entre período?

O uso da crase em datas é um erro relativamente comum de ser encontrado. Esse estava no Bankline Itaú no dia 21/8/2010. Bancos curiosamente costumam errar com frequência as crases. Como já vimos em outros exemplos, a crase acima em "Período disponível de 30/07/2010 à 21/08/2010" não existe.

Tem crase entre data e hora?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Quando a é opcional?

A crase nada mais é do que a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Antes de pronomes possessivos femininos — que são: “minha”, “minhas”, “tua”, “tuas”, “sua”, “suas”, “nossa”, “nossas”, “vossa” e “vossas” — o artigo é opcional.

Artigo anterior
Qual é a oração do anjo Rafael?
Artigo seguinte
Qual o melhor vinagre para tirar ferrugem?