Como usar o travessão no diálogo?

Perguntado por: Cláudia Bruna Pereira  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (51 avaliações)

O travessão serve para indicar a abertura do diálogo, aparecendo obrigatoriamente no início da fala. Ele pode ser repetido no meio da sentença para a inserção de alguma informação que apareça intercalada, mas não é usado no fim do que é dito: — Não quero, mas preciso ir — Joana lamentava-se.

Como usar travessão exemplos?

Uso do Travessão (—)
  1. 1) Para introduzir a fala de cada interlocutor. Exemplos: — Que tal irmos por este caminho? — É isso que o mapa está mostrando? ...
  2. 2) Para intercalar o discurso direto do discurso indireto. Exemplos: — Que tal irmos por este caminho? — sugeriu a mulher. ...
  3. 3) No lugar dos dois pontos. Exemplos:

Quando se usa o travessão?

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.

Como fazer uma frase com travessão?

Veja o exemplo abaixo: Pedro chegou ao trabalho e perguntou ao colega: - João, você fez o relatório trimestral? Observe que a passagem intercalada pelos travessões “João, você fez o relatório trimestral?” está em discurso direto e, por isso, introduzida por travessões.

Como colocar a fala de uma pessoa em um texto?

A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). No entanto, não existe uma regra. Você pode usar aspas (“”), a forma tradicional anglo-saxã, ou nem mesmo marcar os diálogos. Fica ao seu critério.

TRAVESSÃO: COMO USAR EM FALAS DE PERSONAGENS — Dica de escrita

18 questões relacionadas encontradas

O que é um travessão no português?

Travessão no discurso direto. Em casos em que há fala direta de um personagem, sem a participação de um narrador, o travessão é usado para identificar que a partir daquele ponto se inicia um discurso.

Quando o travessão pode ser substituído por vírgula?

Travessão nas orações intercaladas

Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como fazer travessão grande?

Atalhos para travessão (—)
  1. Alt (esquerdo) + 0151 (no teclado numérico);
  2. No Word: AltGr + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  3. No Word: Ctrl + Alt + “-” (sinal de menos no teclado numérico);
  4. Aperte a tecla Windows + .

Porque há travessão no início de algumas frases?

a) Por que há travessão no início de algumas frases da anedota? Porque o travessão indica a fala de uma pessoa.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

É possível usar travessão e vírgula?

É comum as pessoas perguntarem se pode existir uma vírgula depois de um travessão. A resposta é afirmativa, a possibilidade existe.

Quais os usos da vírgula?

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

O que é o por quê?

Por que (separado e sem acento) é utilizado no meio das frases. Pode ser a junção da preposição por com o pronome relativo que ou com o pronome interrogativo que, assumindo assim dois empregos diferentes. Sendo pronome interrogativo, é sinônimo de: por qual motivo, por qual razão.

O que pode ser substituído por por quê?

PORQUE: é uma conjunção causal ou explicativa, podendo ser substituída por “pois”, “uma vez que”.

Quais os tipos de porquê?

Na língua portuguesa, existem 4 tipos de porquês (por que, porque, por quê e porquê) que são empregados da seguinte forma: Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa?

Qual é o porquê de pergunta?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

Como fazer aquele traço grande no Word?

A forma mais simples de se inserir um travessão em um documento de Word é utilizando o teclado numérico. A combinação de teclas é: Alt+0151.

Como fazer uma linha reta no Word?

Inserir uma linha
  1. Na guia Inserir, selecione Formas.
  2. Em Linhas,selecione qualquer estilo de linha que você quiser.
  3. Selecione um local no documento, segure e arraste o ponteiro para um local diferente e solte o botão do mouse.

Como usar o oque é o quê?

Se a frase for uma pergunta e o pronome “que” for utilizado no final, deve ser acentuado – “o quê”. No entanto, se for apenas usado para mostrar ou realçar algo no começo ou no meio da frase, não deve ser acentuado – “o que”. Agora, caso seja uma expressão de sentimento, ou seja, uma interjeição, é melhor usar “quê”.

Artigo anterior
Porque Mikasa matou Eren?
Artigo seguinte
Como mudar a pesquisa do Google para português?