Como usar o por e o por?

Perguntado por: Maria Isabel Miranda Pereira Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Quando se usa o por e o por?

Na língua portuguesa as duas grafias estão corretas, porém os seus significados são diferentes e devem ser utilizadas em situações diferentes. Mas resumindo, “por” é uma preposição, enquanto que “pôr” é um verbo. Confira os exemplos: Por: preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante e etc.

Como usar a palavra por?

Por ou pôr
  1. As palavras por e pôr, com e sem acento circunflexo, existem na língua portuguesa e estão corretas. ...
  2. Por é uma preposição, sinônima de: através de, para, durante, mediante,...
  3. Pôr é um verbo, sinônimo de: colocar, botar, inserir, fixar,...
  4. Exemplos com a preposição por:
  5. Exemplos com o verbo pôr:

Qual o significado dos 4 porquês?

= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.

Por que junto ou separado?

Porque é uma conjunção subordinativa causal ou explicativa, unindo duas orações que dependem uma da outra para ter sentido completo. Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

USO DOS PORQUÊS: POR QUE, PORQUE, POR QUÊ, PORQUÊ

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o oque ou o quê?

O que ou o quê são construções corretas. Sendo compostas por duas palavras, a escrita de forma junta - oque - está errada.
...
O é um pronome expletivo porque apenas tem função de realce, podendo ser retirado da frase sem a alteração do seu sentido:
  1. Que significa isso?
  2. Que aconteceu aqui?
  3. Que é que é?

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Por que no início da frase?

No início de frase, o “porque” nunca tem acento, não importa o teor da frase. Se a frase for uma pergunta e o “por que” vier no início, você vai usar o “por que” separado e sem acento. Por exemplo: Por que você ainda tem dúvidas de gramática?

Qual é o porquê de resposta?

O porque, junto e sem acento, é utilizado principalmente em orações de resposta e/ou explicações. Tem como objetivo indicar a causa de algo ou a explicação de alguma coisa. Pode ser substituído por pois, visto que, uma vez que, entre outros.

O que substitui a palavra por?

1 ao longo de, até, através de, durante, em, entre, sobre. Por meio de: 2 mediante, por intermédio de, por meio de.

Qual é a classe gramatical da palavra por?

Significado de Pôr. verbo transitivo direto Colocar algo em algum lugar; colocar: ponha as moedas no caixa.

Como por exemplo ou como por exemplo?

Por exemplo: É a forma correta. Exemplo: O Natal, por exemplo, é um dos melhores feriados do ano. Como por exemplo: É redundante, pois a palavra "como" já dá a intenção de exemplo.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Porque em início de frase afirmativa?

Quando usar “porque”

O “porque” junto e sem acento aparece em orações afirmativas que trazem uma resposta ou explicação, indicando a causa de algo. Por funcionar como uma conjunção, ele liga duas orações explicando a relação de causa entre elas.

Como não confundir mau e mal?

Dica: Mal x Mau

Para não confundir os dois vocábulos, a dica é trocar pelo termo contrário (antônimo): Mal é o contrário de “bem” – Ex.: Ana estava passando mal./Ana estava passando bem. Mau é o contrário de “bom” – Ex.: O vilão do filme era mau./O herói do filme era bom. A maior sala de aula direto da sua casa!

Não seria nada mau ou mal?

As duas frases estão correctas e têm um sentido muito próximo. A maneira de as distinguir, já que mal e mau se pronunciam da mesma maneira no Brasil, é a seguinte: enquanto mal é advérbio e tem por antónimo bem, mau é adjectivo e antónimo de bom.

Como por exemplo usa vírgula?

Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.

E por exemplo ou por exemplo?

O uso correcto é “por exemplo”, uma vez que se trata de uma locução adverbial invariável.

Como por exemplo?

A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».

O que significar por?

Significado de Por

preposição Ao longo de, sobre, através de: os pássaros entraram por esta porta. Designa a relação de lugar; ao lado de, perto de: este navio navega por entre os canais. Designa a relação de causa; por causa de: casou-se por amor.

Qual é o radical do verbo por?

Os radicais do verbo pôr - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. “Po-”, “pu-”, “pus-”, “ponh-”, “punh-” são todos radicais do verbo “pôr”? O verbo pôr, proveniente do antigo poer (do latim pronere) já em português, é muito irregular, pelo que, de facto, apresenta vários radicais.

Por que o verbo por tem acento?

→ Pôr e por: O acento circunflexo do verbo pôr serve para diferenciá-lo da preposição por.

O que usar no lugar de por isso?

1 por esse motivo, por essa razão, por causa disso, à vista disso, em vista disso, em razão disso, em função disso, diante disso, posto isto, isto posto, assim sendo, sendo assim, dado isso, desse modo, dessa maneira, dessa forma, dessarte, destarte, assim, logo, por conseguinte, portanto, então, daí, por consequência, ...

Como por exemplo sinônimo?

1 por exemplo, como, tal como, a título de exemplo, citando caso análogo, citando caso parecido, exempli gratia, verbi gratia, exemplificando, exemplificativamente.

Artigo anterior
Como abrir inscrição municipal Redesim?
Artigo seguinte
Quais são os critérios de qualidade?