Como usar o como por exemplo?
Perguntado por: Carlos Bruno Marques de Vieira | Última atualização: 21. März 2022Pontuação: 4.3/5 (8 avaliações)
Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.
Como por exemplo usa vírgula?
Quanto à sequência «como por exemplo» não há um critério rígido: 4) «Tenho vários passatempos(,) como por exemplo fazer paciências e ver televisão.» 5) «Tenho vários passatempos(,) como, por exemplo, fazer paciências e ver televisão.» Nas frases 4 e 5, a vírgula que precede como não é obrigatória.
Como por exemplo ou a exemplo?
A expressão está correta e vem registada como subentrada de exemplo no Dicionário Houaiss: «a exemplo de: conforme o exemplo dado por». Também o dicionário da Academia das Ciências de Lisboa regista «a exemplo de» como locução prepositiva e com o significado de «imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de».
Como ou como que?
Recomenda-se «como que escrito». Usa-se «como se» seguido de oração com o verbo no conjuntivo («como se estivesse escrito»). Depois de «como que», ocorre uma oração com o verbo no modo indicativo ou um predicativo do sujeito realizado por um adjetivo ou uma expressão nominal: 1.
Como por exemplo dois pontos?
Em geral, nessa situação, os dois-pontos são empregados após as expressões “por exemplo”, “isto é”, “como”, “tais como”, “ou seja”, etc. – Fez tudo conforme o combinado, isto é: saiu acompanhada, fez a denúncia e retornou rapidamente para casa. – Não era inveja: era decepção e vergonha.
Mini-aula: como usar "how often" e exemplo com Emily in Paris
O que quer dizer dois pontinhos?
dois-pontos. sinal de pontuação (:) que representa, na escrita, uma pausa breve da linguagem oral e que, geralmente, precede uma fala, uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, etc.
Como usar os dois pontos em uma redação?
- Iniciar uma enumeração;
- Apresentar uma explicação ou maior esclarecimento sobre algo que já foi mencionado;
- Trazer uma observação, uma nota importante, uma informação essencial;
- Anteceder citações e/ou falas.
Como utilizar o como?
- Serve para introduzir as Orações Subordinadas, e assume alguns significados diferentes, dependendo da oração da qual faz parte:
- Pode ser substituída por quando ou logo que.
- Assume a mesma função do por que.
- Tem valor de conforme.
Como usar a conjunção Como?
São conjunções causais: porque, como, que. Exemplo: “Como fiquei doente, não pude ir à aula.” – Concessivas: Introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, mas sem impedir sua realização. São conjunções concessivas: ainda que, embora, mesmo que, por mais que, apesar de que.
O que pode substituir Como?
1 de que modo, de que maneira, de que forma, de que jeito. Exemplo: Como você quer que a limpeza seja feita? Na indicação de modo: 2 da maneira que, do modo que, do jeito que, da forma que.
Como colocar um exemplo no texto?
- exemplificando;
- por exemplo;
- isto é;
- tal como;
- em outras palavras.
Que a exemplo?
A locução «a exemplo de» significa “imitando, tomando como modelo, seguindo os passos de” (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea).
Qual é a conjunção da palavra como?
A conjunção é usada como conectivo (elemento de ligação) entre orações ou palavras de mesma função sintática. ... A conjunção subordinativa “como” é um exemplo, pois pode estabelecer diferentes efeitos de sentido e apresentar-se em três orações subordinadas.
Qual o sentido da conjunção como?
A conjunção, em se tratando desse caso, representa o sentido de conformidade, classificando-se como conformativa. Você é educada como sua irmã. Aqui, ela já possui o sentido de comparação, classificando-se como comparativa. Como choveu bastante, não pudemos ir ao cinema.
Qual sentido da palavra como?
Da forma que; expressa modo, aspecto, forma: o carro está como gosto. Em adição a; indica adição, soma: não é só inteligente como perspicaz. ... A palavra como deriva do latim "qumodo", quo modo, com sentido de que modo.
Como usar o como em uma frase?
Ao assumir a posição de advérbio interrogativo de modo, o vocábulo “como” sempre aparecerá no início de frases interrogativas diretas. Exemplo: Como finalizaremos o artigo? A palavra “como” também pode exprimir circunstância de intensidade. Exemplo: Como fiquei assustada com a notícia!
Quais são as funções da palavra como?
a) conjunção coordenativa aditiva: equivale a “bem como”. ... b) conjunção subordinativa causal: equivale a “porque” e aparece em início de frase. – Como estudamos muito por anos, fomos aprovados em Medicina. c) conjunção subordinativa comparativa: equivale a “tal qual”.
Para que serve os 4 tipos de porquês?
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Pode colocar dois pontos em uma redação?
O título normalmente não tem ponto, mas, se for uma oração, você pode usar o ponto final. Se for uma expressão sem verbo, não.
Pode usar 3 pontos na redação?
As reticências são usadas para indicar um período de dúvida, hesitação, interrupção ou reflexão do interlocutor. ... E um detalhe importante: para quem acha que as reticências são necessárias para usar com “etc”, dica: é mito. E mais: mas não use o “etc” na redação!
Como é que tipo de conjunção?
- Conjunções aditivas - expressam soma.
- Conjunções adversativas - expressam oposição.
- Conjunções alternativas - expressam alternância.
- Conjunções conclusivas - expressam conclusão.
- Conjunções explicativas - expressam explicação.
Qual a classificação de como?
Refere-se a um advérbio de modo. Introduz uma oração subordinada adverbial, podendo ser classificada, tendo como referência as seguintes circunstâncias adverbiais: * Causal – equivale a porque, já que, uma vez que.
Como preposição?
Classificação das preposições
As preposições acidentais são aquelas palavras de outras classes gramaticais que em certas frases funcionam como preposição: afora, como, conforme, durante, exceto, mediante, menos, salvo, segundo, visto. Exemplo: Agiu segundo suas convicções (preposição).
Tem vírgula depois de por exemplo?
8ª. - A vírgula deve ser usada para separar os incisos explicativos, retificativos ou continuativos (por exemplo, ou melhor, isto é, a saber, ou antes, aliás, digo, por assim dizer, além disso...): “O gerente era muito respeitado, ou melhor, muito temido.” “Ele deve, por exemplo, ouvir mais os seus funcionários.” 9ª.
Quais exercícios para quem tem desgaste no quadril?
Quando devo tomar losartana?