Como usar a proveta graduada?

Perguntado por: Cláudio Gustavo Nunes Guerreiro Ferreira  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (25 avaliações)

O uso correto da proveta graduada deve ser: colocar a proveta graduada na bancada de trabalho e, com os olhos no nível da mesma, encher com o líquido a ser medido. Dentro da proveta graduada, ele assume a forma curva, chamada de menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco.

Para que serve uma proveta graduada?

A proveta graduada de vidro marca Vidrolabor é uma instrumento de medição de líquidos usado em laboratórios, seu formato é cilíndrico, tem um bico vertedor na parte superior e uma base. Este bico faz com que o líquido saia da proveta sem correr o risco de escorrer na peça.

Como fazer a leitura de uma proveta?

Já dentro da proveta, a superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco (observar na figura 2). A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se olharmos para a figura ao lado, colocando os nossos olhos ao nível do menisco, podemos fazer uma leitura de 18 ml.

Quando utilizar a pipeta graduada?

Para que servem as pipetas graduadas? A pipeta graduada tem como função transferir líquidos de um recipiente para outro. Por possuir graduação em sua extensão, é bastante usada para transferência de fluidos que necessitam de um certo grau de precisão em suas medições.

Quando você deve usar uma proveta?

É utilizada para medição de volumes de líquidos, com baixa precisão. Sua graduação pode ser variada, assim como sua altura.

Pipeta graduada

24 questões relacionadas encontradas

Quando se usa o Dessecador?

Utilização do dessecador

O dessecador é uma das vidrarias de laboratório ou utensílio de laboratório mais utilizados no ambiente laboratorial. A principal função do dessecador é a diminuição da umidade de algum produto.

Porque a proveta não pode ser aquecida?

Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida. Equipamento calibrado. Proveta: utilizada para medir volumes de líquidos sem grande precisão. ... Pipeta volumétrica: utilizada para medir, com grande precisão, um volume fixo de líquidos.

Porque a pipeta graduada e mais precisa?

Pipeta é um instrumento de medição e transferência rigorosa de volumes líquidos. As pipetas classificadas como graduadas possuem uma escala para medir volumes variáveis; as volumétricas possuem apenas um traço final, para indicar um volume fixo e final, sendo suas medições mais rigorosas.

Para que serve a pipeta graduada e Volumetrica?

Enquanto a pipeta graduada possui graduações em seu corpo que possibilitam a sucção de volumes variados de líquido, a pipeta volumétrica só permite transferir uma quantidade exata de fluido de acordo com sua capacidade.

Qual a diferença entre um aparelho graduado é um volumétrico?

Nos equipamentos graduados possuem uma escala de medição de volume variável, nos volumétricos, a indicação do volume fixo é determinado por um traço. Exemplos: Volumétricos:Pipeta, Balão, Proveta; Graduadas: Pipeta, Proveta, Becker.

Qual a forma correta de fazer a leitura num aparelho volumétrico?

A superfície do líquido assume uma forma curva, a que chamamos menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do menisco. Se você olhar para a figura acima, colocando os olhos ao nível do menisco (posição em que a foto foi tirada), poderá fazer uma leitura correta de 18 ml.

Como medir o volume na proveta?

Determinação do volume de um sólido
  1. Coloque água no recipiente graduado (proveta) até um determinado volume;
  2. Mergulhe o sólido de formato irregular na proveta e verifique o novo volume de água;
  3. O volume desse sólido será a diferença entre o volume final e o volume inicial;

Qual a forma correta de fazer a leitura em um material volumétrico?

a) Leitura correta de volume

Ao ler volumes em vidraria volumétrica devem-se evitar erros decorrentes de mau posicionamento do olho em relação à altura do menisco do líquido. Procure sempre posicionar-se de modo que sua linha de visão fique, em ralação à superfície do líquido, como ilustrado na Figura 1.

Quais os tipos de proveta?

A norma portuguesa NP-183: 1959 refere três tipos de provetas: proveta (sem graduação), proveta graduada (ver figura 1) e proveta graduada com rolha esmerilada. Como sucede em grande parte do material de vidro graduado, existem duas classes de provetas graduadas, de acordo com a incerteza da sua escala.

Qual é a função da pipeta?

A pipeta é um material de laboratório muito utilizado, e sua função principal é transportar quantidades precisas de material líquido. São usadas, por exemplo, em diversos exames médicos e no estudo da biologia molecular.

É utilizado para prender tubos de ensaio?

Pinça de madeira: Usada para prender tubos de ensaio durante o aquecimento. Pisseta: Utilizada para lavagem de recipientes ou materiais. Placa de Petri: Utilizada em bacteriologia.

Qual a diferença de pipeta graduada e volumétrica?

A principal diferença entre pipeta volumétrica e pipeta graduada é que podemos medir apenas um determinado volume com uma pipeta volumétrica, enquanto podemos medir uma variedade de volumes com uma pipeta graduada.

Qual a diferença entre uma vidraria graduada é uma vidraria volumétrica?

* Pipeta graduada: Serve para medir e transferir pequenos volumes de líquidos. Sua vantagem sobre a pipeta volumétrica (veja a seguir) é que ela possui várias graduações ao longo do seu tubo, podendo medir volumes variáveis, enquanto a pipeta volumétrica possui somente um volume único e fixo.

Para que serve pipeta de VHS?

► Utilizada em exames para determinar a velocidade de hemossedimentação (VHS) pelo método de westergreen.

Qual a vidraria volumétrica mais precisa?

A pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico são as vidrarias que possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada.

Por que a maioria dos materiais a serem utilizados em um laboratório de química são de vidro?

O vidro é o material mais indicado para compor esses instrumentos por conta de suas características: além de transparente, ele é resistente ao calor e é praticamente um material inerte — ou seja, que não reage quimicamente com a maioria das substâncias.

Quais são os dois tipos básicos de pipetas?

Pipetas são usadas para transferência de volumes pré-estabelecidos de um recipiente para outro. Para os diversos usos em laboratórios clínicos ou laboratórios de análise em geral, existem diversos tipos de pipetas, como as pipetas de vidro e pipetas automáticas (mecânicas e eletrônicas).

Quais vidrarias não podem ser aquecidas?

São exemplos desse tipo de vidraria: pipetas volumétricas, pipetas graduadas, provetas graduadas, buretas, picnômetros, dentre outros. Vidrarias volumétricas não podem ser aquecidas sob o risco de serem descalibradas.

Porque os equipamentos volumétricos não devem ser aquecidos?

Balão volumétrico: utilizado para preparar e diluir soluções com volumes precisos e prefixados. Não pode ser aquecido, pois possui grande precisão de medida.

Por que as vidrarias utilizadas para medir volume não podem ser aquecidas?

Algumas vidrarias depois de prontas não podem ser aquecidas, pois possuem baixa resistência mecânica e química. É o caso dos materiais fabricados com vidro comum. Vidros de borossilicato, ou Pirex, são os mais utilizados em laboratório, por possuírem baixo coeficiente de dilatação.

Artigo anterior
Como baixar pressão alta dipirona?
Artigo seguinte
O que é um transtorno factício?