Como usar a expressão sendo que?

Perguntado por: Cátia Vaz de Fonseca  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (44 avaliações)

Em seu Dicionário de Questões Vernáculas, o gramático Napoleão Mendes de Almeida salienta que sendo que tem o sentido equivalente a “desde que”, “uma vez que”, “já que”, “visto que”, “como”, entre outras conjunções causais.

É correto usar sendo que?

Recomendam os clássicos e os estudiosos do idioma que não se deve usar a combinação SENDO QUE, porquanto, além de inexistente na língua, é um péssimo recurso de expressão, devendo, por isso, ser evitado em todos os casos.

Como substituir a expressão sendo que?

Sinônimo de sendo que
  1. de que, do qual, da qual, dos quais, das quais. Quando utilizada como conjunção aditiva:
  2. e, também, bem como. Quando utilizada como conjunção adversativa:
  3. mas, porém, todavia, contudo. ...
  4. uma vez que, visto que, dado que, já que, como, porquanto, posto que, desde que.

Tem vírgula depois de Sendo que?

Por conseguinte, eles apresentam sugestões de substituição de “sendo que” por E (opção A) ou por ponto e vírgula (opção B) ou por outra construção. Para atender à recomendação, vamos ver três frases de exemplo: O enfoque é outro, sendo que a justiça constitui a legitimação da norma.

Como utilizar a palavra sendo?

Significado de Sendo

substantivo deverbal Expressa a ideia de um processo em curso: o ensino da gramática vem sendo feito há muito tempo. [Gramática] Forma nominal e gerúndio o verbo ser; não possui flexão de tempo e modo; e, na frase, pode exercer a função de um substantivo, adjetivo ou advérbio.

Qual o jeito certo de usar a expressão “o mesmo”? Com Prof. Noslen!

19 questões relacionadas encontradas

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Tem vírgula antes de pronome relativo?

Antes de pronome relativo, a vírgula será proibida se a oração introduzida por ele for RESTRITIVA; será obrigatória se a oração introduzida por ele for NÃO-RESTRITIVA ou EXPLICATIVA. Por exemplo: (22) O professor Paulo Ricardo, que organizou esse material, é professor do Unificado.

Quando não se usa vírgula?

Quando NÃO usar a vírgula:

1) Para separar sujeito e predicado: O tapete persa (sujeito, ser de quem se diz alguma coisa) nos serviu de cama durante muitos anos (predicado, tudo o que se diz do sujeito). 2) Entre verbo e complemento: O presidente mudou (verbo) os planos de viagem (complemento do verbo).

Qual a função do que?

A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

O que usar no lugar de Sendo assim?

assim
  1. Deste (daquele ou desse) modo.
  2. Do mesmo modo.
  3. Logo; porém.

O que significa a expressão posto que?

“Posto que”, na verdade, é uma conjunção concessiva, de oposição ideológica. Ou seja, equipara-se a expressões como “ainda que”, “embora”, “mesmo que”. A ideia que ela transmite, portanto, não é de explicação.

O que pode substituir uma vez que?

1 visto que, dado que, já que, como, porque, em virtude de, devido a, posto que, por causa de, em razão de, em consequência de, porquanto, pois, pois que, na medida em que. Exemplo: Uma vez que estou sem carro, não poderei ir ao ensaio hoje.

Quais são conjunções aditivas?

Por isso é possível apontar duas conjunções aditivas muito utilizadas: e (para sentido positivo) e nem (para sentido negativo).
...
Principais conjunções aditivas
  • e.
  • nem.
  • bem como.
  • não só (...) mas [também]
  • não apenas (...) como [também]
  • não somente (...) como [ainda]

O que significa a expressão desde que?

Nas frases apresentadas (e ainda que a primeira esteja incompleta), a locução conjuncional «desde que» tem o significado de «com a condição de que» e pode ser substituída por outras locuções subordinativas condicionais, como «contanto que» e «uma vez que».

Qual é a função sintática do pronome relativo QUE?

Temos que o pronome relativo “que” substitui seu antecedente, representado pelo vocábulo “alunos”. Nesse caso, ele exerce a função de sujeito da oração.

Qual é a classe gramatical do que?

⇒ Pronome substantivo: equivale a que coisa. Quando for pronome substantivo, a palavra que exercerá as funções próprias do substantivo (sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc.) Que aconteceu com você? ⇒ Pronome adjetivo: determina um substantivo.

Quais são os referentes da palavra que?

Como pronome, o QUE poderá ser interrogativo, exclamativo ou indefinido. Exemplo: O livro que você me deu é muito bom! Considera-se nesse caso, também como pronome indefinido. É encontrado o início frases interrogativas.

Tem vírgula depois do pronome?

Língua Brasil - Instituto Euclides da Cunha. Perguntaram-me se “não se pode colocar pronome átono depois da vírgula”. O que posso afirmar é que a vírgula, por constituir uma pausa, predispõe à ênclise, mas não a obriga.

Pode usar vírgula antes de para?

Na frase «O João viajou para Lisboa», o constituinte «para Lisboa» tem a função de complemento oblíquo e, uma vez que se trata de um complemento pedido pelo verbo, não poderá ser separado deste último por vírgula. (1) «Viajou, apressada e nervosamente, para Lisboa.»

Quando usar vírgula antes de para?

A dúvida deve ser direcionada para a vírgula utilizada antes do termo "para". Para, neste caso, fica muito bem entre vírgulas; a primeira porque anuncia uma oração infinitiva final, e a segunda por introduzir um complemento de tempo, intercalado, portanto entre vírgulas.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

Quais são as conjunções?

Conjunções aditivas - expressam soma. Conjunções adversativas - expressam oposição. Conjunções alternativas - expressam alternância. Conjunções conclusivas - expressam conclusão.

Quais são os tipos de conjunção?

São divididas em cinco tipos:
  • Conjunções Aditivas.
  • Conjunções Adversativas.
  • Conjunções Conclusivas.
  • Conjunções Explicativas.
  • Conjunções Integrantes.
  • Conjunções Causais.
  • Conjunções Comparativas.
  • Conjunções Concessivas.

Artigo anterior
Quais são as cinco principais competências avaliadas?
Artigo seguinte
Pode encher o tanque com gasolina aditivada?