Por que o césio 137 é considerado um isótopo?

Perguntado por: Lia Erica Neto Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

O césio-137 é um isótopo radioativo do césio, que possui número de massa (A) igual a 137, pois corresponde à soma do número de prótons (55) com os nêutrons (82).

Quais são os isótopos do Césio 137?

Descoberto em 1860, por Kirchhoff e Bunsen, o elemento químico césio tem número atômico 55 e seus isótopos mais relevantes são o 133 e o radiativo 137. Assim, o césio-137 é um radioisótopo do césio que tem em seu núcleo 55 prótons e 82 nêutrons.

O que é césio na química?

O césio é um metal alcalino localizado no sexto período da Tabela Periódica. Suas propriedades são semelhantes ao rubídio e ao potássio, localizados no mesmo grupo, como o fato de ser macio e dúctil, além de ser explosivo em contato com a água.

Quais as semelhanças e diferenças entre os isótopos de césio 133 CS 55 estável e 137 CS 55 radioativo com relação ao número de prótons nêutrons e elétrons?

A diferença está em que o Césio 137 possui 82 nêutrons e o Césio 133 possui 78 nêutrons. Ambos são Isoelectrónicos, então támbem tem 55 elétrons para ficarem com carga nula.

Porque o Césio 137 brilha no escuro?

Porque o núcleo dos átomos de césio radioativo, chamado césio 137, se parte com muita facilidade. Partindo-se, libera partículas subatômicas que escapam do núcleo e vão se chocar com os elétrons localizados na periferia do átomo. Resultado: a energia dos elétrons aumenta.

Césio 137

28 questões relacionadas encontradas

Como é o brilho do Césio 137?

O dono do ferro-velho expôs ao ambiente 19,26g de cloreto de Césio-137 (CsCl), um sal muito parecido com o sal de cozinha (NaCl), mas que emitia um brilho azulado em ambientes sem luz (conhecido, no futuro, como Brilho da Morte).

O que o Césio 137 causa nas pessoas?

Os primeiros sintomas da contaminação – náuseas, vômitos, tonturas, diarreia – apareceram algumas horas após o contato com o material. As pessoas procuravam farmácias e hospitais e eram medicadas como vítimas de alguma doença infecto-contagiosa.

Quais são as semelhanças e diferenças entre os isótopos?

Átomos isótopos possuem o mesmo número de prótons e diferente número de nêutrons. ... Por outro lado, átomos de elementos químicos diferentes podem ter semelhanças entre si. Essas semelhanças e diferenças nas propriedades dos átomos devem-se principalmente à quantidade de partículas atômicas (prótons, nêutrons e elétrons).

Quais as semelhanças e diferença entre os isótopos?

Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb). Isótopos: se definem como átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, possuem números atômicos iguais, mas se diferem no número de massa.

Quais as semelhanças e diferenças entre os isótopos?

Assim, os isótopos são elementos que apresentam mesmo número de prótons, os isóbaros possuem mesmo número de massa, enquanto que os isótonos possuem mesmo número de nêutrons.

O que o césio pode causar?

O césio-137 é bastante perigoso para o ser humano porque emite partículas ionizantes e radiações eletromagnéticas capazes de atravessar vários materiais, incluindo a pele e os tecidos do corpo humano, interagindo com as moléculas do organismo e gerando efeitos devastadores.

Porque o nome césio?

Sua descoberta ocorreu no ano de 1860, pelos cientistas Kirchoff e Bunsen, sendo o primeiro elemento a ser descoberto por espectroscopia, através da análise do espectro de água mineral, seu nome tem origem do latim “caesius”, que significa céu azul, em função tanto do metal quanto de seus compostos emitirem uma ...

Para que o césio é usado?

Césio Básico

O césio também é utilizado no campo da catálise, nomeadamente como aditivo para catalisadores para oxidação e hidrogenação. A elevada massa do césio e a facilidade com que se ioniza fez com que fosse testado para utilização em motores de propulsão iónica para naves espaciais.

Qual o tipo de radiação são emitidas pelo Césio 137?

O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama.

Quantos tipos de césio existem?

O césio tem 32 isótopos conhecidos, quantidade maior do que qualquer outro elemento, exceto o frâncio. As massas atômicas destes isótopo variam de 114u a 145 u.

O que são isótopos radioativos e como eles são utilizados?

Dizemos que um elemento é um isótopo de outro elemento quando seus átomos possuem o mesmo número de prótons, mas diferente número de nêutrons. Muitos isótopos apresentam uma importante característica: são capazes de emitir algum tipo de radiação, sendo, por isso, chamados de isótopos radioativos ou radioisótopos.

Qual a semelhança dos elementos químicos que se encontram no mesmo período?

As semelhanças entre os elementos de uma mesma família ocorrem porque o número de elétrons de valência do átomo no estado fundamental é o mesmo para os membros de determinado grupo. Os átomos do grupo 1 tem seus elétrons distribuídos por mais de um nível de energia, mas todos tem um elétron de valência.

Qual a semelhança entre os átomos?

Semelhança atômica é uma propriedade ou característica obtida a partir de um estudo comparativo realizado entre os átomos de elementos químicos iguais ou diferentes, no qual avaliamos as igualdades e as diferenças apresentadas por eles, principalmente no que tange aos seguintes critérios: Número atômico (Z);

Como os átomos se diferenciam um do outro?

Em um átomo, normalmente, o número de prótons e nêutrons é invariável. Sendo assim, o próton é a única partícula que possui carga e não deixa facilmente o átomo. Portanto é o número de prótons que caracteriza um elemento químico, ou seja, é o número de prótons que indica qual átomo fará parte de um determinado grupo.

Quais as consequências do contato do Césio-137 no corpo e na vida dessas pessoas?

As entrevistas evidenciaram que as pessoas que tiveram alguma forma de contato com o elemento químico césio-137 ainda sofrem problemas de saúde, entre eles: radiodermite, queimaduras em várias partes do corpo, imunidade baixa, perda de cabelo, e a dificuldade para receber atendimento hospitalar.

Quais os sintomas da contaminação por Césio-137?

Consequências do acidente com césio-137

Algumas horas após o contato com a substância, vítimas apareceram com os primeiros sintomas da contaminação (vômitos, náuseas, diarreia e tonturas). Um grande número de pessoas procurou hospitais e farmácias reclamando dos mesmos sintomas.

Quais as consequências ambientais geradas pelo Césio-137?

Na tentativa de minimizar os impactos, 171 mil pessoas foram evacuadas, plantações foram interditadas e o consumo de água potável foi desincentivado. Ainda assim, os problemas continuaram. A maior parte da radiação seguiu rumo ao leste, contaminando todo o Oceano Pacífico.

O que é o brilho azul?

Brilho Azul é a única moeda que os vendedores Banuk aceitam em troca de seus itens locais. Com esse mineral você pode adquirir versões melhoradas de arcos e novos trajes que o vão ajudar a ultrapassar os desafios da nova aventura de Aloy. Você vai ganhando Brilho Azul à medida que completa missões.

Onde estão os rejeitos do césio-137?

Cerca de 6 mil toneladas de lixo radioativo foram recolhidas na capital goiana após o acidente. Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.

Quem foram as vítimas fatais do césio-137?

Entre elas, a de dois funcionários do ferro-velho de Devair; a de sua esposa Maria Gabriela Ferreira; e de Leide das Neves Ferreira, sua sobrinha, que na época tinha 6 anos e foi a primeira vítima, tornando-se símbolo da tragédia.

Artigo anterior
Quantos meses e 22 semanas de gravidez?
Artigo seguinte
O que usar para colar couro?