Como um borderline pode melhorar?

Perguntado por: Mário Brito de Fernandes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (70 avaliações)

Além do tratamento psicoterápico e farmacológico, borderlines podem buscar alívio dos sintomas por meio de hábitos de vida saudável, como boa alimentação e prática de atividades físicas. Hobbies também são importantes, atividades que não são terapias, mas são terapêuticas.

O que fazer para melhorar borderline?

Veja algumas dicas sobre como lidar com uma pessoa com Transtorno Borderline:
  1. Demonstre que você se importa.
  2. Tenha clareza na comunicação.
  3. Não utilize palavras de acusação.
  4. Sempre pense com empatia.
  5. Preste atenção aos gatilhos.
  6. Não contribua nos ataques de fúria.
  7. Reconheça sempre que possível.

Como estabilizar um borderline?

Tratamento da síndrome de borderline

Nesse sentido, os fármacos mais utilizados são os antidepressivos, estabilizadores de humor e antipsicóticos. Enquanto os antidepressivos tratam o característico sentimento de vazio dos pacientes, os estabilizadores visam reduzir as oscilações de humor.

Quem tem borderline pode ter uma vida normal?

Os pacientes com este diagnóstico podem levar uma vida praticamente normal quando o tratamento é bem conduzido e com uma boa psicoterapia associada.

Qual melhor tipo de terapia para borderline?

Tratamento para o transtorno de personalidade borderline

O tratamento mais indicado é a a terapia cognitivo-comportamental, integrada com uma vida social saudável. O apoio de familiares é muito importante e traz mais segurança para o paciente.

Como melhorar meu relacionamento com um Borderline?

42 questões relacionadas encontradas

O que trabalhar com paciente borderline?

Além de realizar a terapia, o paciente muitas vezes precisa fazer um acompanhamento com um psiquiatra que será responsável por indicar o melhor tipo de medicamento para controlar as emoções.

Quem tem borderline pode ser psicólogo?

O Tratamento para Transtorno de Personalidade Borderline deve ser feito por um Psiquiatra e um Psicólogo Especializados. O Psiquiatra prescreverá a medicação adequada para caso, e este será um pilar importante para a estabilização do humor ou dos sintomas.

Qual a expectativa de vida de uma pessoa com borderline?

Psiquiatras de Oxford descobriram que transtornos reduzem expectativa de vida em 10 a 20 anos.

Quem tem borderline pode trabalhar?

Existem muitas pessoas diagnosticadas com Transtorno de Personalidade Borderline que conseguem ter uma vida funcional e ativa, inclusive o trabalho e relacionamento social podem funcionar como ajuda ao portador do transtorno.

Quem tem borderline pode matar?

Mesmo o Transtorno de Personalidade Borderline sendo um problema que faz com que os indivíduos portadores cometam mais suicídios do que homicídios, chegando à 10% do total, o índice dos indivíduos fronteiriços a se matarem, não se pode descartar os homicídios que esses sujeitos cometem motivados por suas paixões.

Como é a crise de um borderline?

Alguns recontam episódios semelhantes a ataques de ansiedade ou pânico; em outros casos, toma a forma de pensamentos obsessivos e intrusivos. Borderline em crise para alguns, eles se parecem com ataques histéricos, outros ficam paralisados. Depois, há desrealização, despersonalização, alucinações visuais ou auditivas.

O que é crise de borderline?

As crises de personalidade borderline se manifestam quando essas pessoas passam por conflitos emocionais difíceis ao longo da vida, como mortes, separações, brigas e abuso sexual, sobretudo na infância. Por isso, o auge das crises é a adolescência e a juventude, com tendência de diminuição a partir da fase adulta.

Como lidar com uma namorada borderline?

O primeiro passo é “Regule as suas próprias emoções”. Quando a crise surge, é fácil responder de forma, também, emocional. A proposta é que pare, tome atenção ao seu corpo e à sua postura. Que mantenha uma expressão neutra e que consiga validar-se a si próprio, percebendo de onde surgem as suas emoções e aceitando-as.

Quem tem borderline ama?

Pessoas com TBP têm uma maior necessidade de receber atenção e garantia de afeto. Devido a essa necessidade, muitas vezes se relacionam com pessoas com mais disponibilidade para dar atenção e/ou que reafirmem seu amor com mais frequência.

Quem tem borderline pode se aposentar?

Organização Mundial de Saúde, e verifiquei que o transtorno esquizofrênico ou esquizoafetivo, o transtorno de personalidade borderline, sem dúvida, são doenças mentais graves e incapacitantes e que geram direito à aposentadoria com proventos integrais.

Quem tem Síndrome de Borderline pode se aposentar?

Não. Quaisquer diagnósticos da CID ou DSM até onde eu saiba, não garantem aposentadoria. Na rede pública onde trabalho, é mais possível auxílio-doença, quando constatado por uma EQUIPE de saúde em que o paciente é acompanhado.

Quais os direitos de um borderline?

Pode ser auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Porque borderline trai?

Sujeitos acometidos pelo borderline podem ter mais dificuldades em assimilar de forma clara questões cotidianas e até mesmo mais delicadas como uma traição. É importante ressaltar que como o próprio nome diz, elas vivem em uma espécie de limite para o descontrole.

Como tratar borderline na TCC?

Tratamento para transtornos de personalidade
  1. Comportamental dialética: indicada para casos graves de transtorno de personalidade borderline.
  2. Aceitação e compromisso: principal indicação clínica para transtornos depressivos e de ansiedade, bem como para casos sem uma hipótese diagnóstica específica.

Qual a diferença entre borderline e depressão?

A depressão é um transtorno de humor, enquanto o transtorno de personalidade borderline está ligado apenas à personalidade. Essa presença de duas ou mais doenças é chamada comorbidade.

Qual a diferença entre transtorno bipolar é borderline?

Por mais que o paciente borderline também tenha oscilações de humor, elas são mais instáveis e efêmeras, diferentemente do que ocorre na bipolaridade, em que há dois polos bem marcados que duram um período maior. O primeiro desafio que um portador enfrenta é conseguir um diagnóstico.

Como funciona borderline?

A síndrome de borderline é um problema de saúde psicológico e psiquiátrico, em que o acometido apresenta uma personalidade com um padrão de instabilidade constante do humor e do comportamento, com mudanças de atitude súbitas e de forma impulsiva.

Como funciona a terapia do esquema?

A Terapia do Esquema (TE) é uma abordagem integrativa, sistemática e estruturada. Seu início foi como uma extensão da Terapia Cognitiva para o tratamento de transtornos de personalidade, mas desde então desenvolveu uma identidade própria. A TE utiliza vários conceitos e métodos derivados de outras escolas.

Como é namorar uma pessoa com borderline?

A ambiguidade em se namorar uma pessoa com borderline

Ele pode ser vingativos e puni-lo com palavras, silêncio ou outras manipulações, que podem ser muito destrutivas para sua autoestima. Ao contrário do transtorno bipolar, seu humor muda rapidamente, sem que seja um desvio de seu estado normal.

Artigo anterior
Quais os tipos de restaurantes existem?
Artigo seguinte
Qual lado não se deve dormir?