Como tratar um seroma?

Perguntado por: Enzo Nascimento de Faria  |  Última atualização: 21. Oktober 2024
Pontuação: 4.7/5 (12 avaliações)

O seroma pode ser reabsorvido naturalmente pelo corpo quando é pequeno, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias. Porém, existem casos em que é necessária a realização de uma punção com seringa para retirar o acúmulo de líquido e permitir a cicatrização.

O que fazer para secar o seroma?

Nesses casos, o profissional pode fazer a drenagem do seroma utilizando uma agulha e uma seringa, em um procedimento conhecido como aspiração ou punção. Um dreno também pode ser utilizado. Além disso, antibióticos (em caso de infecção), analgésicos e anti-inflamatórios (para gerenciar a dor) podem ser prescritos.

O que acontece se não tirar o seroma?

Caso não seja tratado e o acúmulo de líquido não seja removido, ele pode endurecer e formar um seroma encapsulado.

Qual a melhor compressa para seroma?

ideal fazer compressas de água morna... e lavar bem com água e sabonete, manter seco e arejado.

Quando o seroma é preocupante?

Quando existem sinais de infecção ― pus, cheiro desagradável, coloração anormal, dor e febre ― o tratamento exigirá o uso de antibióticos.

COMO TRATAR UM SEROMA?

18 questões relacionadas encontradas

Como eliminar seroma naturalmente?

O seroma pode ser reabsorvido naturalmente pelo corpo quando é pequeno, resolvendo-se após cerca de 10 a 21 dias. Porém, existem casos em que é necessária a realização de uma punção com seringa para retirar o acúmulo de líquido e permitir a cicatrização.

Quantos dias o seroma fica saindo?

O seroma pode durar de 01-02 semanas.

O que piora o seroma?

Um dos motivos que causam o inchaço é o acúmulo de substâncias como sangue, soro fisiológico e secreções que acumulam ao redor da área tratada. Uma vez realizada sessões de drenagem linfática (todas que o seu cirurgião recomendar) terá diminuído consideravelmente os riscos de Seromas e Fibroses.

Como desinchar seroma?

O Seroma, geralmente, é tratado através de punção e anti-inflamatórios. A punção consiste na aspiração do Seroma com uma seringa e agulha calibrosa para a retirada de todo o líquido.

Pode colocar gelo em seroma?

O repouso e realização de compressas (gelo e calor) nos primeiros dias ajuda a diminuir esta intercorrência. O seroma pode acontecer em diferentes tipos de cirurgia, não apenas nas indicadas para o tratamento das hérnias abdominais.

Que médico cuida de seroma?

Que profissional e responsável para retirar seroma? Enfermeiro pode? o Cirurgião que lhe operou é o responsável pelo acompanhamento no pós-operatório, e assim sendo, pela retirada do seroma.

Qual é a cor do seroma?

Após as cirurgias plásticas na mama como a mamoplastia de aumento e a mastopexia pode ocorrer a formação de um líquido chamado amarelo claro ou avermelhado que chamamos de seroma. Em pequenas quantidades o seroma é esperado dentro do pós-operatório e não precisa de ser abordado. Por que o seroma ocorre?

Pode fazer drenagem linfática com seroma?

Devemos entender que ele tem características clínicas diferentes do inchaço. Por isso, não pode ser tratado com drenagem linfática.

Como limpar seroma em casa?

Na vigência do seroma recomendamos compressa morna no local para drenagem. A drenagem espontânea é benéfica ( precisa ter certeza que realmente se trata de um seroma).

Quanto tempo pode sair secreção de uma cirurgia?

É caracterizada pela presença de secreção. Esta fase pode durar de 1 a 4 dias, a depender da extensão da área a ser cicatrizada e da natureza da lesão. Neste período, a ferida pode apresentar edema (inchaço), dor e vermelhidão.

O que é um seroma tardio?

Seromas são complicações tardias pouco comuns, que podem se manifestar sem causa definida e cujo tratamento implica a retirada ou a troca das próteses.

O que provoca o seroma?

Grandes descolamentos do retalho dermogorduroso, ou seja, de pele e de gordura, e manipulação dos canais linfáticos, são mecanismos ligados ao desenvolvimento de um seroma”. Mas, vale lembrar que qualquer cirurgia com essas características pode causar um seroma, não é algo exclusivo da cirurgia plástica.

Qual chá é bom para cicatrizar?

Confira 4 chás que auxiliam a cicatrização e que são super fáceis de encontrar em casas de ervas naturais ou supermercados:
  • Camomila. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

É normal ficar duro no local da cirurgia?

Dessa forma, é normal e esperado que haja algum grau de vermelhidão, dor, desconforto e inchaço local. Em um período inicial forma-se um tecido cicatricial mais rígido, fibroso, com consistência mais endurecida. Com o tempo de maturação da cicatriz, esse endurecimento vai se desfazendo.

O que fazer para o corpo parar de produzir seroma?

Usar drenos de aspiração contínua se houver algum tipo de secreção; Utilização de curativos compressivos e cintas modeladoras. O curativo é um dos itens de extrema importância, pois é feito para promover a aderência e cicatrização tecidual, prevenindo espaços para o acúmulo do Seroma.

Pode fazer compressa quente em seroma?

O seroma é resultado de uma reaçao inflamatória normal do corpo ao procedimento cirúrgico. O acúmulo de liquido embaixo da pele pode levar a uma cicatriz esteticamente pior em fases tardias. Mantenha o tratamento proposto com compressas mornas e retorno com seu cirurgião para controle de saude.

Como saber se a cirurgia está inflamada por dentro?

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Pode fazer compressa no local da cirurgia?

Algumas cirurgias e tratamentos ortopédicos, pedem também que o paciente realize compressas de água fria (bolsa de gelo) ou morna. As recomendações para que ela seja utilizada são variadas, pois auxiliam na analgesia e diminuição do edema.

O que é seroma tem cheiro?

Seroma não costuma ter cheiro. Se está ocorrendo odor fétido, pode ter se tornado um abscesso (bactéria).

O que fazer quando sai secreção da cirurgia?

Essas secreções nada mais são do que líquidos produzidos pelo corpo como resultado do trauma gerado no tecido e do próprio processo de cicatrização. Saiba: para que aquele machucado fique curado mais rapidamente, é importante que exista pelo menos um pouco de secreção.

Artigo anterior
O que é um sujeito oculto exemplos?
Artigo seguinte
Qual é o artigo 22?